Rio de Janeiro

14 ótimos jogos de tabuleiro com temas brasileiros

Foto por Florencia Potter em Pexels.com

Um dos feriados mais importantes do Brasil, o dia 7 de Setembro marca a independência do Brasil de Portugal.

Em 7 de Setembro de 1822 o Brasil tornou-se independente de Portugal e esse movimento aconteceu pelos interesses de parte da elite portuguesa de reverter esse processo que já estava acontecendo no Brasil por conta de alguns decretos por Don João VI.

Mas deixando toda a história de lado por um momento, o 7 de Setembro é um dos grandes feriados nacionais que mobiliza a população, acontecendo inclusive desfiles em diversas capitais pelo país.

E para relembrar um pouco da nossa identidade e tudo o que temos como nação, hoje vou te apresentar 14 ótimos jogos de tabuleiro que falam um pouco da nossa cultura de uma maneira especial e são ótimos para se divertir com a família e amigos!

Jogo de tabuleiro Vela

Vela

A companhia mineradora VELA está em busca de mineiros para explorar uma nova mina recém descoberta.

Em VELA da Galbs Game (leia minha entrevista com eles aqui) os jogadores controlam grupos de mineiros que vão explorar a mina em busca do precioso ouro, prata e pedras preciosas.

Tome bastante cuidado pois a mina é protegida por perigosos monstros e você precisa usar alguns equipamentos como a carranca e o facão.

VELA além de uma produção bem caprichada e ser um ótimo jogo também é uma crítica a toda a situação que o estado de Minas Gerais passou pela tragédia em Brumadinho em 2019.

Um jogo que vale muito à pena conhecer!

Personagens jogo de tabuleiro Xingu

Xingu

Em Xingu da MS JOGOS cada jogador controla uma tribo que precisa se alimentar, caçar, expandir seu espaço e ainda se proteger das doenças e dos caçadores.

Um dos melhores jogos do Marcos Macri (leia minha entrevista com ele aqui) na minha opinião, pois traz um tema relevante e muito presente na nossa cultura para um jogo de tabuleiro de muita qualidade, com estratégias e caminhos distintos que os jogadores podem seguir em busca da vitória

Xingu, um jogo nacional com um tema nacional para quem deseja um jogo mais pesado mas divertido e interessante (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Jogo de tabuleiro Carnavalesco

Carnavalesco

Criado pelo canadense Ron Halliday (leia minha entrevista com ele aqui) Carnavalesco da Precisamente Jogos foi um sucesso no financiamento coletivo no final de 2020, e no jogo cada jogador assume o controle da sua escola de samba.

Você precisa maximizar os quesitos que serão apurados para receber a maior nota. Os jogadores retiram dados da sacola e esses dados serão utilizados para preencher seu tabuleiro de desfile.

Se você curte o tema e bastante dados coloridos é um jogo que precisa conhecer

Brazil: Imperial

Em Brazil Imperial do designer Zé Mendes (leia minha entrevista com ele aqui) lançado pela Meeple BR você assume o papel de um líder do passado, chegando a uma terra rica porém com muitos desafios.

Erga construções, gerencie seus recursos, explore territórios e desenvolva a economia, tudo isso para possibilitar que você avance para uma era mais moderna podendo tornar-se o novo imperador do Brazil.

Um jogo baseado em jogos de civilização com a história brasileira sendo retratada nos personagens, construções e recursos, um jogo imperdível para quem curte o estilo e valoriza nossa cultura e história.

Jogo de tabuleiro Carcassonne Amazonas

Carcassonne Amazonas

Chegou a hora de navegar pela floresta em Carcassonne Amazonas da DEVIR explorando a floresta e buscando, vida selvagem e aldeias ribeirinhas.

Descubra animais, navegue pelo afluentes e visite aldeias e o primeiro ainda a chegar ao final do rio recebe pontos extras.

Navegue com seu barco em uma versão do clássico Carcassonne (leia minha resenha sobre ele aqui) que possui muitas diferenças interessantes e um tema para lá de brasileiro.

Paranauê

Prepare-se para ser um mestre na Capoeira que precisa organizar sua roda em Paranauê do Wagner Porto com publicação pela Ludens Spirit.

Consiga novos integrantes, instrumentos, utilize golpes para duelar com seus colegas e tome muito cuidado para a polícia não atingir a sua roda e dificultar sua vida.

Baseado em uma luta que foi proibida no Brasil até 1937, Paranauê lhe traz a experiência da Capoeira de uma maneira bacana, pois você precisa tomar conta de vários aspectos da sua roda, como trazer novos integrantes, construir instrumentos com os materiais e também apresentar valores educacionais para sua turma de capoeiristas.

Jogo de tabuleiro Lençóis

Lençóis

Um jogo de cartas da Galbs Game que se passa nos Lençóis Maranhenses, um parque turístico simplesmente encantador por suas belezas e atrações naturais.

Você precisa recuperar uma chave que afundou na lagoa para abrir um baú que está enterrado nas dunas dos Lençóis.

Use suas cartas para conseguir esses dois elementos (a chave e o baú) tomando cuidado com o raio, pois se conseguir a chave mas tiver a carta do raio você é eliminado.

Um jogo para toda família, pela sua simplicidade e diversão e especialmente pelo tema pensado de maneira muito bacana valorizando as belezas do nosso país.

Jogo de tabuleiro Marãná

Marãná

Inspirado em nossa cultura indígena e folclore, Marãná da Galbs Games é um jogo de combate onde você controla uma das nações e somente um lado sobreviverá!

Escolha seu exército, com seu herói, guerreiros e melhorias, posicione-os de maneira eficiente, pois o posicionamento deles é o que determina quem eles podem atacar, então é preciso se preparar bem.

Ainda é possível jogar em 3 pessoas, com cada jogador com duas frentes de batalha que certamente deixará a partida ainda mais emocionante e disputada.

Mais um jogo com um tema que valoriza nossa cultura e que vai agradar aos jogadores que gostam de combates e conflitos!

Jogo de tabuleiro Sobrevivência na Amazônia

Sobrevivência na Amazônia

Uma expedição pela maior floresta do mundo, enfrentando perigos e registrando as ameaças que atingem a floresta é a proposta no Sobrevivência na Amazônia criado pelo designer Roberto Tostes (leia minha entrevista com ele aqui) é mais um jogo nacional com um tema super relevante.

Os jogadores partem em uma jornada ao ponto de encontro, escolhendo os caminhos e encarando animais, tirando fotos e coletando recursos.

Prepare-se pois nas noites de lua cheia criaturas místicas da florestas aparecem para lhe ajudar ou dificultarem sua vida.

Um jogo muito bacana que apresenta um tema legal e pode ser jogado por toda a família, e a criançada em especial adora (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Jogo de tabuleiro O Cortiço

O Cortiço

Para quem gosta de um bom clássico da literatura nacional certamente já conhece O Cortiço de Aluísio Azevedo que retrata a vida em um cortiço no Rio de Janeiro e que foi inspiração para o jogo de mesmo nome lançado pela Idea Jogos de autoria do Saulo Gomes (leia minha entrevista com ele aqui).

Em O Cortiço você assume no jogo o papel do João Romão, proprietário do cortiço, que precisa construir casas, negociar, alugar evitar os incêndios e ciladas dos grupos rivais almejando assim obter o título de barão.

Um jogo com uma pegada de “Tetris” com personagens do livro e que realmente traz toda a ambientação dele para a mesa e se você gosta de literatura nacional e de um bom jogo de tabuleiro O Cortiço é presença obrigatória na sua estante (leia minha resenha sobre ele aqui).

Personagens do jogo de tabuleiro Quissama

Quissama

Quissama do Ricardo Spinelli é baseado no livro de mesmo nome, que se passa no Rio de Janeiro na época do império, onde as maltas de capoeira tomam conta das praças.

Você precisa influenciar personagens e traze-los para sua área de jogo e assim que cumprir os requisitos de um deles você vence.

Você pode libertar escravos, contratar trabalhadores ou mesmo prejudicar o comércio dos seus oponentes.

O jogo traz personagens como a princesa Isabel, o imperador dom Pedro e José de Alencar entre outros, sendo um excelente jogo para toda a família e um tema muito legal (assista meu vídeo sobre ele aqui).

Jogo de tabuleiro Futboard

Futboard

Baseado em um dos esportes mais apreciados no Brasil, Futboard do designer Zé Mendes publicado pela Geek ‘N Orcs é um jogo estratégico, rápido para 2 pessoas.

Cada jogador controla um time e precisa vencer seu adversário, correndo, driblando e chutando à gol, usando os dados para testar sua sorte e habilidade para isso.

Um jogo cheio de estratégias e possibilidades, onde cada partida será rápida mas com bastante emoção.

Jogo de tabuleiro Camisa 12

Camisa 12

Controle a torcida de um dos times durante uma partida de futebol no jogo Camisa 12 do designer Rodrigo Rego (leia minha entrevista com ele aqui) lançado pela Dijon Jogos.

Encha o seu lado da torcida, formando bandeirões, cantando o hino do seu time, soltando fogos e incentivando seu time ao máximo, pois o time com mais gols no final da partida vence.

Fique muito atento pois se a partida empatar vamos para uma emocionante disputa nos pênaltis!

Com muitos times com poderes diferentes e a possibilidade de realizar campeonatos, Camisa 12 é certamente um jogo que retrata o espírito e a paixão das torcidas brasileiras em um jogo que você precisa conhecer!

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s