Em Carcassonne da DEVIR você precisa construir cidades, estradas, monastérios e fazendas para ser o maior pontuador ao final da partida em um jogo muito simples mas com bastante estratégia para 2 a 5 jogadores.
Como se joga Carcassonne?
Carcassonne é um jogo extremamente simples. Coloca-se a peça inicial no centro da mesa, cada jogador recebe seu conjunto de peças (meeples) e a partida está pronta para começar.
Na sua vez cada jogador realiza duas ações, uma obrigatória e a outra opcional. A ação obrigatória é comprar uma peça fechada e posiciona-la no tabuleiro, sempre respeitando os tipos de terrenos que estão sendo conectados (estradas com estradas, campos com campos e cidades com cidades).
Sempre que uma construção for finalizada o jogador que for o “dono” dela (ou seja, tiver um dos seus meeples ali) recebe os pontos correspondentes e recolhe o seu meeple que está ali.
No exemplo abaixo o jogador amarelo pegou uma peça de estrada e deve posiciona-la nas peças já presentes na mesa, respeitando o tipo de terreno da peça que ele pegou (posicionando estrada com estrada)
Depois de posicionar sua peça o jogador pode ou não colocar um dos seus meeples na peça que ele acabou de colocar em jogo.
E é justamente o posicionamento dos seus meeples que renderá para o jogador pontos, pois quando uma construção é finalizada, ele recebe pontos por ela se o seu meeple estiver presente nela.
Uma estrada que estiver fechada em ambas as pontas, por exemplo, recebe um ponto para cada trecho da estrada. O jogador que tiver o seu meeple nessa estrada recolhe-o quando ela for finalizada e conta os pontos.
A estrada abaixo foi finalizada pelo jogador amarelo, ele deve então recolher seu meeple e contar 4 pontos (um para cada segmento da estrada).
As cidades recebem pontos ao serem completamente fechadas, os monastérios recebem pontos ao serem completamente cercados. E os fazendeiros (trabalhadores que colocamos deitados nos campos) recebem pontos por cada cidade presente naquele campo.
A cidade abaixo recebe 10 pontos (2 por cada parte da cidade) mais 4 pontos (2 para cada escudo presente na cidade) totalizando 14 pontos!
A partida termina assim que as peças para colocação no tabuleiro se esgotarem. Feito isso os jogadores ainda contam pontos pelos trabalhadores presentes nas peças em jogo e também contabilizam pontos pelos fazendeiros (que contam pontos para cada cidade presente nos campos conectados à eles).
O jogador com mais pontos vence a partida.
Acessibilidade
O jogo não tem dependência de cores, sendo portanto bem acessível nesse aspecto, já que todas as informações na mesa estão abertas para todos os jogadores em caso de eventuais dúvidas.
O jogo porém exige que os jogadores posicionem as peças na mesa uma do lado da outra e qualquer tremida ou esbarrão podem bagunçar a mesa, portanto se o jogador tem dificuldade ou limitação motora precisará do apoio dos demais para posicionar as peças para não deixar o tabuleiro bagunçado.
Dá para jogar com crianças?
Com os mais velhos (à partir de 7 anos) dá sim! O jogo é bem simples e eles precisarão de uma partida para entender as idéias do jogo, mas conseguem acompanhar. Talvez não seja o jogo mais interessante em termos de tema para eles, mas se a criançada gostar é um prato cheio.
O que achamos do Carcassonne?
Carcassonne é um clássico dos jogos de tabuleiro com mais de 10 milhões de cópias vendidas. Grande parte do seu sucesso está na sua extrema simplicidade (colocar uma peça em jogo e colocar um meeple nela se você desejar) o que torna o jogo muito acessível mas não necessariamente um jogo simplista.
É possível jogar contando peças, o que deixa a partida muito mais acirrada (tanto que existe o campeonato brasileiro de Carcassonne para jogadores mais competitivos) ou jogar mais casualmente e sem tanta preocupação, tentando fazer o melhor com as peças que vão saindo para você.
É recomendável nas primeiras partidas você deixar de fora o uso do “fazendeiro” se os jogadores não estiverem familiarizados com o jogo, pois embora simples ele pode trazer um pouco de confusão para jogadores iniciantes.
A caixa da DEVIR ainda acrescenta a mini expansão do Rio, que deixa o começo do jogo um pouco mais interessante pelas possibilidades que são abertas, e também acrescenta o Abade que oferece mais um meeple e outra maneira de pontuar com ele.
São adições muito interessantes e que certamente deixarão a partida ainda melhor.
Com relação à quantidade de jogadores o jogo funciona muito bem com até 3 jogadores.
Com 4 ou 5 a partida tende a ficar mais caótica, pois a quantidade de peças em jogo permanece a mesma mas você terá menos acesso a elas, dificultando a possibilidade de concluir seus planos ou simplesmente pegando peças eventualmente que não terão muita serventia para você.
Pontos Positivos:
- Um jogo simples de explicar e jogar
- Diversos caminhos para explorar durante a partida
- Partidas rápidas
- Mini expansões na caixa que agregam bastante ao jogo
- Pode ser jogado de maneira descompromissada ou de maneiram mais competitiva
- Funciona muito bem em 2 jogadores
Pontos de atenção:
- Com mais de 3 jogadores o jogo pode ficar um pouco mais caótico pois a quantidade de peças continua a mesma mas os jogadores terão menos alternativas, ficando mais dependente da sorte para fazer boas jogadas
Carcassonne é aquele jogo simples mas muito bacana, ótimo para apresentar para a família e para amigos que não jogam com frequência. Simples de explicar, rápido de jogar mas com diversos caminhos para pontuar e vencer Carcassonne é sempre uma boa pedida!
Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram
[…] diferença dessa versão para a versão adulta do Carcassonne é que essa versão não possui construções e o objetivo é justamente colocar todos os meeples […]
CurtirCurtir
[…] temas de fantasia ou jogos que exigem agilidade ou destreza e talvez jogos mais diretos (como AZUL, Carcassonne ou Genial) sejam mais […]
CurtirCurtir