Saúde, bem estar e jogos de tabuleiro

Saúde, bem estar e jogos de tabuleiro

Dez tipos de jogadores de jogos de tabuleiro e como lidar com eles

Certa história contada pelo grande historiador grego da antiguidade Heródoto diz que certa vez os Lídios (um povo da antiguidade) foram salvos por meio de jogos de dados de uma grande fome que os assolava, de modo que eles passavam um dia jogando para se entreterem e esquecerem a necessidade de alimento para somente então no dia seguinte se alimentarem, e diz-se que isso perdurou por dezoito anos.

Por conta dessa história podemos pensar que os jogos de tabuleiro podem ter uma função de alívio ou distração dos problemas e dificuldades do dia-a-dia?

Por ser um hobby que envolve o uso da imaginação e da criatividade, podemos dizer que se trata de um hobby com um aspecto muito positivo, além de permitir a interação e o engajamento entre as pessoas.

No fórum do site especializado em jogos de tabuleiro, o Board Game Geek existem inúmeros relatos de como os jogos ajudaram (e tem ajudado) diversas pessoas em diversos momentos da vida, desde casos como simplesmente um passatempo e uma distração no dia-a-dia até mesmo casos mais sérios como afastamento do trabalho por questões médicas. Vamos listar algumas maneira:

Como os jogos podem ajudar na sua vida?

Diversão e um tempo agradável

Os jogos de tabuleiro são uma maneira para relaxar, se divertir, e gastar um tempo com um passatempo bacana. É um tempo que você separa exclusivamente para se divertir e dar risada ao redor da mesa.

Carta

Jogos como No Thanks, Telma e Tinco são garantia de boas risadas na mesa.

Deixando os problemas e dificuldades um pouco de lado

Os jogos são uma maneira de desconectar um pouco da realidade, deixando os problemas, dificuldades e pressões fora da nossa mente por um período de tempo. Eles tem essa capacidade pelo desafio que propõem aos jogadores.

Aldeia Jogo de tabuleiro Xingu

Jogos como CATAN, Carcassonne e Xingu desafiam sua concentração.

Tempo em família

Muitos com o passar dos anos perdem aquela conexão com filhos, pais e parentes, mas os jogos de tabuleiros possuem essa capacidade de reunir todos ao redor da mesa e trazer a interação e o convívio de volta.

Jogo de tabuleiro Indian Summer

Jogos como Avenue, Kingdomino e Indian Summer são ótimos para passar um tempo gostoso em família.

Ajudando com a memória e na resolução de problemas

Jogos de tabuleiro podem trabalhar diversos aspectos cognitivos como memória e raciocínio, ajudando crianças e adultos a se desenvolverem nessas áreas de uma maneira leve e divertida.

Reduzindo o risco de doenças mentais – Mantendo a mente ativa e engajada

Mente que não se exercita se enfraquece, então é preciso usar o cérebro e mantê-lo ativo, e nada mais adequado do que jogos de tabuleiro para manter nossas mentes afiadas e preparadas.

Peças do jogo NMBR9

Jogos como Genial, NMBR9 e Mancala vão manter sua mente ativa!

Conhece algum caso ou história onde os jogos de tabuleiro foram uma ferramenta para ajudar a lidar com situações e dificuldades?

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s