8 estilos de família e os jogos ideais para cada uma!

8 estilos de família e os jogos ideais para cada uma!

Foto por Kampus Production em Pexels.com

Já parou para pensar na sua família? Claro que não estou falando que você não pensa neles, mas você já parou para pensar que tipo de família vocês são?

Quando todo mundo se reúne, qual a característica mais fácil de perceber? É todo mundo mais sério e formal, ou a zoeira rola solta o tempo todo? Se vocês estão juntos sempre tem comida?

Quando estão juntos é um drama só ou estão juntos para assistir algum evento esportivo? Quando resolvem fazer uma reunião precisa de um baita espaço para acomodar todo mundo? Ou sua família é conhecida por ser econômica e pechinchar cada centavo não importa a negociação?

No fim das contas cada família tem seu jeito, estilo, manias e particularidades, e está tudo bem, é isso que torna sua família especial para você (as vezes não tão especial assim kkk).

E na hora de jogar cada família com certeza prefere um estilo de jogo diferente, e justamente por isso eu vou listar alguns tipos de famílias e jogos que imagino que fariam um grande sucesso com eles.

Não precisa levar essa lista tão à sério assim tá? Afinal é minha opinião e pode não ser o seu caso ou o caso da sua família, mas mesmo assim vale dar uma conferida para ver se eu acertei nas escolhas!

Família séria

Nessa família a principal marca de todos é a seriedade.

Nada de muitas risadas, escândalos então nem pensar.

Em um ambiente assim mais formal e refinado na hora de jogar é preciso bastante elegância e austeridade, se sua família é assim sugiro você jogar jogos como:

Sagrada

Jogo de tabuleiro Sagrada

Além de bonito Sagrada se destaca pela elegância das regras (que são poucas) e também por oferecer um jogo tranquilo mas com um bom desafio para cada jogador, onde cada um tenta preencher seu vitral selecionando dados à cada rodada (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Genial

Componentes do jogo de tabuleiro Genial
GENIAL

Em GENIAL da DEVIR os jogadores posicionam peças no tabuleiro buscando assim conectar o máximo de peças do mesmo tipo para pontuar.

Um jogo muito tranquilo, fácil de aprender e jogar mas que traz idéias interessantes pois sua pontuação ao final do jogo será sua cor que menos avançou durante toda partida (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Oh My Goods!

Jogo de cartas Oh My Goods

Um jogo de cartas muito legal da PaperGames onde cada jogador assume o papel de um trabalhador produzindo recursos como ferro, tijolo e pães entre outras coisas.

Construa os melhores prédios e monte uma cadeia de produção eficiente para ser o vencedor em Oh My Goods!

Um jogo de cartas para você arriscar um pouco a sua sorte e ser recompensado por isso (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Família zoeira

Se sua família é assim ninguém fica em paz durante um minuto! É piadinha para cá, gracinha pra lá o tempo todo, não existe sossego.

Com uma família assim os jogos precisam acompanhar a zoeira, e vou te indicar então para jogar com eles jogos como:

Quix!

Jogo de tabuleiro Quix!

Lembra do STOP? Quix! da TGM Editora é uma versão 2.0 do STOP muito mais divertida e dinâmica, pois cada jogador tem um tempo limitado para responder e todos estão sempre participando pois algumas situações exigem que vários jogadores respondam a categoria que está na mesa com a letra indicada (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Zoeira e diversão garantidas!

Histórias de Pescador

Jogo de tabuleiro Histórias de Pescador

Em Histórias de Pescador da TGM Editora aquele seu tio que gosta de contar uma lorota vai poder dizer quantos peixes ele pescou…

Cada jogador coloca no centro da mesa uma quantidade de cartas dizendo que pescou uma certa quantidade, mas sem revelar as cartas, e alguém pode duvidar e ver se é verdade e ai a confusão começa!

Muito engraçado, especialmente quando tá na cara que é uma baita História de Pescador (assista meu vídeo sobre ele aqui).

Drakkar TUM TUM

Jogo de cartas Drakkar Tum Tum

Em DRAKKAR TUM TUM da TGM Editora a família precisa se unir e cantar juntos, mantendo o ritmo, para levar o Drakkar até ilhas desconhecidas.

Quando o último TUM é cantado por todos o jogador da vez precisa colocar uma carta em um dos espaços do barco e comprar uma carta enquanto a cantoria prossegue.

Atenção, rapidez de raciocínio pois os perigos e desafios serão muitos, prepare-se para rir muito de quem não consegue manter o ritmo ou vive jogando fora da sua vez (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Família dramática

Quando estão juntos uma caixinha de lenço não é suficiente para toda a choradeira.

É um drama só, uma história mais sofrida que a outra, e claro que não estou falando dos problemas reais da vida, mas sim da ladainha de quem deseja ser mais coitado que o outro.

Para uma família assim onde as “dificuldades” imperam vou te indicar jogos para trabalhar em equipe e incentivar o trabalho em conjunto em jogos como

A Ilha Proibida

Jogo de tabuleiro Ilha Proibida

Apoiem um ao outro num desafio muito legal, afinal na Ilha Proibida da DEVIR você e seu grupo precisam trabalhar em equipe para resgatar quatro tesouros antes que a ilha afunde e leve todos e tudo para o fundo do mar.

Um jogo muito fácil de jogar e com uma boa dose de estratégia para toda família, onde pensar em equipe, respeitar opiniões e tentar caminhos diferentes é fundamental para sucesso do grupo (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

The Mind

Jogo de cartas The Mind

Em The Mind da Mundo Galápagos os jogadores possuem um desafio que precisa ser vencido em conjunto, que é colocar as cartas que estão nas suas mãos em ordem crescente, porém o grande desafio é que isso precisa ser feito em silêncio absoluto.

Não existe nenhuma forma de comunicação entre os jogadores, o que torna The Mind um jogo diferente e com um desafio muito interessante.

Pandemic Resposta Rápida

É hora de serem muito rápidos, pois Pandemic Resposta Rápida exige muito dos jogadores.

À bordo de um avião que precisa suprir a demanda em diversas cidades ao redor do mundo os jogadores possuem apenas 2 minutos por rodada para rolarem dados e tomarem decisões do que produzir, mover o avião e cuidar dos resíduos gerados.

Um jogo frenético onde o trabalho em equipe é o mais importante acima de tudo!

Bandido

Jogo de tabuleiro Bandido

Bandido da PaperGames é uma caixinha com um grande desafio, pois vocês precisam impedir a fuga do Bandido fechando todas as saídas possíveis.

Um super desafio muito legal que vai exigir coordenação, cooperação e claro um pouco de sorte (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Família competitiva

Nessa família tudo o que importa é ser melhor do que o outro, afinal não dá nunca para ficar por baixo!

Não é que falta amor ou união não, é que realmente no sangue que corre pelas veias dessa família o desejo pelo ponto mais alto do pódio é sempre maior.

Para uma família assim, jogos que farão um grande sucesso são jogos como:

AZUL

Jogo de tabuleiro AZUL

Em AZUL você precisa recolher peças de azulejos do centro da mesa para construir sua parede, seguindo o padrão apresentado ali.

Entretanto para cada linha, coluna ou conjunto de 5 peças da mesma cor que obtiver vai receber mais pontos ao final da partida.

Além disso os azulejos recolhidos devem ser colocados na mesma linha, e se você não tiver espaço vai ter que colocar na linha inferior e receber pontos negativos, o que pode leva-lo a planejar algumas jogadas contra seus adversários (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Treasure Hunter

Jogo de tabuleiro Treasure Hunter

Prepare-se para disputas emocionantes em um jogo cheio de reviravoltas.

Treasure Hunter da DEVIR coloca você e sua família no lugar de corajosos aventureiros que buscam os mais valiosos tesouros e para isso vão escolher cartas a cada rodada para essa disputa.

As cartas vão passando entre todos os jogadores e você escolhe apenas uma carta de cada vez, o que torna cada decisão importante e também sua percepção sobre as possibilidades e como usar bem suas cartas.

Architectura

Jogo de tabuleiro Architectura

A construção da melhor cidade está em suas mãos em Architectura da PaperGames, mesmo que você precise impiedosamente destruir as construções dos seus oponentes.

Esteja porém atento, pois todos possuem as mesmas cartas e no momento mais inesperados suas construções podem simplesmente desaparecer (leia minha resenha sobre ele aqui).

Família conversadeira

Para uma família assim o que mais importa é falar. Não importa necessariamente o assunto, mas o silêncio não deve existir nunca, por nenhum minuto sequer.

O que jogar então com essa turma que tem na conversa seu principal passatempo? Eu se fosse você consideraria jogos como:

Codinomes

Codenames

Duas equipes divididas, dois mestres que vão dar uma dica para sua equipe adivinhar o máximo de palavras possíveis com aquela dica, que consiste em uma ÚNICA palavra.

Sua equipe pode discutir à vontade e conjecturar as diversas possibilidades de palavras, mas será que essas palavras que vocês indicarão são da sua equipe ou vocês ajudarão a equipe adversária?

Codinomes da DEVIR é simples e divertido, ideal para quem curte uma boa discussão.

Trapwords

Jogo de tabuleiro Trapwords

Trapwords da DEVIR é mais um jogo onde uma boa discussão sempre acontece, afinal temos dois times tentando avançar o máximo pelos corredores da masmorra rumo ao monstro final.

Cada equipe precisa adivinhar sua palavra, com as dicas fornecidas pelo seu mestre, mas cuidado pois a outra equipe sabe sua palavra e escolheu algumas palavras que seu mestre não pode usar, e ele não sabe quais palavras não pode usar.

Diversão garantida (leia minha resenha sobre ele aqui).

EXIT

EXIT da DEVIR é uma série de jogos que só podem ser jogados uma vez, mas não se engane pois cada caixinha dessa traz muitos enigmas e quebra-cabeças para serem resolvidos.

Cada caixa propõe uma história e uma série de desafios que precisam ser vencidos para avançar, então prepare o lápis, papel, régua e tesoura e bora conversar e decifrar um enigma mais desafiador que o outro em EXIT.

Taco Gato Cabra Queijo Pizza

Jogo de tabuleiro Taco Gato Cabra Queijo Pizza

O pessoal não fica quieto nem um minuto? TACO GATO da PaperGames pode ser a solução.

Seu objetivo é se livrar das suas cartas, colocando uma carta na mesa e falando na sequência TACO, o próximo vira sua carta no centro e continua GATO, porém se a carta revelada for a palavra todos devem bater na carta e o último recebe todas as cartas na mesa.

Dá pra imaginar a bagunça né? (leia minha resenha sobre ele aqui).

Família negociante

Sua família é do estilo que vive se gabando de fazer ótimos negócios, pechinchar cada centavo e tentar levar vantagem quase sempre em tudo (até dos parentes) ?

Então são esses jogos aqui que farão sucesso por ai:

CATAN

O ladrão no jogo de tabuleiro CATAN

Clássico dos jogos de tabuleiro, em CATAN da DEVIR um dos aspectos fortes do jogo é a negociação, afinal na sua vez você pode negociar livremente os recursos que possui com seus adversários, para coletar o que precisa e construir estradas, vilas e cidades.

O jogo ainda conta com diversas expansões que foram lançadas que adicionam elementos muito interessantes ao jogo, como a expansão Navegantes, Cidades e Cavaleiros e a Mercadores e Bárbaros sendo essa última a minha preferida.

Você será capaz de fazer boas trocas e conquistar mais pontos em CATAN ((leia minha resenha sobre ele aqui).

Bohnanza

Jogo de cartas Bohnanza

Plante feijões, troque, venda e receba dinheiro por tudo isso em Bohnanza da PaperGames, um clássico jogos de cartas onde negociar e saber o momento de vender e aproveitar a situação é tudo.

Faça sua proposta, ofereça os feijões que tiver na mão, tudo em busca do melhor negócio (leia minha resenha sobre ele aqui).

Don Capollo

Jogo de cartas Don Capollo

Seja o chefe de uma família da máfia italiana que precisa cuidar bem dos negócios para prosperar em Don Capollo da DEVIR.

Faça negócios, peça ajuda e prepare-se para usar toda a sua lábia de negociador para colocar seus negócios em primeiro lugar em um jogo cheio de negociação onde a interação entre os jogadores é seu ponto forte.

Tinco

Conjunto de 5 cartas iguais do jogo Tinco

Em TINCO da DEVIR é tudo rápido, pois você precisa coletar 5 cartas iguais, e para isso todos oferecem cartas (somente a quantidade) e trocam ao mesmo tempo, por isso a bagunça e a falação são geral.

De troca em troca assim que alguém tiver 5 vai pegar um pedaço do amuleto no centro da mesa e os demais podem pegar também à partir desse momento, e a correria é frenética.

TINCO é para quem adora uma boa bagunça (leia minha resenha sobre ele aqui).

Família grande

Se espaço é problema para sua família se reunir, então você precisa de jogos que acomodam bastante jogadores e ainda assim são jogos tranquilos para jogar, como:

Pega em 6

Jogo de tabuleiro Pega em 6

Para até 10 jogadores, em Pega em 6 da PaperGames seu objetivo é pegar o mínimo de cartas, afinal as cartas são pontos e vence quem fizer menos pontos.

Existem 4 fileiras na mesa, cada jogador recebe 10 cartas e todos escolhem e revelam uma, e as cartas são posicionadas em ordem crescente em cada fileira, se uma fileira receber uma sexta carta ela estoura e quem colocou a sexta carta ali recolhe a fileira.

Muito divertido para jogar com bastante gente (leia minha resenha sobre ele aqui).

Avenue

Cartas de estrada do jogo Avenue
Avenue

Avenue da PaperGames é um jogo de desenhar estradas, conectando as uvas nas fazendas para receber pontos.

Como o jogo é baseado em um deck de cartas e uma folha para desenhar muita gente consegue jogar, sendo um jogo muito gostoso de jogar com um desafio bem legal para toda família.

Bem bacana para conhecer e jogar (leia minha resenha sobre ele aqui).

Família CDF

Nessa família todo mundo gosta de atividades que envolvem pensar e raciocinar bastante. Não é nem questão de inteligência e sim pelo prazer e pelo desafio de resolver um problema ou encontrar a solução para determinada situação.

Se sua família é assim talvez os seguintes jogos sejam uma boa alternativa:

Fresco

Jogo de tabuleiro FRESCO

Venha pintar os melhores afrescos, visitar o mercado de tintas, pintar retratos de família para conseguir uma renda extra e relaxar no final do dia no teatro, tudo isso no divertido Fresco da DEVIR.

Um jogo que exige planejamento e atenção mas em complicar muito a vida, ideal para jogar em família se divertindo com o pessoal que gosta de pensar um pouco mais.

Super recomendo!

Xingu

Bônus das cartas jogo de tabuleiro Xingu

Um dos melhores jogos da MS Jogos em XINGU você lidera uma tribo indígena na missão de expandir seu território, conseguir recursos e lidar com as constantes ameaças, como doenças e escravidão.

Um baita jogo na minha opinião para você planejar, organizar e lidar com as dificuldades que vão surgindo à medida que o jogo avança, além do tema ligado com a nossa cultura faz XINGU uma ótima pedida (leia minha resenha sobre ele aqui).

Reykholt

Jogo de tabuleiro Reykholt

Nada como produzir vegetais e legumes usando energia geotérmica na Islândia!

Afinal em Reykholt você como fazendeiro tem a missão de produzir os melhores vegetais, tudo isso para ao final de cada rodada atender os exigentes turistas que passam na sua fazenda para conhecer as maravilhas que você produz.

Reykholt traz um tema agradável, uma bela produção e um jogo que apresenta desafios bacanas, exigindo planejamento e bom uso das suas ações para conseguir estufas, plantar, colher e ter os vegetais de acordo com as demandas, super recomendado!

Sua família está nessa lista? Se não me conta como vocês são, adoraria saber!

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s