Jogo de cartas Drakkar Tum Tum

Drakkar Tum Tum, navegando e cantando para se divertir

É hora de navegar e conduzir seu Drakkar por águas turbulentas mas sem perder o ritmo…

DRAKKAR TUM TUM é um jogo da TGM Editora para 2 a 4 destemidos aventureiros que precisam de muito ritmo e atenção para superarem os desafios e desbravarem novas ilhas!

Como se joga DRAKKAR TUM TUM?

O objetivo dos jogadores é levar seu Drakkar até as 3 ilhas que são selecionadas para a partida.

O DRAKKAR é colocado no meio da mesa, bem acessível para todos. Os vigias são embaralhados na pilha de compras de acordo com as instruções do manual.

Cada jogador recebe suas cartas e a partida está pronta para começar!

DRAKKAR TUM TUM é um jogo cooperativo, ou seja, todos jogam em equipe para vencer, e o objetivo de vocês é descobrir 3 ilhas. Para isso acontecer é necessário jogar na mesa a carta do vigia quando o drakkar tiver suas 3 sessões com tripulantes da mesma cor (amarelo ou vermelho).

O jogo funciona da seguinte maneira: Os jogadores precisam cantar todos ao mesmo tempo “DRAKKAR TUM TUM TUM” sendo que cada TUM corresponde a uma sessão existente no barco.

Quando o último TUM é cantado o jogador da vez joga uma das suas cartas em uma das sessões do barco e compra uma nova.

A cantoria continua (na verdade ela nunca pode parar) e no último TUM o próximo jogador joga uma carta no barco e assim prosseguem até um vigia ser jogado na mesa ou os jogadores perderem a partida.

As cartas que podem ser jogadas são:

  • Remadores – Não modificam em nada o jogo, só permitindo que uma das sessões do barco fique na cor dos remadores que foi jogada
  • Perigos – Existem cartas de perigo (Kraken, goblins e o terrível dragão) que quando jogadas diminuem o tamanho do drakkar e também a quantidade de TUMs que são cantados

No exemplo abaixo, se a carta do Kraken (uma espécie de lula gigante que atacava os barcos na mitologia nórdica) for jogada ela cobre uma sessão do barco e por isso os jogadores agora deverão cantar um TUM à menos, ou seja o jogo fica ainda mais rápido.

  • Guerreiros e Valquírias – As cartas de guerreiros e Valquírias são as cartas que possibilitam resolver (ou seja cobrir) os perigos que assolam o barco, aumentando o tamanho do barco.

A partida então prossegue dessa maneira, com todos cantando de acordo com o tamanho do barco, sem perder o ritmo e sem jogar cartas na hora errada. Se alguém jogar fora de hora a carta permanece mas a pessoa não compra uma nova, diminuindo assim sua mão.

Quando todas as sessões do barco estiverem na mesma cor o vigia poderá ser jogado, quando a cantoria pára, uma ilha é revelada e seus efeitos aplicados, as cartas são todas removidas do navio e uma nova jornada começa rumo à próxima ilha.

A partida termina com uma vitória quando todas as ilhas forem reveladas e o monte de cartas se esgotar!

Acessibilidade

Para jogar é necessário uma certa dose de cantoria além de segurar as cartas, jogar e compra-las com uma certa agilidade, sendo assim não é um jogo indicado para quem tem alguma limitação motora ou com dificuldades na fala.

Dá para jogar com crianças?

SIM! A criançada se diverte muito com o ritmo meio frenético da cantoria e também da necessidade de prestar atenção em tudo o que está acontecendo.

Jogo de cartas Drakkar Tum Tum

Como o ritmo da cantoria é ditado pelos participantes pode-se diminuir o ritmo para deixar a criançada mais à vontade no começo, mas é um jogo muito divertido pela bagunça gostosa que proporciona.

Jogamos por aqui com os meninos que tem 6 e 9 anos e foi muito divertido e tranquilo de jogar, tirando toda a bagunça e desespero!

O que achei do DRAKKAR TUM TUM

DRAKKAR TUM TUM é mais um jogo de caixinha pequena da TGM que traz uma proposta bem diferente, afinal é um jogo cooperativo que envolve uma certa cantoria que marca o ritmo da aventura.

É um jogo bem desafiador, pois cada jogador tem poucos segundos para decidir o que fazer, sem parar de cantar e também prestando atenção no que já existe no barco, tentando muitas vezes deixar as sessões da mesma cor para alguém jogar o vigia, por exemplo.

Outro aspecto bacana é que se trata de um jogo fácil de explicar e rapidinho, pois não existe como os jogadores enrolarem para jogar ou ficarem pensando muito.

Além disso pelo fato de todos estarem cantando juntos elimina a possibilidade de um jogador querer mandar nos demais, algo que muitas vezes acontece em jogos cooperativos.

O que gostei:

  • Fácil de explicar e super rápido
  • Bastante desafiador
  • Traz uma proposta diferente que envolve atenção, trabalho em equipe e uma certa agilidade
  • Vai agradar a galera mais agitada

O que você precisa saber:

  • Não é um jogo para todo mundo, justamente por envolver uma certa cantoria (embora coletiva) e também ser bem rápido e dinâmico. Se a pessoa for mais reservada ou tiver vergonha pode não ser o jogo adequado.

Mais um título bem legal e diferente da TGM para a galera mais agitada que não liga para uma boa cantoria e quer desbravar o oceano em busca de novos horizontes!

Os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM para você!

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s