
É hora de navegar e conduzir seu Drakkar por águas turbulentas mas sem perder o ritmo…
DRAKKAR TUM TUM é um jogo da TGM Editora para 2 a 4 destemidos aventureiros que precisam de muito ritmo e atenção para superarem os desafios e desbravarem novas ilhas!
Como se joga DRAKKAR TUM TUM?
O objetivo dos jogadores é levar seu Drakkar até as 3 ilhas que são selecionadas para a partida.
O DRAKKAR é colocado no meio da mesa, bem acessível para todos. Os vigias são embaralhados na pilha de compras de acordo com as instruções do manual.
Cada jogador recebe suas cartas e a partida está pronta para começar!


DRAKKAR TUM TUM é um jogo cooperativo, ou seja, todos jogam em equipe para vencer, e o objetivo de vocês é descobrir 3 ilhas. Para isso acontecer é necessário jogar na mesa a carta do vigia quando o drakkar tiver suas 3 sessões com tripulantes da mesma cor (amarelo ou vermelho).
O jogo funciona da seguinte maneira: Os jogadores precisam cantar todos ao mesmo tempo “DRAKKAR TUM TUM TUM” sendo que cada TUM corresponde a uma sessão existente no barco.
Quando o último TUM é cantado o jogador da vez joga uma das suas cartas em uma das sessões do barco e compra uma nova.
A cantoria continua (na verdade ela nunca pode parar) e no último TUM o próximo jogador joga uma carta no barco e assim prosseguem até um vigia ser jogado na mesa ou os jogadores perderem a partida.
As cartas que podem ser jogadas são:
- Remadores – Não modificam em nada o jogo, só permitindo que uma das sessões do barco fique na cor dos remadores que foi jogada
- Perigos – Existem cartas de perigo (Kraken, goblins e o terrível dragão) que quando jogadas diminuem o tamanho do drakkar e também a quantidade de TUMs que são cantados
No exemplo abaixo, se a carta do Kraken (uma espécie de lula gigante que atacava os barcos na mitologia nórdica) for jogada ela cobre uma sessão do barco e por isso os jogadores agora deverão cantar um TUM à menos, ou seja o jogo fica ainda mais rápido.

- Guerreiros e Valquírias – As cartas de guerreiros e Valquírias são as cartas que possibilitam resolver (ou seja cobrir) os perigos que assolam o barco, aumentando o tamanho do barco.

A partida então prossegue dessa maneira, com todos cantando de acordo com o tamanho do barco, sem perder o ritmo e sem jogar cartas na hora errada. Se alguém jogar fora de hora a carta permanece mas a pessoa não compra uma nova, diminuindo assim sua mão.
Quando todas as sessões do barco estiverem na mesma cor o vigia poderá ser jogado, quando a cantoria pára, uma ilha é revelada e seus efeitos aplicados, as cartas são todas removidas do navio e uma nova jornada começa rumo à próxima ilha.
A partida termina com uma vitória quando todas as ilhas forem reveladas e o monte de cartas se esgotar!
Acessibilidade
Para jogar é necessário uma certa dose de cantoria além de segurar as cartas, jogar e compra-las com uma certa agilidade, sendo assim não é um jogo indicado para quem tem alguma limitação motora ou com dificuldades na fala.
Dá para jogar com crianças?
SIM! A criançada se diverte muito com o ritmo meio frenético da cantoria e também da necessidade de prestar atenção em tudo o que está acontecendo.

Como o ritmo da cantoria é ditado pelos participantes pode-se diminuir o ritmo para deixar a criançada mais à vontade no começo, mas é um jogo muito divertido pela bagunça gostosa que proporciona.
Jogamos por aqui com os meninos que tem 6 e 9 anos e foi muito divertido e tranquilo de jogar, tirando toda a bagunça e desespero!
O que achei do DRAKKAR TUM TUM
DRAKKAR TUM TUM é mais um jogo de caixinha pequena da TGM que traz uma proposta bem diferente, afinal é um jogo cooperativo que envolve uma certa cantoria que marca o ritmo da aventura.
É um jogo bem desafiador, pois cada jogador tem poucos segundos para decidir o que fazer, sem parar de cantar e também prestando atenção no que já existe no barco, tentando muitas vezes deixar as sessões da mesma cor para alguém jogar o vigia, por exemplo.

Outro aspecto bacana é que se trata de um jogo fácil de explicar e rapidinho, pois não existe como os jogadores enrolarem para jogar ou ficarem pensando muito.
Além disso pelo fato de todos estarem cantando juntos elimina a possibilidade de um jogador querer mandar nos demais, algo que muitas vezes acontece em jogos cooperativos.
O que gostei:
- Fácil de explicar e super rápido
- Bastante desafiador
- Traz uma proposta diferente que envolve atenção, trabalho em equipe e uma certa agilidade
- Vai agradar a galera mais agitada
O que você precisa saber:
- Não é um jogo para todo mundo, justamente por envolver uma certa cantoria (embora coletiva) e também ser bem rápido e dinâmico. Se a pessoa for mais reservada ou tiver vergonha pode não ser o jogo adequado.
Mais um título bem legal e diferente da TGM para a galera mais agitada que não liga para uma boa cantoria e quer desbravar o oceano em busca de novos horizontes!
Os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM para você!