Para quem já conhece os jogos de tabuleiros modernos e muitas vezes já tem uma bela coleção, é natural que haja o interesse em envolver mais pessoas nas partidas, seja marcando um tempo para jogar em casa ou levando jogos na casa dos amigos.
Também é natural que os pais tenham desejo que os filhos se envolvam nesse hobby.
Entretanto nem sempre isso é fácil por diversas razões e uma delas eu gostaria de abordar aqui, que seria, quais são os jogos disponíveis para eu jogar com meu filho, sobrinho, neto ou qualquer criança que tenha interesse em jogar?
Nessa série de análises vamos mostrar alguns jogos da nossa coleção que são exclusivamente voltados para crianças.
Não significa que são jogos simplórios, muito pelo contrário, são jogos inteligentes, mas ao mesmo tempo bem acessíveis para os pequenos (e para os já não tão pequenos assim).
Como se joga My First Carcassonne?
E vamos falar hoje do My First Carcassonne, uma adaptação da versão adulta do Carcassonne sendo esse um excelente jogo onde você vai colocando peças na mesa e montando certas estruturas (campos, estradas, cidades, etc) e também colocando seus meeples ali.
Em My First Carcassone todas as peças se encaixam com todas, ou seja, a criançada não terá problemas em colocar as peças juntas e nele o seu objetivo é ficar sem meeples, sendo que o primeiro a ficar sem nenhum em sua reserva vence o jogo.
Ele é muito simples e funciona da seguinte maneira:
- Cada jogador na sua vez compra uma peça e coloca-a na mesa
- Se essa peça completar um caminho de ponta a ponta todos os jogadores que tiverem nesse caminho os meeples da sua cor devem colocar seus meeples nas respectivas peças
No exemplo abaixo o caminho que foi fechado de ponta a ponta e existem diversos meeples no caminho, cada jogador então posiciona no tabuleiro um meeple da sua reserva.
É isso, o jogo então consiste em fechar caminhos e colocar seus meeples, muito simples, mas bem interessante. No entanto, não é um jogo para crianças muito pequenas, pois exige uma certa dose de percepção para se escolher qual caminho fechar para não ajudar o adversário a pontuar mais do que você.
Acessibilidade
Peças grandes, tanto os meeples quanto os tiles, com desenhos coloridos sendo realmente um jogo projetado para a criançada, podem jogar com eles sem nenhuma dificuldade. O encaixe das peças é também é tranquilo pois todas são quadradas e todas encaixam em todas.
O que achamos?
Com uma produção maravilhosa, pois tanto as peças quanto os meeples são de tamanho grande, o que facilita a manipulação, é um jogo muito recomendado, tanto para jogar quanto para deixar seu pequeno brincar com as peças e ver como as coisas funcionam.
É um jogo que depende da sorte, pois você acaba ficando limitado pelas peças que possuem meeples da sua cor, e se essas peças demorarem mais para aparecerem você talvez fique um pouco para trás, mas são partidas rápidas e a sorte não acaba sendo frustrante por conta da rapidez.
É um jogo que vai ajudar seu filho a perceber os caminhos e também tentar fazer parte de todos eles na medida do possível.
Ele também terá que decidir quem ele eventualmente vai ajudar, pois os caminhos inevitavelmente terão mais do que um jogador. Também vai ajudar os menores a contarem e identificarem as cores.
Pontos positivos:
- Peças grandes e adequadas para a criançada
- Jogo simples na execução mas que oferece algo para eles pensarem e decidirem
- Bela produção
- Partidas rápidas e eventualmente bem disputadas
Pontos de atenção:
- Exige uma certa perspicácia para avaliar a melhor maneira de colocar o seu meeple, deixando os mais velhos com uma certa vantagem
- Como a maioria dos jogos infantis depende da sorte
É um jogo fácil, simples e rápido, ideal para qualquer coleção de qualquer jogador que tenha crianças em casa e queira ter um momento com elas…
Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?
Visite nosso Facebook , Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia
[…] a parte 2 e a Primeira parte da série de jogos para […]
CurtirCurtir
[…] My First Carcassonne (Leia nossa análise sobre ele aqui) […]
CurtirCurtir
[…] 15 My First Carcassonne 11 Chicken Cha Cha CHa 9 My First Stone Age 7 Animal Upon Animal […]
CurtirCurtir
[…] A diferença dessa versão para a versão adulta do Carcassonne é que essa versão não possui construções e o objetivo é justamente colocar todos os meeples no jogo, mas é um jogo muito gostoso e que faz a molecada pensar bem onde colocar suas peças (leia minha resenha completa sobre ele aqui). […]
CurtirCurtir
[…] Teubner, criador de diversos jogos para o público infantil. Ele tem no seu trabalho jogos como My First Carcassonne e My First Stone Age, ambos lançados pela […]
CurtirCurtir