Jogo de tabuleiro infantil LEO

Corte a juba do leão LEO

Jogo de tabuleiro infantil LEO

Cada dia que passava sua juba estava maior! Léo, o leão,  estava preocupado, afinal precisava arrumar tempo para cortar sua juba. O caminho até a barbearia do Bobo, o barbeiro, não era muito longo, o problema são as paradas no meio do caminho para conversar e colocar as fofocas em dia…

LEO, do designer Leo Colovini, lançado no Brasil pela editora DEVIR, é um jogo infantil, onde os jogadores trabalham em equipe (ou seja é um jogo cooperativo) para levar Léo até a barbearia, evitando animais tagarelas no meio do caminho.

Além de ser um jogo cooperativo, ele exige que os jogadores gerenciem bem suas cartas e usem bastante a memória.

Então esse jogo ensinará a criançada a trabalhar em equipe, tomada de decisão (qual carta usar) e memória.

Como se joga LEO?

Monta-se um caminho com as peças viradas para baixo. Em seguida o relógio é posicionado as oito horas, as cartas são distribuídas entre os jogadores e a partida está pronta para começar.

O jogo funciona da seguinte maneira: os jogadores devem jogar suas cartas para que Léo avance na trilha até a barbearia, e em cada local que ele pára a peça deve ser revelada, indicando um anima, sua cor e a quantidade de tempo.

vc

Se a carta jogada pelo jogador corresponde a cor da peça (por exemplo, o jogador jogou uma carta amarela e após a movimentação uma peça amarela é revelada) isso indica que Léo não parou para conversar com aquele animal, portanto o tempo não deve ser avançado no relógio.

Caso contrário, o relógio deve avançar a quantidade de tempo indicado pela peça. Caso o relógio chegue novamente no 8 (o relógio começa sempre no 8) isso indica que o dia terminou e Léo não conseguiu chegar no barbeiro.

Nesse caso todas as peças são viradas novamente, Léo volta para casa, as cartas são embaralhadas e distribuídas novamente, Léo recebe uma peça de juba e o jogadores devem começar a avançar na trilha novamente, mas dessa vez tem a vantagem de conhecer um pouco do percurso, devendo assim evitar animais tagarelas, jogando as cartas das cores correspondentes.

Cartas do LEO jogo de tabuleiro infantil

Caso uma peça virada seja uma placa, Léo teve sorte, pois essas placas não avançam o relógio, ajudando portanto o leão a chegar na barbearia.

O jogo termina caso Léo chegue na barbearia antes das 8, nesse caso os jogadores vencem, e caso Léo não chegue na barbearia depois da quarta peça de juba ser colocada os jogadores perderam.

Acessibilidade

O jogo possui cores, números e animais nas cartas, permitindo assim uma clara distinção sem dificuldades. Também não é necessário segurar todas as cartas o que deixa o jogo ainda mais acessível para crianças pequenas.

Dá para jogar com crianças?

O jogo é exclusivo para crianças e usa bastante o aspecto da memória. A criançada precisa trabalhar em conjunto e os adultos precisam deixar elas desenvolverem esse aspecto, mas é um jogo ideal para se jogar com os pequenos à partir de 3 ou 4 anos.

O que achamos?

Léo é um jogo infantil e cooperativo, isso significa que você trabalhará em equipe com a criançada, desenvolvendo esse lado da cooperação e comum entendimento para resolverem um problema.

A caixa diz que o jogo é para crianças a partir de 6 anos, mas até os jogadores à partir de 3 ou 4 anos conseguirão jogar com a ajuda de um adulto.

O jogo conta com uma bela produção, como a cama do Léo, o barbeiro, o relógio, o marcador do Léo em madeira.

As cartas são mais rígidas do que o padrão, o que ajuda especialmente para as crianças não amassarem as cartas com facilidade. Além disso o formato quadrado ajuda no manuseio das cartas.

Cartas do LEO jogo de tabuleiro infantil

A caixa vem com insert de papelão que funciona bem para acomodar as peças.

LEO é uma grata surpresa no mercado nacional, que não contava com nenhum jogo essencialmente cooperativo voltado exclusivamente para crianças. É um ponto importante pois esse tipo de jogo desenvolve outros aspectos diferentes de jogos competitivos.

É um jogo que depende bastante da sorte e da memória, mas que agrada a criançada e diverte bastante.

LEO e sua juba

Pontos positivos:

  • Uma bela produção, com bastante componentes na caixa
  • Um jogo para trabalhar a memória e a cooperação
  • Um tema leve e agradável

Pontos de atenção:

  • Pode ser muito simples dependendo da idade da criançada

Por último pode ajudar pais com dificuldades para levar os filhos para cortarem o cabelo, afinal levar o Léo para cortar a juba pode ser um incentivo para os pequenos.

E ai, vamos levar o Léo para cortar a juba?

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

4 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s