Jogo de tabuleiro Indian Summer

É verão em Indian Summer!

Jogo de tabuleiro Indian Summer

Lançado no Brasil pela Ludofy, em Indian Summer cada jogador precisa preencher seu tabuleiro com peças de folhas para completar seu tabuleiro antes dos demais para vencer.

É um jogo para 2 a 4 jogadores com duração de 20 a 30 minutos que exige planejamento e preparação para completar seu tabuleiro nesse passeio pela floresta!

Como se joga Indian Summer?

Cada jogador recebe um tabuleiro. No centro da mesa é posicionado o tabuleiro com as peças de animais e as peças de folhas são colocadas aleatoriamente ao redor dele.

Cada jogador recebe sua “mochila” (uma peça para indicar o início da sua fileira de peças) e também ganha um cogumelo, uma noz e uma frutinha.

img-20191031-wa0022-686962464.jpg

Cada um vai sortear do saquinho de peças a seguinte quantidade de peças: Uma peça vermelha, duas verdes e duas amarelas, e coloca-las na sua frente, com a primeira ao lado da mochila e as demais ao lado, formando sua fileira de peças (a ordem dessa fileira é muito importante).

A partida já pode começar!

Seu objetivo é ser o primeiro jogador a completar todo o tabuleiro, ou seja, vence quem completar o tabuleiro primeiro.

Cada jogador na sua vez tem duas ações que ele pode executar:

  • Usar frutas, nozes, cogumelos ou penas – Cada um desses elementos traz um benefício para o jogador, e essas peças podem ser usadas quantas vezes o jogador desejar na vez dele (com exceção do cogumelo e da pena).

Vejamos o que cada uma delas faz!

  • As frutinhas permitem que o jogador reponha peças na fileira dele, que pode ter no máximo 5 peças (ou 6 peças se a fileira já estiver completa). Ou seja eu posso usar frutinhas para comprar peças.
  • As nozes permitem que eu coloque esquilos no meu tabuleiro. Esquilos são peças no tamanho 1×1 que possibilitam completar certos lugares no tabuleiro onde peças normais não cabem.
  • O cogumelo permite que eu roube 2 peças (uma de cada jogador) e coloque-as no meu tabuleiro. Importante destacar que a peça que será roubada é a peça mais próxima à mochila do jogador, por isso a ordem das peças é importante, pois quem vai roubar não escolhe a peça, e sim pega a que está mais perto da mochila. Você só pode usar 1 cogumelo OU 1 pena na sua vez!
  • A pena permite que eu coloque 2 peças que são minhas no tabuleiro. É uma grande jogada, por isso você precisa caprichar!

Além de usar frutas, nozes, cogumelos ou penas, que são jogadas opcionais, você DEVE colocar uma peça sua no seu tabuleiro.

Essa peça é colocada onde você desejar e cada peça possui um furo, se esse furo estiver sobre um dos elementos do tabuleiro (fruta, noz, cogumelo ou pena) você pega um da reserva geral e coloca sobre o furo.

img-20191031-wa0026-502981564.jpg

img-20191031-wa00251663689240.jpg

E aqui está a grande sacada do Indian Summer!

Cada tabuleiro é dividido em 6 partes menores (marcadas pelas linhas) e cada vez que você completar uma dessas divisões (ou seja, preenche-la completamente com peças) você pega todos os tesouros que foram colocados ali.

Isso é super importante para você ter sempre opções interessantes na sua mão.

Jogo de tabuleiro Indian Summer

Além disso cada conjunto de furos que você completar e retirar os tesouros de cima você pode colocar uma peça de animais que for no mesmo formato dos furos e pegar novamente todos os tesouros que forem cobertos

img-20191031-wa0018-833715183.jpg

img-20191031-wa00241401726911.jpg

Dessa maneira além de completar seu tabuleiro com as peças você vai pensando em como obter mais tesouros que vão auxilia-lo nessa jornada.

Você ainda pode fazer trocas que são indicadas no tabuleiro de peças de animais que fica no centro da mesa, trocando cogumelos por penas, nozes por frutas e assim sucessivamente.

img-20191031-wa0021216740395.jpg

Vence a partida o jogador que completar o tabuleiro primeiro. Em caso de empate o critério para decisão do vencedor é a quantidade de nozes, vencendo quem possuir mais em mãos!

Acessibilidade

Indian Summer é um jogo de colocação de peças, então se houver algum jogador com limitações motoras será necessário alguém para ajuda-lo, que poderá ser eventualmente os demais jogadores.

O jogo não depende de cores e não precisa da manipulação de muitos componentes, sendo adequado para qualquer público.

Dá para jogar com crianças?

Somente com os mais velhos, pois embora seja um jogo de colocar peças é fundamental planejar bem as jogadas e saber a hora certa de usar os tesouros.

Também é necessário pensar no posicionamento dos furos para cobri-los e ganhar ainda mais tesouros, o que pode complicar bastante o jogo para a criançada.

O que achamos do Indian Summer?

Mais um ótimo jogo do designer Uwe Rosenberg! Super gostoso de jogar, simples de entender mas com alguns detalhes importantes para pensar durante a partida.

Trata-se de uma corrida para quem completar o tabuleiro primeiro, então é fundamental pensar bem no posicionamento das peças e o momento certo de usar cada uma.

Roubar peças também é importante, fator que está bem equilibrado no jogo pois você pode posicionar suas peças para evitar que roubem suas melhores.

Saber acumular tesouros e usa-los na hora certa é um fator chave no jogo, além de completar as áreas menores para recebe-los.

Todos esses detalhes deixam o jogo muito bacana, pois a profundidade do jogo vai sendo descoberta à medida que o pessoal vai jogando e entendendo como esses detalhes podem ajuda-lo a ser o mais rápido e eficiente.

Também é um ótimo jogo para duas pessoas, por ser rápido e com uma boa dose de estratégia!

Pontos Positivos:

  • Ótima relação custo x benefício
  • Simples de ensinar mas com vários detalhes bacanas para considerar
  • Pode ser jogado com jogadores casuais pela facilidade do jogo
  • Funciona bem em qualquer número de jogadores

Pontos de atenção:

  • É um jogo de completar o tabuleiro, se você não gosta do estilo talvez não seja para você
  • Não possui tanta interação entre os jogadores quanto alguns gostariam

Indian Summer é aquele tipo de jogo de encaixar peças que precisa fazer parte da sua coleção se você gosta do estilo. Bonito, simples e muito estratégico vai fazer bastante sucesso.

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s