Jogo de cartas Don Capollo

Don Capollo, administre os negócios da família e torne-se o mais poderoso

Jogo de cartas Don Capollo

“Eu vou fazer uma proposta que ele não poderá recusar” – Se você conhece essa frase é porque já deve ter assistido algumas vezes e talvez seja fã do filme “O Poderoso Chefão”.

Acontece que no jogo DON CAPOLLO lançado pela DEVIR você controla uma família da máfia, então prepare seu seu terno, chapéu e suspensório e venha abrir negócios, fazer propostas, trocas, cobrar e dever favores e tentar buscar a bênção do Don Capollo para ser seu sucessor.

Como se joga Don Capollo?

Seu objetivo é ser o jogador com mais dinheiro e poder ao final da partida!

Cada um recebe seu tabuleiro de administração, sua carta de favor, cinco cartas de negócios para compor sua mão além de $5 (sua grana) e a partida está pronta para começar.

Na sua vez existem 3 ações principais e você pode escolher UMA delas para realizar no seu turno:

  • Ir pela sombra = Compre 1 carta de negócio e receba também $1
  • Correr riscos = Abra na mesa 2 cartas de negócios
  • Apostar alto = Pague $1 para abrir 3 cartas de negócio na mesa

Sempre que cartas de negócio forem abertas na mesa elas precisam de um destino e para isso você poderá usar as ações livres (opcionais) para lidar com elas.

Jogo de cartas Don Capollo

Esse ponto é super importante, pois as cartas de negócio NUNCA ficam no centro da mesa, elas devem ser resolvidas antes do turno do próximo jogador começar.

Agora vamos dar uma olhada nas ações livres, que você pode fazer inúmeras vezes no seu turno:

  • Administrar (no seu turno)

Baixe cartas que você tem na mão, recebeu de outros jogadores ou estão na mesa.

Você tem dois espaços (um de cada lado) no seu tabuleiro de administração para colocar carta e cada espaço pode ter APENAS UM tipo de carta, indicando que você pode administrar apenas 2 negócios de cada vez.

  • Negociar

Essa é uma das partes mais importantes do jogo e é aqui que você vai fazer e receber propostas pelas cartas de negócio que estão na mesa.

Você informa o que deseja negociar e os outros jogadores pode oferecer dinheiro, cartas que possuem na mão ou mesmo cartas de negócios que estão no tabuleiro deles.

Os jogadores podem inclusive prometer benefícios futuros ou compromissos. Você pode também negociar em segredo, só não esqueça que TODAS as cartas negociadas devem ir para o tabuleiro de administração e NUNCA vão para a mão dos jogadores.

Jogo de cartas Don Capollo

Você também pode negociar com outros jogadores só não pode realizar as AÇÕES PRINCIPAIS fora do seu turno.

  • Investir (máximo 2x no seu turno)

Pague $3 para comprar a primeira carta do monte de cartas de negócio

  • Prestar contas (qualquer momento)

É nessa hora que você transforma seus negócios em grana e poder. Troque suas cartas de negócio de acordo com a tabela no seu tabuleiro de administração (ex: 3 cartas de armas rendem $1 e 2 cartas de poder).

  • Cobrar um favor

Caso você tenha carta de favor de outro jogador pode obter algumas vantagens dele, como pegar uma carta que ele possua em mãos.

  • Pedir ajuda

Troque pontos de poder por dinheiro, no câmbio de 1 por 1

Assim que as cartas de negócio acabarem elas são reembaralhadas e formam a pilha novamente e a partida termina assim que a pilha acabar pela segunda vez.

Jogo de cartas Don Capollo

Após isso os jogadores tem uma última oportunidade de converterem seus negócios em grana e poder, sendo que cada $5 valem 1 ponto de poder vencendo o jogador com mais poder.

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores, apenas é necessário que o jogador segure suas cartas durante a partida.

Isso pode ser resolvido com um CARD HOLDER para quem eventualmente tiver alguma restrição nesse sentido, fora isso o jogo é bem acessível.

Dá para jogar com crianças?

Não recomendo jogar com crianças (ou mesmo adolescentes) pois o tema abordado no jogo tem todo o envolvimento com a máfia e seus negócios.

Temos cartas de prostituição, corrupção, cassino, bebidas que embora não possuam nenhuma ilustração mais pesada já não são temas interessantes para abordar com a criançada.

Além de envolver toda a negociação e suas nuances o que faz DON CAPOLLO realmente ser um jogo para adultos.

O que achei do DON CAPOLLO?

DON CAPOLLO é um jogo muito bacana para quem curte falar, negociar e tentar assim provar todas as suas habilidades de negociador.

Um jogo muito fácil, com regras simples e intuitivas e sem muitas restrições, onde você pode fazer quase tudo em termos de trocas e negociações.

A produção dessa segunda edição foi mega caprichada pela DEVIR com direito a moeda de metal para o jogador da vez, notas de dinheiro e tabuleiro com todas as informações para os jogadores.

Jogo de cartas Don Capollo

Além disso o jogo vem com duas expansões para dar ainda mais variedade para o jogo, onde a Falsificação traz dinheiro falso que pode ser usado durante as negociações mas que não valem nada ao final da partida.

Jogo de cartas Don Capollo
Vai um dinheirinho falso ai?

E a expansão CRISES traz mais desafio fazendo com quem os jogadores gastem mais se estiverem administrando negócios que estão em crise naquela rodada.

O que gostei:

  • Perfeito para quem curte jogos com muita interação e liberdade de ações, pois você pode fazer praticamente de tudo durante a partida.
  • A produção caprichada e detalhada deixa o jogo mais bacana pois você tem notas de dinheiro e o tabuleiro que lhe apresenta todas as ações e ainda organiza sua mesa.
  • Fácil de aprender e jogar pois embora pareça ter muitas ações elas acabam tornando-se bem tranquilas e intuitivas.

Pontos de atenção:

  • Quanto mais pessoas o jogo fica melhor por conta de toda dinâmica de negociação, então se você dificilmente joga com pelo menos 3 ou 4 pessoas pode não aproveitar todo o potencial do jogo.
  • O tema pode não ser bacana para todos os grupos e embora não exista nada muito direto ou explícito é bom dar uma olhada para não ter surpresas.

DON CAPOLLO da DEVIR foi uma grata surpresa que voltou ao mercado depois de muitos anos.

Jogo de cartas Don Capollo

Uma produção mega caprichada que traz todo o charme para a mesa, DON é aquele jogo onde negociar é realmente a ALMA do jogo, e saber o momento certo de administrar seus negócios e converte-los em pontos e grana é fundamental.

Então prepare o pão a soda italiana e os cannolis que os negócios vão começar!

Um Instagram sempre com novidades e conteúdo sobre jogos, vai lá me conhecer!

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s