Elizabeth Hargrave - Wingspan

13 mulheres que criaram jogos que você já jogou

Elizabeth Hargrave - Wingspan

08 de Março é o Dia Internacional da Mulher, data que foi oficializada pela ONU na década de 70 como uma data voltada para a reflexão em torno das causas que afetam a vida e cotidiano de milhões de mulheres ao redor do planeta.

E para lembrarmos dessa data vamos conhecer algumas mulheres que criaram excelentes jogos de tabuleiro para conhecermos e refletirmos também à respeito da presença e participação criativa da mulherada no universo dos jogos de tabuleiro e valorizarmos sempre o trabalho delas.

Elizabeth J. Magie Phillips

Elizabeth J. Magie Phillips

Elizabeth foi criadora do jogo The Landlord’s Game  nos idos de 1900 e que serviu como base para a posterior criação do Banco Imobiliário, ou Monopoly. O jogo criado por ela foi uma ferramenta para ensinar sobre as idéias do economista Henry George.

Agora vale (quase) tudo no Monopoly Cheater's Edition

Embora exista uma certa polêmica em relação ao uso do jogo criado por Elizabeth, é fato que sua criação foi um marco no mundo dos jogos, tanto pela popularidade do Monopoly quanto pela sua existência até os dias de hoje.

Susan McKinley Ross - Qwirkle

Susan McKinley Ross

Susan é a criadora do famoso Qwirkle, que foi vencedor do aclamado prêmio alemão de jogos Spiel des Jahres em 2011. Qwirkle é um excelente jogo para toda a família, com uma pegada bem inteligente onde os jogadores precisam combinar cores e formas.

Interessante é que ela teve a idéia para fazer o Qwirkle alguns dias após ver dois amigos jogando Scrabble e tendo um sonho onde via algo similar a uma partida de Qwirkle finalizada.

Inka Brand - EXIT

Inka Brand

Inka é designer de jogos em tempo integral, e começou nessa jornada em 1999 tendo seu primeiro jogo lançado em 2006. Atualmente ela tem trabalhado na série de jogos EXIT, que se tornou extremamente popular e já conta com diversos títulos.

Jogo de tabuleiro Village

Inka também lançou jogos como Village, Ganges e até mesmo títulos infantis como A Torre Encantada.

Nikki Valens

Nikki Valens

Um dos jogos mais famosos criado por Nikki juntamente com Corey Konieczka é o sucesso Eldtrich Horror, baseado nos contos de horror do escritor H. P. Lovecraft. Nikki também foi responsável pelas expansões do jogo que atualmente fazem a alegria dos fãs da franquia deixando o jogo ainda mais interessante.

Quem são os vencedores do prêmio Dice Tower - Mansions-of-Madness

Além disso oInk grande Mansions Of Madness é obra dessa designer, que claramente prefere jogos com narrativas fortes e grande imersão nos universos ali retratados.

Marsha J. Falco - SET

Marsha J. Falco

Imagine você criar um jogo de cartas que se tornará um sucesso mundial com mais de 10 milhões de cópias vendidas enquanto faz pesquisas genéticas na universidade de Cambridge?

Marsha Falco é a autora de um dos jogos mais famosos no mundo. Na verdade de um jogo de cartas muito popular, o SET, com mais de 10 milhões de cópias vendidas e um dos jogos mais jogados no mundo.

Jogo de cartas SET

Tudo isso aconteceu nos idos de 1974 quando Marsha montou um sistema de cartas para identificar cachorros da raça Pastor Alemão que possuíam epilepsia. Conjuntos de símbolos diferentes representavam traços diferentes.

Enquanto usava esse sistema para explicar as probabilidades matemáticas para os veterinários, Marsha achou divertido encontrar as diferentes combinações e com isso nasceu o SET, que foi refinado até seu lançamento em 1990.

Scotland Yard

Dorothy Garrels

O jogo Scotland Yard foi o vencedor do prêmio alemão Spiel des Jahres em 1983 e foi criado com um conjunto do qual Dorothy Garrels fez parte. Fato interessante é que não existe mais nenhuma menção a outro jogo o qual ela tenha criado ou participado.

Entretanto agradecemos grandemente a Dorothy pelo excelente trabalho no Scotland, que no Brasil foi lançado como Interpol pela GROW e fez a infância de muitos mais feliz por aqui.

Sophia Wagner - Noria

Sophia Wagner – Noria

A autora do Noria, lançado no Brasil pela Ludofy, também já possui outros jogos no mercado. Sophia ganhou o “Spiel des Jahres Fellowship” em 2015, que é uma espécie de prêmio para novos designers de jogos, onde o designer terá algumas experiências em diferentes áreas do mercado de jogos.

Jogo de tabuleiro Noria

Ela, por exemplo, visitou a editora Ravensburg e passou ali uma semana com o experiente designer Jens-Peter Schliemann.

Elizabeth Hargrave - Wingspan

Elizabeth Hargrave

A mãe de um dos títulos mais cobiçado dos últimos anos, Elizabeth é a criadora do Wingspan, que recebeu o prêmio alemão Spiel des Jahres em 2019 e tornou-se um sucesso de público.

Jogo de tabuleiro Wingspan

Segundo ela a idéia do Wingspan veio da necessidade que ela percebeu de jogos com temas diferentes e que realmente envolvessem as pessoas com novos assuntos, como o cuidado com a natureza.

Byanca Melina

Bianca Melyna

No cenário brasileiro também existem ótimas criadoras de jogos, e uma delas é a Bianca Melyna, criadora do Grasse.

Jogo de tabuleiro Grasse

Grasse é um jogo sobre combinações de fragrâncias e ingredientes para a criação de perfumes, sendo um lindo e excelente jogo, que foi um sucesso no financiamento coletivo, recebendo também o prêmio de jogo do ano na Ludopedia na categoria jogo Expert do ano de um designer nacional.

Bianca trabalha também em outros títulos no Moby Studios, em parceria com seu marido Moisés Pacheco.

Sabrina do Valle

Sabrina do Valle

Mais uma autora de jogos brasileira, Sabrina trabalhou no desenvolvimento do jogo de cartas Sereias, que foi lançado em 2019 em parceira com a editora Potato Cat.

Jogo de tabuleiro Sereias

Além do ótimo trabalho com o Sereias, Sabrina também trabalha em outros títulos, como o Lunetas que participou do concurso de protótipos da Precisamente Jogos e será lançado como Stellarium.

Samanta Geraldini

Samanta Geraldini

Samanta está à frente da editora Potato Cat, e já criou diversos jogos que foram lançados, como Cartas a Vapor, Café Express e New Eden Project.

Jogo de tabuleiro New Eden Project

E com essa intensa (e extensa) participação na produção de títulos nacionais, Samanta destaca-se também pela condução da Potato, que trabalhou para o lançamento do Sereias e também de diversos micro jogos em parceria com a Diceberry.

Isabel Butcher e Graziela Grise

Isabel Butcher e Graziela Grise

Essa dupla tem uma participação importantíssima no mercado de jogos brasileiros, sabe porquê? Pois além de serem as criadoras do jogo infantil Macacos me Mordam, elas estão à frente da editora de jogos infantis a Curió Jogos.

Copa da árvore do jogo infantil Macacos Me Mordam

E além do Macacos me Mordam, a Curió também lançou outro jogo com a participação da Isabel, o Quero Quero.  Jogos fofos e inteligentes para toda a criançada em um mercado que carece de jogos nessa linha.

E você conhece alguma outra mulher que criou ou ainda cria jogos? Conta pra gente!

Quero ler mais artigos como esse?

Siga nosso Facebook   Twitter   Instagram,  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s