Jogo de tabuleiro FRESCO

Fresco, vem planejar, pintar e se divertir com toda família

Jogo de tabuleiro FRESCO
Jogo de tabuleiro FRESCO

Quer ser um pintor de renome, responsável pela pintura dos mais belos afrescos?

Para quem não sabe um afresco (ou fresco) são pinturas em forma de mural feitas em paredes ou tetos sendo uma das mais famosas o teto da Capela Sistina pintado por Michelangelo ou A Última Ceia pintada por Leonardo da Vinci.

E no FRESCO lançado pela DEVIR você assume o papel de um pintor com seus ajudantes trabalhando para pintar um fresco, comprar tintas, pintar também retratos de família para ser o pintor mais prestigiado ao final do jogo.

Como se joga FRESCO?

Cada jogador recebe seus biombos, ajudantes e tabuleiro de planejamento.

O tabuleiro central com as peças de fresco é posicionado no centro da mesa, e a as tintas, dinheiro e cartas de retrato são posicionadas e a partida está pronta para começar.

A cada rodada no FRESCO você visita diversos lugares realizando as ações que você programou logo após decidir que horas você vai acordar!

SIM, você leu certo, em FRESCO a primeira decisão que você toma a cada rodada é o horário que vai acordar e isso terá influência no restante daquela rodada.

Jogo de tabuleiro FRESCO
É hora de acordar…

A hora que você acorda determina: A ordem dos jogadores naquela rodada para executar as ações, quanto seu humor aumenta ou diminui no final da rodada e quanto você paga pelas tintas no mercado.

No exemplo acima, o jogador AZUL seria o primeiro a acordar então nessa rodada ele será sempre o primeiro a executar as ações pagando 4 moedas pelas tintas e diminuindo seu humor em 3 ao final da rodada.

Jogo de tabuleiro FRESCO

Você tem um tabuleiro que indica os 5 lugares que são possíveis de visitar a cada rodada.

Você coloca seus ajudantes então nas colunas que deseja visitar e pode inclusive colocar mais ajudantes em cada local realizando aquela ação mais de uma vez.

Após todos os jogadores planejarem seu dia (atrás do biombo) eles revelam seu planejamento para ser executado na ordem em que cada acordou.

E os espaços que os jogadores visitam na rodada são os seguintes, nessa ordem sempre:

  • O MERCADO – Aqui você escolhe uma das barracas para comprar as tintas ali pelo valor que você acordou. Você compra tintas de apenas UMA barraca mas na quantidade de peças de acordo com a quantidade de ajudantes.

Por exemplo, se eu coloquei 2 ajudantes então eu posso comprar 2 peças de tintas mas sempre da MESMA barraca.

Escolha bem suas tintas no mercado…
  • Próximo local a ser visitado pelos jogadores é a CAPELA e ali você gasta suas tintas para restaurar as partes dos frescos, gerando pontos e alguns benefícios.

As peças de fresco geram dinheiro no final da rodada e podem ser trocadas por peças que geram dinheiro e tinta, sendo muito interessante coletar afrescos para formar o conjunto e trocar no espaço OFICINA que falo mais à frente.

Jogo de tabuleiro FRESCO
Os detalhes do afresco vão sendo revelados…
  • Depois de passar na capela a próxima parada é o ESTÚDIO onde você consegue cartas ou dinheiro (lembrando que as cartas são da mini expansão que acompanha o jogo) sendo que as cartas fornecem benefícios bem interessantes e não custam nada.
Cartas ou dinheiro, você decide

Após uma passada pelo estúdio chegou a hora de visitar a:

  • OFICINA, onde as misturas de tintas acontecem. Lembrando que você pode fazer até duas misturas por ajudante que posicionou ali.

As misturas são fundamentais para lhe dar as tintas que precisa para pintar os frescos, então todo o planejamento é essencial para conquistar aquele afresco super valioso.

Hora de fazer as misturas…

Na Oficina você também pode trocar afrescos que já pintou por peças que rendem além de dinheiro também tinta (cada afresco pintado rende UMA moeda no início de cada rodada).

E antes de voltar para casa passamos no teatro para ajustar nosso humor de acordo com a quantidade de ajudantes ali, e uma nova rodada está pronta para começar.

É preciso planejar bem!

A partida termina assim que houver 6 afrescos ou menos sendo que nessa rodada final os jogadores viram seus tabuleiros de planejamento para ter a oportunidade de visitar a capela mais uma vez antes do jogo acabar.

A partida termina com o vencedor aquele que acumulou mais pontos no decorrer da partida.

Acessibilidade

O jogo depende da identificação de cores o que pode dificultar um pouco para alguns jogadores.
Existe também a necessidade de posicionar seus ajudantes no tabuleiro de planejamento atrás dos biombos e manter toda informação escondida.

Sendo assim é um jogo que depende bastante do manuseio de muitos componentes.

Dá para jogar com crianças?

SIM, mas somente com a criançada um pouco mais velha e que curte essa pegada de planejamento e organização de ações.

O tema em si acaba não sendo muito atraente para o público infantil mas o jogo tem uma pegada bem família, com regras enxutas e uma dinâmica fácil de entender, então se você tem crianças na faixa de 10 ou mais elas conseguirão acompanhar uma partida sem dificuldades.

O que achei do FRESCO

FRESCO é aquele jogo que tem uma pegada bem tranquila para jogar com a galera que deseja um jogo mais desafiador mas sem complicar ou demorar muito.

Ele tem um tema muito encaixado com o jogo, especialmente com a decisão do horário de acordar que faz toda diferença na sua partida.

Acordar cedo coloca você em primeiro lugar na execução mas você gasta mais dinheiro para comprar tintas e corre o risco de perder ajudantes se seu humor não ficar legal.

Jogo de tabuleiro FRESCO

Planejamento é a palavra chave no jogo! Afinal você pega as tintas e passa na Capela antes de fazer as misturas, então precisa decidir se vai usar a tinta agora e pegar um afresco menos valioso ou vai arriscar fazer a mistura e pegar um afresco melhor na próxima rodada.

É um jogo que vai levar uma hora e pouco de partida mas de uma maneira leve e gostosa com bastante coisa para pensar mas na medida certa.

O que gostei:

  • Na medida certa para quem procura um jogo mais estratégico para a família e amigos sem complicar a vida
  • Um tema bem amarrado com as ações do jogo
  • Uma delícia para quem curte planejar diversas ações
  • Duas mini expansões que já podem (e devem) ser adicionadas de cara que acrescentam detalhes que deixam o jogo ainda melhor

Pontos de atenção:

  • O jogo depende demais da identificação das cores, se você tem dificuldades (como eu tenho um pouco) e se incomoda de ficar perguntando para os demais isso pode ser uma restrição para você.

FRESCO é mais um belíssimo jogo que a DEVIR traz para o BRASIL para quem não quer aquele jogo mais difícil mas já cansou de jogos mais simples.

É aquele jogo para jogar Domingo à tarde com a família e amigos e que com certeza vai deixar um gostinho de quero mais depois que terminar a partida!

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s