Nessa série, falaremos a respeito de alguns jogos premiados pelo Spiel des Jahres e suas curiosidades.
Para quem não conhece, o Spiel des Jahres é uma importante premiação alemã que premia os melhores jogos lançados por lá desde 1979, selecionando os melhores e mais legais jogos lançados por lá.
Vamos para a quarta e última parte (se perdeu a primeira parte, não se preocupe, pode lê-la clicando aqui e a segunda parte clicando aqui e a terceira aqui).
Ticket to Ride – Vencedor 2004
Ticket To Ride, o jogo mais famoso do designer Alan Moon, foi criado em 2003. Ele estava dando uma volta próximo à sua casa em Massachusetts pensando a respeito de um protótipo de um complexo jogo de ferrovias que ele havia jogado na noite anterior.
A partida de teste havia sido ruim e ele estava pensando em como melhorar isso.
E de repente ele teve a inspiração para fazer o Ticket To Ride. Ele começou a andar cada vez mais rápido para casa para fazer o protótipo logo e então a trabalhar e assim que ele completou esse, o jogo já estava 90% completo.
Thurn and Taxis – Vencedor 2006
O jogo é baseado no Thurn and Taxis Post, o antigo serviço postal na Bavaria e adjacências. O jogo incorpora muitos prédios históricos e outros aspectos também históricos.
Os designers consultaram Peter Styra, do Thurn and Taxis Museum para informações sobre questões históricas no jogo, que também estão presentes no manual do jogo.
Dixit – Vencedor 2010
Jean-Louis Roubira, um psiquiatra infantil era também autor, compositor e game designer.
Embora Dixit só tenha sido publicado nos idos de 2009, ele havia começado o jogo em 2002 terminando seu protótipo em2004. Segundo ele o jogo foi feito a partir do seu amor pelas palavras, poesias e experiências com o jogo “The Dictionary Game”.
Qwirkle – Vencedor 2011
Na primavera de 2005 dois bons amigos da Susan McKinley Ross estavam jogando Scrabble na sua casa.
Ambos eram bons no jogo e Susan gostava de assisti-los, quando ela percebeu que sua parte favorita do jogo era fazer palavras em duas direções de uma vez.
Alguns dias depois ela teve a idéia para o Qwirkle. “Eu tive um sonho onde eu vi algo similar a uma partida terminada do Qwirkle.
Eu acordei e decidi que aquilo parecia interessante para eu tentar fazer aquilo”.
Hanabi – Vencedor 2013
Les XII fez mil cópias em francês da primeira edição desse jogo, a Hanabi & Ikebana em 2010. A parte de design gráfico foi feita pela esposa do designer Bauza.
Embora ele admita que seus jogos são abstratos, o tema veio da arte de dois itens da cultura japonesa: jogos de artifício (hanabi) e arranjo floral (ikebana).
A idéia de flores está presente em ambas as palavras para fogos de artifício e arranjo floral. Hoje em dia, as cópias da edição da Les XII são relativamente difíceis de encontrar.
Essa foi a última parte da série de jogos vencedores do Spiel des Jahres e suas curiosidades. Deixe seu comentário e curtida 🙂
Se você gosta do meu conteúdo descubra os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!
[…] A decoração do lugar é muito bacana, com um destaque especial para os pôsteres espalhados pela casa que apresentam todos os jogos que venceram o prêmio alemão Spiel des Jahres. […]
CurtirCurtir