Jogo de tabuleiro Match 5

Match 5, venha imaginar, conectar e se divertir com seus amigos

Jogo de tabuleiro Match 5
Jogo de tabuleiro Match 5

O que é dirigível mas ao mesmo tempo raro?

Jogos de palavras são sempre interessantes e o Match 5 da Vem Pra Mesa Jogos tem um charme especial porque ele traz para você o desafio muito gostoso e divertido de criar conexões, e calma que eu já te explico que conexões são essas!

Um jogo da Vem pra Mesa Jogos que pode ser jogado com até 8 pessoas inclusive com a criançada mais velha que vai exercitar sua imaginação e criar momentos divertidos e muitas discussões.

Como se joga Match 5?

O jogo é extremamente fácil e tranquilo de jogar, onde cada jogador recebe uma folha para fazer suas anotações e vocês escolhem um dado de cada cor e separam uma cartela para cada dado e a partida está quase pronta para começar.

Role os dados, posicione-os nos espaços em cada cartela e basta virar a ampulheta para iniciar a partida.

Seu objetivo é escrever na sua folha palavras que façam alguma conexão entre as palavras apresentadas por dois dados. Por exemplo eu posso ter na mesa dados com as palavras “redondo” e “cidade” e eu preciso então buscar alguma palavra, idéia ou conceito que conecte essas duas palavras, um desafio e tanto né?

Jogo de tabuleiro Match 5

E você tem alguns minutos (mais precisamente 3) para escrever na sua folha o máximo de palavras que conectem 2 dados e como são 5 dados você terá no máximo 10 palavras que vai escrever por rodada.

Importante lembrar que a conexão que você faz entre os dados não precisa usar (por exemplo) uma palavra que descreva um objeto, pode ser uma idéia ou algo mais abstrato mas que você consiga mostrar a conexão através dessa palavra.

Jogo de tabuleiro Match 5

Terminado o tempo os jogadores avaliam as conexões listadas por todos, cada conexão vale 1 ponto porém se mais de um jogador escreveu a mesma palavra essa conexão se torna especial e passa a valer 2 pontos.

Os jogadores podem decidir que uma conexão feita por um jogador não é válida e nesse caso a pessoa não recebe pontos por ela.

Terminada a avaliação as cartelas são viradas, os dados rolados e posicionados e uma segunda rodada acontece no mesmo formato, vencendo a partida quem fizer mais pontos!

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação das cores pois você pode escrever a conexão com base nas palavras e não tem como repeti-las.

Jogo de tabuleiro Match 5

Basta apenas conseguir escrever e identificar as palavras para jogar o que torna Match 5 um jogo bem acessível.

Dá para jogar com a criançada?

SIM, mas a galerinha precisa ser um pouco mais velha, à partir de 9, 10 anos pois o jogo é simples mas exige essa capacidade de conectar objetos, conceitos ou idéias em uma única palavra o que para os mais novos nem sempre é fácil e pode dar aquela travada.

Jogo de tabuleiro Match 5

Porém nada impede de usar o jogo para estimular os mais novos usando os dados e as palavras, criando essas conexões de maneira informal, quase em uma brincadeira do tipo “role os dados, veja as palavras e vamos tentar conecta-las”.

O que achei do Match 5?

Match 5 da Vem pra Mesa Jogos foi surpreendente, porque o jogo entrega uma experiência simples de entender, fácil de explicar mas desafiadora na hora de jogar.

É preciso colocar a imaginação e até mesmo a argumentação para funcionar na hora de jogar e o tempo é curto o que tornam as partidas dinâmicas e bem diretas, não deixando o jogo se arrastar mais do que deveria.

Jogo de tabuleiro Match 5

A produção é caprichada com destaque para os dados que são lindos e tudo funciona muito bem com as placas para encaixar os dados.

A parte da votação nas conexões é um dos momentos mais legais do jogo onde você vai perceber a criatividade (ou falta de) dos jogadores que vão apresentar seus argumentos para defender suas conexões.

O que gostei:

  • Fácil de explicar e jogar (você ensina em 2 minutos)
  • Dá para jogar com até 8 pessoas, ideal para jogar com a família
  • Apela muito para a criatividade e imaginação mas de um jeito diferente
  • São partidas rápidas onde a argumentação dos jogadores para defender suas conexões é essencial e cria um clima descontraído

Pontos de atenção:

  • O grupo precisa entender a proposta do jogo e ser flexível, pois a votação se a conexão é válida ou não depende do grupo e não pode rolar perseguição senão o jogo fica chato.
  • Não é para quem não gosta de escrever e usar a cabeça de uma maneira diferente, é preciso arriscar, pensar em alternativas e tentar realmente conectar as idéias, se você não curte esse estilo de jogo não é para você.

Match 5 cria momentos divertidos e eu particularmente nem ligo se eu venço a partida ou não, afinal certas conexões que você consegue fazer já te fazem sentir-se bem e ouvir os argumentos da galera é sempre divertido.

Se você gosta de imaginar, argumentar e pensar em coisas diferentes você precisa se conectar com o Match 5.

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s