
O clássico CATAN da DEVIR ganha mais uma expansão, a Mercadores e Bárbaros que traz um conteúdo muito interessante e que certamente vai trazer uma experiência bem diferente e divertida para quem deseja dar uma variedade ao CATAN sem perder sua essência.
Como se joga CATAN Mercadores e Bárbaros?
Você precisa do jogo base do CATAN para usar essa expansão, e ela funciona com diversos módulos que podem ser usados de acordo com as preferências dos jogadores.
Cada módulo é independente e adiciona elementos muito interessantes ao jogo.
Por exemplo existe um módulo chamado “Eventos em CATAN” que substitui os dados. Ao invés de rolar os dados os jogadores revelam uma carta e o número dela é o terreno que produz recurso, além do evento que algumas cartas possuem que dão uma dinâmica bacana ao jogo.
Esse módulo por exemplo é uma ótima adição para quem deseja jogar CATAN com a sorte mais controlada.

Outro módulo bem interessante é o capitão do PORTO que fornece pontos para quem tiver aldeias e cidades na costa da ilha de CATAN, valorizando essa região e trazendo mais possibilidades de pontuar.
Já o módulo “Pescadores de CATAN” substitui o deserto por um lago, além de adicionar na costa locais que fornecem peixes.
Quando você constrói adjacente ao lago ou à costa e o número apontado ali sai nos dados você recebe peixes, que podem ser trocados por matéria-prima, construção de estradas e até mesmo cartas de desenvolvimento.

Também temos o módulo “Rios de CATAN” que fornece moedas para quem construir nas proximidades do rio, permitindo um jogo mais dinâmico e desafiador pois quem for o mais pobre será penalizado.

Existe também o módulo das caravanas que formam suas rotas e permitem que todas as construções ao redor das caravanas valham mais pontos, tornando a disputa por esses locais mais estratégicas.

É possível ainda jogar com o módulo do “Ataque dos Bárbaros” que começa a ameaçar a ilha e estimula que todos os jogadores trabalhem em cooperação para lidar com a ameaça.
Cada aldeia ou cidade rodada pelos bárbaros passa a ser considerada conquistada e deixam de valer pontos para seus donos, sendo necessário enviar cavaleiros para lidar com a ameaça em partidas que vão demorar um pouco mais e ficarão mais estratégicas também.

E o último módulo que essa expansão traz é o “Mercadores e Bárbaros” que envolve todos os jogadores na reconstrução do grande castelo na ilha de CATAN.
Com o ataque dos Bárbaros (o módulo anterior) é necessário produzir os recursos e trabalhar na reconstrução do castelo, onde cada entrega fornece um ponto de vitória para o jogador.

Acessibilidade
O jogo não depende da identificação de cores ou da manipulação de muitos componentes, bastando apenas manusear as cartas que podem ser auxiliado com um card holder.
Sendo assim o jogo é bem acessível para todos os públicos, mesmo para quem tiver alguma restrição na identificação de cores ou motora.
Dá para jogar com crianças?
SIM! Para jogar com a criançada um pouco mais velha (à partir de 9, 10 anos) alguns módulos são muito interessantes, especialmente os eventos de CATAN e aqueles relacionados aos peixes (como o Capitão do Porto e os Pescadores).
São módulos que deixam o jogo mais rápido e com mais alternativas para os jogadores o que facilita em partidas com a garotada, super recomendo se CATAN está sempre na mesa por ai.
O que achei da expansão CATAN Mercadores e Bárbaros?
Essa é minha expansão favorita do CATAN!
Já joguei a Navegantes (leia minha resenha aqui) e também a Cidades e Cavaleiros (leia minha resenha aqui).
Das três essa é minha favorita, pelas seguintes razões: Essa expansão ela é na verdade um grande agrupamento de diversos módulos independentes, o que permite você utiliza-los como achar melhor.
Dito isso tem alguns módulos que eu acho que fazem todo o sentido para deixar o CATAN ainda melhor.
O módulo “Eventos em CATAN” por exemplo deixa a sorte do jogo mais controlada, pois ao invés de depender completamente da rolagem dos dados você sabe que a chance de certos números aparecerem durante a partida será bem maior, deixando assim o jogo mais direto.

Já os módulos “Capitão do Porto” e “Pescadores de CATAN” valorizam a região costeira do jogo, tanto fornecendo pontos e peixes que podem fornecer matéria-prima, ou seja o jogo ganha em variedade e rapidez.
Os demais módulos oferecem mais elementos estratégicos ao jogo aumentando assim um pouco a duração das partidas e complexidade, sendo opções para quem busca um passo a mais no CATAN.
O que gostei:
- A expansão são módulos totalmente independentes que podem ser combinados como desejado
- Existem módulos que alteram pouco o jogo e existem aqueles que trazem mais novidades, deixando a cargo dos jogadores decidir qual será a experiência da partida
- Alguns módulos acrescentam pouco em termos de complexidade mas em compensação deixam as partidas mais diretas e objetivas, ampliando as possibilidades.
Pontos de atenção:
- São muitos módulos com regras bem distintas então é necessário investir um certo tempo tanto para aprender quanto para jogar cada módulo se você quiser explorar todo o conteúdo da expansão.
CATAN da DEVIR continua um clássico e essa expansão na minha opinião vem para adicionar alguns elementos que deixam o jogo perfeito no sentido de disponibilizar mais recursos e também mais opções para os jogadores pontuarem.

Para quem busca um pouco mais de desafios essa expansão traz módulos voltados para isso, o que torna uma expansão essencial para quem já jogou muito CATAN e desejar fazer pequenas adições sem comprometer a duração ou complexidade do jogo.
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!
[…] a terceira expansão do CATAN, Mercadores e Bárbaros, embora seja de fato uma compilação de pequenas expansões e […]
CurtirCurtir
[…] elementos muito interessantes ao jogo, como a expansão Navegantes, Cidades e Cavaleiros e a Mercadores e Bárbaros sendo essa última a minha […]
CurtirCurtir