Jogo de tabuleiro O Cortiço

É no Cortiço onde a literatura e um ótimo jogo se encontram

Jogo de tabuleiro O Cortiço

„Confio nos meus dentes, e esses mesmo me mordem a língua.“

Talvez você tenha sido obrigado a ler o livro O Cortiço na sua juventude e não aproveitou essa obra como deveria…Mas agora chegou a oportunidade de você ter contato com um dos clássicos da nossa literatura de uma maneira diferente e mais prazerosa.

Trago para você o jogo O Cortiço lançado pela IDEA JOGOS que é baseado na obra de Aluísio de Azevedo e coloca você no papel do João Romão, o ganancioso dono do cortiço que deseja a todo custo conseguir para si um título de nobreza em um jogo para 2 a 4 jogadores que vai mergulha-lo dentro do universo do cortiço!

Como se joga O Cortiço?

Cada jogador assume o papel de um dono de Cortiço, que deseja enriquecer mais que seus adversário, sendo que o primeiro jogador a conseguir 100 mil réis será o vencedor.

Cada um recebe seu terreno, duas cartas de cada tipo , 20 mil réis e também uma peça da venda, uma bica, uma fonte e um chafariz.

Coloque sua venda e sua bica no seu terreno e a partida está pronta para começar.

Jogo de tabuleiro O Cortiço

A idéia do jogo é bem simples, na sua vez você pode utilizar até 3 cartas que possua, sendo que essas cartas são de 3 tipos diferentes.

Você tem cartas de construção, onde você paga o valor indicado e pode construir os cômodos do tamanho indicado.

Jogo de tabuleiro O Cortiço

Existem também cartas de inquilinos, que ao serem colocadas em jogo permitem que o inquilino indicado na carta vá morar nos cômodos já construidos por você.

Os inquilinos verdes pagam aluguel todo mês, já os amarelos mês sim mês não e os vermelhos não pagam nunca.

Também existem cartas de ações que permitem você receber dinheiro, gastar menos, atrapalhar o recebimento de aluguel dos seus adversários e até mesmo incendiar uma das áreas do cortiço de alguém.

Se um incêndio ocorrer todos os cômodos e inquilinos da área indicada pela carta são removidos e caso o jogador possua seguro ele recebe o valor de acordo.

Aliás, ter seguro pode ser muito importante pois diminui muito seu prejuízo, e existem três tipos de seguros com valores a receber diferentes.

Jogo de tabuleiro O Cortiço

E depois que o jogador utilizar até 3 cartas que possui ele compra 2 cartas para repor sua mão e é a vez do próximo jogador.

Após uma rodada terminar todos recebem o aluguel de acordo com os inquilinos que possui e uma uma nova rodada começa.

Se você tiver 30 mil réis pode trocar a bica pela fonte no seu cortiço, pois os inquilinos ao redor dela pagam mais. Se tiver 60 mil pode trocar a fonte pelo chafariz valorizando ainda mais seu cortiço.

E a partida termina assim que um jogador conseguir a soma de 100 mil réis, comprando assim o título de barão e vencendo o jogo.

Acessibilidade

O jogo não possui dependência de cores, sendo acessível para todos os públicos.

O posicionamento das peças no tabuleiro pode ser feito com a ajuda de outros jogadores e caso necessário pode usar-se um CARD HOLDER para facilitar o manuseio das cartas.

Dá para jogar com crianças?

SIM, com a molecada um pouco maior à partir de 7, 8 anos é possível jogar.

Como todas as cartas possuem textos que remetem ao livro cabe aos pais darem uma olhadinha se existe ali algum conteúdo que não seja adequado, mas no geral não achei nada que fosse problemático.

Jogo de tabuleiro O Cortiço

O jogo é muito bom para ajudar com a parte matemática, especialmente pelas contas para receber os aluguéis e também estimula o planejamento e organização.

Lidar com a frustração dos incêndios também será valorizado pelo jogo, que possibilita se prevenir dessa tragédia.

E por último é uma excelente ferramenta para abordar a obra literária do Aluísio de Azevedo e os diversos aspectos apresentados ali, como a questão de moradia em cortiços entre outros, sendo um jogo perfeito para se utilizar em sala de aula.

O que achei do Cortiço

Ponto para a IDEA JOGOS que investiu em um jogo que aborda um dos clássicos da nossa literatura!

O Cortiço é o casamento perfeito entre o livro e o jogo que está perfeitamente ambientado na história do livro, e o grande barato que tudo isso de uma maneira simples e envolvente.

Jogo de tabuleiro O Cortiço

Cada carta possui textos do livro, o que permite que qualquer jogador, conhecedor do livro ou não, possa desfrutar da riqueza da história presente ali.

Você vai conhecer personagens, construir cômodos, se prevenir das artimanhas dos oponentes, tudo de uma maneira fácil e bacana.

O que gostei:

  • Um jogo para toda família, pela simplicidade e facilidade de jogar
  • Casamento perfeito entre a história e o jogo
  • Um estímulo para você ler ou reler o livro, o que valoriza ainda mais o jogo
  • Textos da história nas cartas, dando um pouco do contexto de cada ação do jogo
  • Se você é professor você precisa desse jogo para abordar o livro de uma maneira surpreendente

Pontos de atenção:

  • Tem bastante interação entre os jogadores, embora em alguns casos seja possível prevenir mas se você não gosta pode não ser um jogo para você
  • É um jogo relativamente simples então não espere uma super profundidade estratégica

O Cortiço é uma excelente surpresa e uma ótima adição ao catálogo de jogos disponíveis no BRASIL, um jogo que valoriza nossa cultura, permite que os jogadores descubram um excelente livro e se divirtam com um jogo muito bem feito e gostoso.

Jogo de tabuleiro O Cortiço

Se você gosta de ler precisa jogar O Cortiço, se você é professor é um jogo obrigatório conhecer pois será uma ferramenta perfeita e muito diferente para abordar um livro, vale conhecer!

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s