Jogo de tabuleiro Quix!

Palavras, risadas e diversão em Quix!

Jogo de tabuleiro Quix!

Qual elemento químico começa com a letra X? E você lembra de alguma obra de arte que começa com a letra V? Então você certamente conhece algum falecido famoso que começa com a letra Z…

QUIX! da editora TGM coloca os jogadores para pensarem rapidamente em palavras de acordo com a letra da rodada e certas categorias. Isso soa familiar aos antigos jogos como STOP ou Adedonha, que são jogos de conhecimentos gerais.

Mas aqui você tem de 2 a 8 jogadores lidando com situações bem diferentes, e embora a rapidez precise ser a mesma as risadas estão garantidas!

Como se joga QUIX!

Cada jogador recebe um par de marcadores (cérebros) e um deles é colocado no ponto de partida no tabuleiro. O outro fica com você.

As cartas de categoria, letras, eventos e eureca são empilhadas, o tabuleiro é posicionado e a partida está pronta para começar.

Jogo de tabuleiro Quix!

Seu objetivo é alcançar o final do tabuleiro antes dos demais jogadores, encontrando palavras de acordo com a letra da rodada.

Na sua vez, uma letra é revelada e você rola o dado, pois ele definirá como será a sua rodada, possibilitando as seguintes situações:

  • Individual – O jogador da vez coloca diante de si 4 categorias e tem 30 segundos para revelar cada uma e tentar responder, sendo que os demais também podem  responder, sendo que cada acerto vale 1 ponto.
  • Duelo – Escolha alguém que recebe uma carta de categoria. Você e seu adversário revelam a carta, quem responder a sua categoria primeiro ganha 2 pontos e o oponente perde 2.
  • Todos jogam – Cada jogador recebe uma carta de categoria. O jogador da vez revela a sua, se responder o próximo revela sua categoria e tenta responder e assim sucessivamente até o tempo esgotar, sendo que você pode responder a categoria do amigo!

Jogo de tabuleiro Quix!

Além desses modos, existe no dado uma interrogação que apresenta os eventos, que são os seguintes:

  • Batata Quente – O jogador da vez vai revelar uma categoria e tentar responde-la, se conseguir o próximo precisa responder a mesma categoria porém usando a próxima letra do alfabeto. Assim que o tempo esgotar quem estiver com a carta de categoria perde 1 pontos e os demais ganham 1.
  • Começo do Fim – O jogador da vez vai revelar uma categoria e tentar responde-la, se conseguir o próximo precisa responder a mesma categoria usando a última letra da palavra usada pelo jogador anterior (exemplo: Se eu respondi amor o próximo jogador precisa responder usando R, última letra da palavra amor)
  • Bola de neve – Todos precisam responder as categorias na mesa. O jogador da vez revela uma e se responder o próximo revela mais uma e precisa responder a anterior e a sua, e quem não responder não ganha pontos e os demais recebem 1 pontinho.
  • Brain Storm – Revela-se uma categoria no centro da mesa e todos podem responde-la. Quem responder pega a carta e abre outra, e ao final do tempo quem tiver respondido mais ganha 3 preciosos pontos!
  • Tudo ou nada – O jogador da vez recebe 3 categorias e se conseguir responder todas dentro do tempo ganha 3 pontos.

Jogo de tabuleiro Quix!

O jogo ainda vem com as cartas Eureca que você recebe ao passar em certos locais no tabuleiro que permitem ao jogador inventar respostas, re-rolar o dado, escolher outra letra entre outras coisas!

E você pode baixar o aplicativo oficial que marca o tempo e ainda faz o papel das cartas de evento, deixando a partida mais ágil e prática, um tiro certeiro da TGM!

Vence a partida o jogador que chegar ao final do tabuleiro primeiro, e em caso de empate ocorre um duelo para ver quem é o verdadeiro campeão de QUIX!

Acessibilidade

O jogo não possui dependência de cores nem da manipulação de componentes como cartas ou peças, sendo portanto super acessível para todos os públicos, sem restrições mesmo!

Dá para jogar com crianças?

SIM, porém o ideal é retirar as cartas mais difíceis (que são marcadas com uma estrelinha no canto) para deixar o jogo mais ajustado. Além disso é recomendado que todas as crianças tenham a mesma idade, pois a diferença de vocabulário e velocidade para entender as informações faz muita diferença.

Jogo de tabuleiro Quix!

Também não fica legal colocar crianças e adultos se for uma partida mais séria. Agora para brincar com a criançada e passar um tempo gostoso com eles é ótimo, pois ficam super empolgados!

Pode ser usado também para estimular a curiosidade sobre certos temas e ajuda-los a recordar de assuntos ou fatos que estudaram ou que já conhecem!

O que achamos do QUIX!

QUIX! é um jogo para toda a família que não traz nenhum conceito novo, afinal responder categorias com letras é algo bem conhecido, entretanto ele brilha justamente pelas idéias que o Marco Aurélio colocou para transformar algo simples em opções dinâmicas, interessantes e extremamente divertidas.

Jogo de tabuleiro Quix!

São 8 maneiras diferentes de interagir com as categorias e respostas, onde hora os jogadores podem responder na vez do amigo, hora é preciso ser muito rápido ou em certos momentos temos apenas 2 jogadores interagindo.

O jogo não se torna repetitivo pois são muitas categorias, todas as letras do alfabeto, eventos e modos que o jogo possui, sendo assim cada vez que uma mesma categoria aparecer você deverá considera-la de acordo com o modo ou evento daquela rodada, o que vai quase sempre mudar sua maneira de pensar.

O fato de todos pontuarem (menos uma pessoa) em certos eventos faz com que o jogo avance rapidamente, não ficando aquela partida arrastada.

Jogo de tabuleiro Quix!

O aplicativo faz uma diferença positiva no jogo, controlando o tempo e apresentando os eventos, sendo que com ele o tempo dos eventos pode variar e você nunca sabe com certeza se está acabando ou não.

Pontos Positivos:

  • Para (literalmente) jogar com toda a família
  • Ótimo números de jogadores, e quanto mais gente melhor
  • Muita variedade pela quantidade de categorias, modos e eventos
  • Bastante interação entre os jogadores
  • Simples de explicar, fácil de jogar

Pontos de atenção:

  • Exige velocidade e raciocínio rápido, o que pode não ser o estilo de alguns
  • A simplicidade e interação pode afastar quem procura jogos mais complexos ou com menos interação entre os jogadores
  • Não é o tipo de jogo para ser levado muito à sério, as discórdias fazem parte das partidas

QUIX! é uma ótima implementação de uma idéia simples e antiga (STOP, adedanha ou adedonha) que ganha uma nova vida num jogo para colocar na mesa com amigos, parentes, família, crianças, enfim todos os públicos, e será certamente motivo de muitas risadas e garantia de diversão.

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s