Imagem DEVIR Genial

Seja o mais astuto em GENIAL

Jogo de tabuleiro Genial

GENIAL lançado no Brasil pela DEVIR é um jogo ao melhor estilo “dominó” onde 2 a 4 jogadores precisam combinar peças do mesmo padrão para pontuarem, com duração média de 30 a 40 minutos por partida com bastante competição e muita genialidade.

Como se joga Genial?

Cada jogador recebe um conjunto de cubos para marcação da pontuação na sua trilha de cores. Recebe também seis peças para começar a partida, e está tudo pronto para começar!

Trilha de pontuação do jogo de tabuleiro Genial

Seu objetivo em GENIAL é posicionar as peças com o mesmo símbolo conectadas umas às outras, de maneira a produzir uma sequência de símbolos iguais. Cada peça pode ter dois símbolos iguais ou dois diferentes.

Quando você posiciona uma peça, cada símbolo adjacente à ela que forem iguais aos da peça e todos os demais que forem iguais em sequência também contam pontos. Vale lembrar que os símbolos da peça recém colocada não contam para a pontuação naquela rodada.

Posicionamento das peças no jogo de tabuleiro Genial

Então você posiciona sua peça e todos os símbolos iguais em sequência são contados, rendendo pontos daquela cor para você. A marcação da pontuação é feita na sua trilha que fica no tabuleiro.

Menor trilha é a que vale no jogo de tabuleiro Genial

Sempre que você avançar até o final de uma das trilhas de cores você poderá jogar mais uma vez na sequência, o que eventualmente pode ser muito interessante.

Quando não houver mais espaço no tabuleiro para posicionar peças, ou os jogadores não conseguirem mais posicionar peças o jogo termina.

Sua pontuação é o valor da sua menor trilha, e vence quem tiver a maior pontuação entre as menores trilhas.

Acessibilidade

Embora baseado em cores, cada cor tem um símbolo diferente associado, o que facilita a identificação no tabuleiro, permitindo que jogadores com dificuldades para diferenciar cores joguem.

Entretanto o jogo exige o posicionamento de peças no tabuleiro, e qualquer movimento mais brusco pode bagunçar um pouco. Se o jogador tiver restrição de movimentos pode pedir ajuda dos demais para posicionar suas peças e participar da partida sem maiores dificuldades.

Dá para jogar com crianças?

É possível sim, e o jogo inclusive vai desenvolver uma série de aspectos muito importantes da criançada. O jogo funciona com crianças à partir de 7, 8 anos sendo um jogo que vai desenvolver:

  • Atenção

  • Visuopercepção

  • Organização espacial

  • Raciocínio

  • Psicomotricidade

  • Funções diretivas

E como nem todas as ações vão beneficiar o jogador, ele também vai aprender a lidar com seus sentimentos e situações adversas.

O que achamos do GENIAL?

O nome do jogo realmente faz jus, pois GENIAL é extremamente simples nas suas regras, pontuação e conceitos. Qualquer pessoa aprende a jogar em 5 minutos mas isso não significa que o jogo não tenha um conteúdo a ser desenvolvido.

Saber o momento de posicionar suas peças, aproveitar, criar oportunidades e também saber fecha-las são alguns aspectos que o jogo tem para oferecer.

Componentes do jogo de tabuleiro Genial

Outra grande sacada é que sua pontuação não será sua trilha mais avançada, mas sim a menos, o que te força a sempre que possível manter um equilíbrio no avanço das trilhas.

Além disso ao completar uma trilha você imediatamente pode jogar novamente, o que pode levar seu planejamento para esse caminho e eventualmente avançar em 2 ou 3 trilhas numa mesma rodada.

Pontos positivos

  • Ótima relação custo benefício
  • Jogo simples de explicar
  • Ideal para jogar com a família ou amigos que até mesmo não estão habituados a jogar
  • Sistema de pontuação final força um equilíbrio
  • Estimula bastante a criançada mais velha
  • Funciona bem com todos os números de jogadores, inclusive 2 pessoas

Pontos de atenção

  • Não possui tema, o que pode não agradar alguns
  • O nível de interação na mesa pode também não agradar, pois embora não haja interação direta você pode eventualmente colocar uma peça onde outro jogador estava almejando.

GENIAL é uma ótima pedida para jogar com a família, de maneira descompromissada, colocando peças na mesa ao melhor estilo dominó, mas não se engane, em certos momentos para vencer suas jogadas precisarão ser GENIAIS…

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s