Jogo de tabuleiro TELMA

Leve tudo se outro gritar primeiro em TELMA

Jogo de cartas Telma

Em TELMA, lançado pela editora DEVIR, cada jogador precisa ter boa memória e ser rápido para se livrar de todas as suas cartas e pontuar.

É um jogo para 4 a 8 jogadores à partir de 6 anos para partidas rápidas e muito animadas!

Como se joga TELMA?

Distribua todas as  cartas entre os participantes. Em seguida cada jogador escolhe para si um apelido, sendo esse um substantivo comum (casa, mesa, cadeira, carro, etc) que deve ser dito em voz alta para que todos da mesa saibam o apelido de cada um.

O primeiro jogador então revela sua primeira carta de sua pilha e um a um em sentido horário vão revelando sua primeira carta.

E isso vai acontecendo até que DOIS jogadores tenham diante de si cartas com o mesmo símbolo.

Dois símbolos iguais no jogo de cartas TELMA

Quando isso acontece, ambos estão em contenda e aquele que dizer o apelido do outro jogador envolvido na contenda primeiro vence.

O perdedor pega todas as cartas da mesa que foram reveladas e coloca debaixo da sua pilha.

O jogador que recolheu as cartas recomeça, revelando sua primeira carta. Assim que um jogador ficar sem cartas ele vence a primeira rodada e recebe um ponto.

Todas as cartas então são embaralhadas e distribuídas novamente, mas agora para a segunda rodada todos os jogadores precisam adicionar um adjetivo ao seu apelido escolhido na rodada anterior (carro verde, roupa bonita, etc) e partida é realizada conforme anteriormente já explicado.

O vencedor da segunda rodada recebe um ponto e caso ele tenha vencido a primeira ele é o vencedor da partida, caso não vamos para a terceira rodada, onde os jogadores devem adicionar uma procedência ao apelido com adjetivo da segunda rodada (carro verde japonês, roupa bonita da França).

O vencedor da terceira rodada recebe dois pontos e  vence a partida quem tiver mais pontos.

Existem cartas com dois símbolos, nesse caso todos os jogadores que possuem a carta com esses símbolos (somente a primeira carta da sua pilha fica visível para avaliar o símbolo atual) estão em contenda e o jogador que tiver seu apelido falado (ou gritado) deve recolher todas as cartas para si.

Cartas com símbolos duplos do jogo de cartas TELMA

Também existe no baralho uma carta da TELMA, “O Surto”, onde todos podem dizer o apelido de qualquer outro jogador, e quem tiver seu apelido dito primeiramente leva todas as cartas já reveladas.

Carta

Acessibilidade

Embora o jogo seja bastante colorido os símbolos diferentes podem ser identificados sem problemas, tornando o jogo bem acessível para quem tem restrição de identificação de cores.

Acessibilidade do jogo de cartas TELMA

* Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

Dá para jogar com crianças?

SIM, mas para jogar crianças com adultos o jogo precisa ser jogado de uma maneira mais tranquila, pois talvez a criança tenha um pouco de dificuldade em lembrar os apelidos.

Já entre crianças o jogo funciona super bem, embora as crianças precisam ter mais ou menos a mesma idade.

O que achamos do TELMA?

Um jogo tão simples e ao mesmo tempo muito divertido. TELMA exige boa memória e reflexos rápidos para identificar os símbolos iguais.

Fica ainda mais caótico quando sua carta ou de alguém é uma carta dupla, podendo envolver até 3 jogadores na mesma contenda ou quando surge a carta “O Surto”.

Cartas do jogo de Cartas TELMA

É um jogo para bagunçar com a família e amigos, sem exigir muito tempo. A escolha dos apelidos é muito bacana especialmente com os acréscimos posteriores.

O que gostei:

  • Barato
  • Rápido e simples de explicar
  • Muito divertido
  • Cabe na bolsa e dá para jogar em qualquer lugar

Pontos de atenção:

  • Exige reflexo e boa memória, o que pode não agradar alguns jogadores

TELMA é aquele jogo rápido, simples mas muito bacana que cabe em qualquer lugar e agrega um bom número de jogadores (até 8) sendo ideal para jogar em família ou com amigos nos encontros ou antes das partidas principais, muito recomendado também por trabalhar o reflexo e a memória.

E se gritar primeiro “ferro velho preto do Paraguai” eu levo todas as cartas!

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

5 comentários

Deixe um comentário