Jogo de tabuleiro Pega em 6

Pegue menos bois em Pega em 6!

Jogo de tabuleiro Pega em 6

Pega em 6 é um divertido jogo de cartas para 2 a 10 jogadores, que será lançado em breve pela Papergames, onde cada jogador recebe 10 cartas e precisa usa-las bem para evitar ao máximo pegar outras cartas na mesa.

Como se joga Pega em 6

Seu objetivo é fazer menos pontos ao final de cada rodada, pois o jogo termina quando um jogador chegar em 66 pontos, vencendo quem tiver menos pontos.

Colocam-se 4 cartas na mesa que serão usadas para formar as fileiras, em seguida cada jogador recebe 10 cartas e as demais cartas são removidas pois não serão usadas, e a partida pode começar.

Jogo de tabuleiro Pega em 6!

Todos os jogadores são obrigado a escolher uma carta e coloca-la na mesa com a face para baixo. Quando todos estiverem escolhido uma todas as cartas são reveladas e posicionadas na fileira que tiver o número mais próximo. Entretanto os números são posicionados e ordenados na ordem crescente, ou seja, sempre do menor para o maior.

O menor número revelado é posicionado em uma fileira, depois o próximo e assim sucessivamente até todas cartas tiverem sido posicionadas nas fileiras.

No exemplo abaixo um jogador jogou um 30 e outro um 23. O 30 vai na primeira fileira pois é o número mais próximo do número ali, o 29. Já outro jogador jogou um 23 que vai na fileira onde está o 9, já que o 23 é o número mais próximo dele em ordem crescente.

img-20200201-wa0040-479732427.jpg

As fileiras então vão recebendo cartas de acordo com o que é jogado por cada jogador. Se uma fileira tiver 5 cartas e um jogador jogar uma carta que tenha que ser colocada ali aquele jogador deve recolher a fileira e sua carta se torna a primeira carta da nova fileira.

Se você reparar cada carta possui uma quantidade de cabeças de boi no topo e na parte inferior, essas cabeças indicam a quantidade de pontos que cada carta vale.

As cartas valem 1,2,3, 5 e 7 pontos, e você quer a menor quantidade possível de pontos, ou seja, você não quer pegar fileiras, ou se não tiver jeito pegar a fileira com a menor quantidade de pontos.

Veja no exemplo abaixo, a primeira fileira já tem 5 cartas e quem tiver que colocar uma carta ali recolhe essas 5 cartas e já acumula 11 pontos (de acordo com as cabeças de boi em cada carta).

img-20200201-wa0038-710578552.jpg

Se você jogar uma carta que não pode ser colocada em nenhuma fileira por ser um número inferior a todos, você escolhe qual fileira quer recolher e sua carta torna-se a primeira carta dessa fileira.

No exemplo abaixo o 12 não pode ser posicionado em nenhuma fileira, então o jogador pode recolher qual fileira ele desejar e o 12 torna-se a primeira carta daquela nova fileira.

img-20200201-wa0036-469261609.jpg

Cada partida dura 10 rodadas e o jogo termina quando ao final de uma partida um ou mais jogadores atingirem 66 pontos acumulados, vencendo quem tiver menos pontos.

Acessibilidade

As cartas embora coloridas possuem identificação clara com números, não possuindo portanto dependência de cores.

O jogador precisa segurar em segredo todas as suas cartas (as cartas recolhidas das fileiras não vão para a sua mão, são seus pontos e ficam na mesa) portanto é fundamental o uso de um card holder se um jogador tiver alguma dificuldade para segurar as cartas.

Dá para jogar com crianças?

SIM! Com crianças à partir de 6 anos já é possível jogar, ensinando para eles conceitos como maior e menor, além da contagem de cartas por fileiras. É claro que para jogar de modo mais competitivo a criança precisa ser um pouco maior para entender as possibilidades que o jogo oferece e como fazer o melhor uso das cartas.

O que achamos do Pega em 6

Mais um excelente jogo de cartas para jogar com a família e amigos que a Papergames traz para o Brasil. A versão que usei nessa resenha ainda não é a da Paper, que virá com algumas cartas a mais por ser a versão de 25 anos.

Jogo de tabuleiro Pega em 6

É um jogo inteligente onde você precisa saber usar bem suas cartas e pegar as fileiras na hora certa para fazer o mínimo de pontos.

Como só existe uma carta de cada número (de 1 a 104) você pode ir calculando certas probabilidades. Além disso as cartas que são retiradas já te ajudam a deduzir.

img-20200201-wa0035307938428.jpg

Como nem todas as cartas são usadas com menos de 10 jogadores você também nunca tem certeza se a sua carta é a mais próxima (só realmente se for o próximo número na sequência).

Pontos Positivos:

  • Acomoda até 10 jogadores, ideal para grandes grupos
  • Rápido de explicar e fácil de entender
  • Um bom equilíbrio entre sorte e estratégia
  • Todos jogam ao mesmo tempo deixando as partidas mais dinâmicas

Pontos de atenção:

  • Não existe interação direta entre os jogadores, pois as fileiras na mesa pertencem a todos os jogadores e você não consegue afetar diretamente os demais jogadores

Ótima opção de jogo de cartas que está sendo lançado no Brasil, Pega em 6 é ideal para jogar com a família ou amigos em grupos maiores, com bastante diversão e risadas.

Quer ler mais resenhas de jogos de tabuleiro como essa?

Siga nosso Twitter  FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s