
Você sabe quais são os 4 pilares para a educação no século 21?
São quatro aprendizados que precisam existir nessa jornada: Aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser, que embora pareçam totalmente distintos se forem integrados corretamente formam um todo que realmente dá todo o sentido para uma educação relevante para nossa sociedade.
E meu objetivo aqui é apresentar um pouquinho de cada um desses pilares da educação e mostrar alguns jogos que podem ser usados para trabalhar cada um deles de maneira bem especial e divertida.
Jogos para aprender a conhecer
Aqui nós temos os jogos que estimulam a capacidade lógica da criançada (e adultos também), dedução e também memória, pensando em despertar neles a autonomia e também curiosidade.
Aprender a conhecer exige que a pessoa tenha capacidade de resolver problemas, e para isso vou te apresentar alguns jogos que desenvolvem essas habilidades, como:

Fantasma Blitz
Fantasma Blitz da DEVIR vai colocar os pequenos jogadores para estimular a percepção visual e a atenção.
Quando a carta for revelada os jogadores precisam pegar o objeto correspondente, porém caso os objetos apresentados na carta não correspondam exatamente aos existentes o jogador precisa pegar um objeto que não aparece na carta em uma cor que também não aparece na carta, trazendo um desafio bem interessante.
É preciso pensar rápido no divertido Fantasma Blitz, que vai encantar a criançada (leia minha resenha sobre ele aqui).

Fila Filo
Suas formiguinhas querem comer as frutinhas mais deliciosas e precisam para isso passar pelo caminho que está cercado de aranhas que farão de tudo para atrapalha-las.
No Fila Filo da DEVIR cada jogador controla um grupo de formigas em um jogo que vai estimular a atenção e as competências matemáticas, além da organização espacial, pois as aranhas ficam penduradas à espreita.

Escolha quais formigas suas vão se mover e tome boas decisões para vencer no divertido Fila Filo (leia minha resenha sobre ele aqui).

SET
Um jogo de cartas da Mundo Galápagos onde os jogadores precisam ser rápidos para identificarem padrões, sendo que os conjuntos a serem formados devem ter todas as características iguais ou diferentes.
Todo SET precisa ter 3 cartas e sempre observando as 4 características (cor, forma, quantidade e fundo) se são TODAS iguais ou diferentes.
Um jogo que aguça a percepção e capacidade de raciocínio e você pode fazer os desafios diários que eles tem no site deles aqui.

Labirinto Mágico
Explore o Labirinto Mágico da DEVIR onde os jogadores precisam recolher os símbolos mágicos espalhados mas tomando sempre cuidado com as paredes invisíveis.
Auxiliando no desenvolvimento da capacidade da criatividade e levando a criança a inovar na resolução do desafio, o Labirinto Mágico vai certamente encantar tanto adultos quanto crianças (leia minha resenha sobre ele aqui).

Neon
Em NEON da IDEA Jogos você precisa desenvolver sua capacidade de considerar as possibilidades para resolver suas missões.
Coloque as peças em jogo para formar os padrões exigidos pelas missões e também fique de olho em como seus adversários posicionam as peças.
Trabalhe conceitos como planejamento e tomada de decisão em um jogo muito interessante e divertido (leia minha resenha sobre ele aqui).
Jogos para aprender a fazer
Precisamos estimular aqui a capacidade de aprender a comunicar-se, trabalhar em equipe e resolver conflitos visando com isso o desenvolvimento da liderança e a capacidade de produzir juntamente com os demais.

Carcassonne
Com suas belas construções, estradas e monastérios Carcassonne da DEVIR vai apresentar para a criançada a possibilidade de construirem o que desejarem dentro da proposta do jogo.
Cada um precisa aproveitar as oportunidades para conseguir mais pontos e gerenciar a quantidade de construções que está realizando, medindo a relação entre o que construiu os resultados que obteve.
Existe a versão até para os pequenos, a Carcassonne Junior que é também uma excelente opção (leia minha resenha aqui).
Carcassonne é ótimo e vai envolver toda a criançada (leia minha resenha sobre ele aqui).

Sushi Go!
É hora da comida japonesa no delicioso Sushi Go! da DEVIR onde cada jogador precisa escolher e montar conjuntos de cartas que vão pontuar ao final da partida de maneira diferente.
A capacidade de análise da molecada será testada pois as possibilidades são variadas sendo necessário também prestar atenção nos outros jogadores.
Observar e estruturar as informações recebidas para se dar bem será muito estimulado com o bacana Sushi Go! (leia minha resenha sobre ele aqui).

Código Secreto
Procurar ligações, sinônimos e idéias para agrupar palavras é um desafio muito legal no Código Secreto, ou Codinomes, da DEVIR.
Cada time tem uma pessoa que precisa dar dicas para os demais descobrirem as palavras usando apenas UMA PALAVRA.
O trabalho em equipe, sensibilidade e uma boa dose de criatividade serão muito valorizados e desenvolvidos durante uma partida de Codinomes (leia minha resenha sobre ele aqui).

Entre Linhas
Entre Linhas da PaperGames coloca os jogadores no mesmo time, trabalhando para descobrirem o máximo de palavras.
Cada jogador recebe uma carta de coordenada que conecta 2 palavras e precisa dar uma dica para os demais usando apenas UMA PALAVRA.
O desafio então é você conectar 2 palavras com apenas UMA, permitindo que referências, criatividade e reflexão sejam bastante usadas durante uma partida do Entre Linhas.

Kariba
Os animais vão beber água ao redor da lagoa, mas o mais forte expulsa sempre o mais fraco. Quanto mais cartas você usar mais oportunidades pode criar para os adversários.
Kariba da PaperGames coloca uma atividade muito gostosa nesse jogo, que é observar os demais e tentar ao mesmo tempo criar caminhos para conseguir mais pontos em um jogo super fácil e muito divertido (leia minha resenha sobre ele aqui).
Jogos para aprender a viver juntos
Conviver e aprender a resolver conflitos de maneira pacífica são os objetivos propostos aqui, onde o jogador precisa considerar tanto as similaridades quanto as diferenças entre ele e os demais.
Colaborar, se comunicar, ter compromisso e assumir suas decisões é fundamental para viver juntos e jogos como

Diário de um Banana
O quanto você conhece da sua família e amigos?
No jogo Diário de um Banana da DEVIR você vai aprofundar seus conhecimentos e rir bastante, pois o jogo é essencialmente um jogo de perguntas e respostas mas sobre os jogadores.
Expressar-se com clareza, ser mais objetivo e também refletir à respeito serão atributos muitos utilizados durante o jogo, que vai divertir toda a turma.

Leo
Ajude o leão LEO a cortar o cabelo nesse jogo muito divertido da DEVIR.
Todos trabalhem em equipe para cumprir essa tarefa.
Aprenda a argumentar e escutar as idéias dos demais jogadores e desenvolva sua memória em um jogo até para os pequenos à partir de 4 anos (leia minha resenha sobre ele aqui).

Bolachas
Use toda a sua rapidez e desenvolva sua percepção no Bolachas da DEVIR.
Cada jogador precisa escolher os caminhos rapidamente e pegar o doce correspondente, permitindo o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade sobre suas escolhas (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Genial
Posicione as peças da mesma cor próximas para receber pontos em Genial da DEVIR, mas tome cuidado pois ao final da partida sua cor de menor pontuação será sua pontuação final.
Um jogo assim permite que a criançada vá percebendo os resultados com base nas suas escolhas à medida que o jogo avança desenvolvendo assim uma visão dos objetivos do jogo e caminhos para atingir os melhores resultados procurando sempre se adaptar (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Monstro das Cores
No Monstro das Cores da DEVIR os jogadores precisam ajudar o monstro a organizar seus sentimentos.
Caminhe pelo tabuleiro, tente colocar cada emoção no lugar correto e converse a respeito dos seus sentimentos.
Reconheça suas emoções e o que as causa, ouvindo também os demais jogadores e desenvolvendo empatia são resultados quando jogamos o Monstro das Cores (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Bandido
Você e seu time precisam trabalhar em equipe para impedir a fuga do Bandido, em um jogo da PaperGames que vem em uma caixinha e traz um grande desafio.
Aprender a escutar, argumentar e respeitar a decisão dos outros é fundamental no Bandido e pode ser usado justamente para valorizar e ensinar esses aspectos de uma maneira divertida (leia minha resenha completa sobre ele aqui).
Jogos para aprender a ser
Para aprender a ser a imaginação e a criatividade estão em foco pois é um processo que ocorre durante toda a vida permitindo assim o desenvolvimento da pessoa como um todo.
Motivação, determinação e superação devem ser desenvolvidas para aprender a ser em jogos como…

Ubongo
Toda a beleza das peças, tabuleiros e componentes do Ubongo da DEVIR estimulam a sensibilidade artística da criançada, ajudando na identificação das preferências e apresentando novas possibilidades.
Além disso o jogo apresenta desafios para o raciocínio e a autonomia, permitindo que a criança proponha a solução para o problema e experimente de fato o resultado das suas escolhas em um jogo muito dinâmico, rápido e gostoso (leia minha resenha sobre ele aqui).

Ilha Proibida
Uma aventura em uma misteriosa ilha que esconde valiosos tesouros e exige um trabalho em equipe de todos é o cenário na Ilha Proibida da DEVIR.
Despertando a capacidade de análise da criançada e aguçando o raciocínio e a capacidade de comunicação é um jogo que induz os jogadores a ouvirem e elaborarem em conjunto ações para a resolução do desafio sempre respeitando a decisão individual.
Super gostoso de jogar e mega recomendado (leia minha resenha sobre ele aqui).

Escadas Assombradas
O jogo As Escadas Assombradas da DEVIR propõe uma corrida ao topo da escada onde os jogadores viram fantasmas e a confusão está armada.
Um jogo muito acessível para os pequenos jogadores, à partir de 3, 4 anos, vai incitar os pequenos a serem autônomos na decisão sobre movimentar seu peão ou algum fantasma que ele julga ser o seu.
O pensamento conceitual também se faz presente já que é necessário imaginar e inferir onde o jogador está ou possa estar, visto que o fantasma esconde o peão em muitos casos (leia minha resenha sobre ele aqui).

Flap Flap
Seja rápido para encontrar as borboletas iguais no Flap Flap da DEVIR os jogadores são compelidos a raciocinarem e procurarem nos seus tabuleiros a combinação correta.
Mais uma vez temos conceitos como pensamento conceitual e raciocínio aparecendo no jogo, que convida os jogadores a apreciarem as coloridas borboletas e serem rápidos (leia minha resenha sobre ele aqui).

O Cortiço
Baseado na obra clássica da nossa literatura a IDEA Jogos traz esse excelente jogo que coloca os jogadores em contato com os personagens, contextos e situações do livro.
Mesmo quem não leu a obra vai se divertir bastante, e a criançada mais velha vai se surpreender com o desafio, raciocínio e todo planejamento envolvido para ser o vencedor.
Um jogo muito interessante que vale à pena conhecer (leia minha resenha sobre ele aqui).
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

