UNO minimalista

UNO, um dos jogos mais populares de todos os tempos que você já jogou

Jogo de cartas UNO da Mattel

Sabe qual jogo impactou toda a indústria dos jogos de cartas de uma maneira profunda e surpreendente que foi lançado em 1971?

Então, chegamos em 1971 no quadro “O Jogo do Ano”, e nesse ano foi criado e lançado o super famoso UNO, que você se nunca jogou (duvido) pelo menos já ouviu falar.

Criado pelo Merle Robbins um barbeiro americano que fez o jogo com sua família, onde inicialmente 5000 cópias foram feitas que eram vendidas em sua barbearia e também no comércio local.

Ele posteriormente vendeu os direitos do jogo para um grupo de amigos que criaram a International Games, Inc. para vender o UNO e a International passou a fazer parte da Mattel em 1992 que produz o jogo até hoje.

UNO – Versão original

A regra original apontava como vencedor a primeira pessoa a conseguir 500 pontos, sendo que a rodada terminava assim que um jogador ficasse sem cartas e sua pontuação seria baseada nas cartas dos demais jogadores.

UNO – Foto do National Museum of Play

A partir da década de 80 o jogo cresceu muito em popularidade e foi incorporado pela Mattel ganhando assim inúmeras versões e variantes.

Com vendas ultrapassando mais de 150 milhões de cópias vendidas em 80 países a popularidade do UNO pode ser explicada com base em alguns aspectos muito interessantes.

Seu crescimento e popularidade aconteceram especialmente por conta da sua facilidade de jogar, por ser um jogo muito familiar e acessível, além de possuir hoje em dia centenas de temas e variações.

É fato que o UNO é extremamente popular justamente por ser super acessível. É um jogo que muita, mas muita gente já jogou e conhece pelo fato de ser muito simples.

Em uma época onde jogos de cartas eram mais limitados aos possíveis de serem jogados com um baralho tradicional UNO trouxe idéias simples mas bem implementadas e acessíveis para todos os públicos.

Além disso você conhece outro jogo que gerou (e ainda gera) mais memes do que o UNO?

Você já viu esse meme?

Um jogo com tanto conteúdo sendo divulgado nas redes sociais inclusive por celebridades certamente mostra que atingiu um nível diferente.

Outro ponto que mostra a sua popularidade é a quantidade de versões tanto digitais quanto variações.

São tantas versões que podem ser versões apenas de cartas com temas especiais ou versões que adicionam outros elementos ao jogo trazendo muita diversidade.

UNO minimalista
Uma versão minimalista e linda do UNO

Já imaginou uma versão UNO em braile? Ou uma versão com cartas gigantes e muitas versões temáticas de diversos universos como Zelda, Harry Potter, Minecraft?

Jogo de cartas UNO em Braille
Jogo de cartas UNO em Braille

São muitas possibilidades que esse jogo trouxe para o mercado, chegando realmente ao ponto de existir uma versão do UNO que certamente vai encaixar no seu gosto.

Que tal o clássico jogo de encaixar peças, o Blokus, misturado com o UNO? Ou uma versão do JENGA que além de retirar peças você ainda tem toda a dinâmica do UNO presente nas partidas?

UNO e Blokus, uma combinação interessante

E uma partida de UNO Attack que distribui cartas para os jogadores que precisam comprar cartas? Ou mesmo uma versão do UNO com cartas gigantes?

Uma máquina de distribuir cartas…

Uma das versões mais divertidas do UNO na minha opinião e que tenho aqui é a versão H2O que comprei durante uma viagem a um tempo atrás justamente por chamar minha atenção, afinal já pensou que legal uma versão do UNO para jogar na beira ou mesmo dentro da piscina?

Vai uma partida de UNO na beira da piscina?

Se você tem crianças em casa é também um ótimo jogo (e barato) para você dar para eles jogarem na escola com os amigos pela facilidade de jogar e também por estimular a identificação das cores e números.

Foi um dos primeiros jogos que joguei aqui com os meninos quando eram bem pequenos, identificando números, cores e brincando bastante.

E com certeza muitos lares ao redor do mundo possuem uma cópia desse jogo simples, divertido e que reúne famílias e amigos ao redor da mesa!

Esse é o UNO, lançado em 1971 por um barbeiro e que se tornou um dos jogos de cartas mais populares de todos os tempos, sendo muito fácil encontrar uma pessoa ao redor do mundo para jogar uma partida de UNO com você!

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s