Jogo de cartas Hanabi

Crie o melhor show de fogos em HANABI

Jogo de cartas Hanabi

Chegou a época do Hanabi!

Hanabi é uma palavra japonesa que significa “fogos de artifício” e também são festivais que acontecem no Japão onde o evento principal é a queima de fogos!

E você e seus amigos serão responsáveis por criar o show de fogos de artifícios mais bonito possível, e esse é o objetivo de vocês no jogo de cartas da Papergames, o HANABI, um jogo para 2 a 5 jogadores, onde todos precisam trabalhar em equipe para que o festival seja um sucesso!

Jogo de cartas Hanabi

Como se joga HANABI?

HANABI é um jogo cooperativo, ou seja, todos precisam trabalhar em conjunto para vencer a partida.

O objetivo de vocês é montar o melhor show de fogos de artifício, e para que isso aconteça é necessário colocar as cartas na mesa de acordo com sua cor e em ordem numérica crescente.

Existem 5 cores e os números vão do 1 até  5. Cada jogador vai receber uma quantidade de cartas (de acordo com o número de jogadores).

As cartas de dicas (azuis) e de penalidade (vermelhas) são colocadas ao lado e a partida está pronta para começar.

A grande diferença no HANABI é que quando o jogador recebe suas cartas ele não pode ver quais cartas ele tem, ou seja, deve segura-las mostrando suas cartas para os demais jogadores.

img-20200310-wa0005964780054.jpg

Dessa maneira todos os jogadores sabem quais cartas os demais tem, menos o próprio dono da carta.

Na sua vez você pode realizar UMA das seguintes jogadas:

  • Dar uma informação

Quando um jogador decide dar uma informação na sua vez, ele deve retirar da pilha de cartas de dicas (azuis) uma carta e coloca-la dentro da caixa do jogo, representando assim que uma dica já foi usada.

Em seguida ele pode dizer para outro jogador que ele escolher a cor OU número de uma ou mais cartas daquele jogador.

Por exemplo: Ele pode dizer para o jogador X que aquele jogador possui 2 cartas AMARELAS, ou que ele tem 1 carta número 1.

Ele só pode dar apenas uma informação, seja COR ou NÚMERO, nunca as duas, e o jogador que recebeu a informação organizar suas cartas (sem olha-las) para identificar a informação que recebeu.

img-20200310-wa0004-75670555.jpg

  • Jogar uma das suas cartas fora (descartar)

O jogador da vez pode optar por descartar uma de suas cartas. Sendo assim ele coloca essa carta sem olha-la em uma pilha à parte, compra uma nova carta (sem olhar qual carta é) e também retorna uma carta de dica para a pilha de cartas de dicas!

  • Colocar uma carta na mesa

A terceira ação possível para um jogador é colocar UMA carta sua na mesa, começando assim a montagem do show de fogos.

Essa carta pode começar uma sequência de alguma cor ou ser adicionada à uma sequência que já havia sido iniciada anteriormente.

Se a carta que o jogador colocar na mesa não puder iniciar uma sequência (ou seja não é uma carta número 1) ou não pode ser usada em nenhuma sequência existente já na mesa essa carta deve ser descartada e uma carta de penalidade é removida.

É hora do show de fogos em HA

Ao colocar uma carta na mesa o jogador deve comprar uma nova carta do baralho de cartas e adiciona-la à sua mão.

A partida prossegue entre os jogadores, sempre optando por uma das 3 ações descritas acima.

Só pode haver uma sequência de cada cor, e a partida termina imediatamente quando as três cartas de penalidades forem usadas indicando que os jogadores não conseguiram montar o show de fogos e perderam a partida 😦

Caso os jogadores consigam montar as 5 sequências de números e cores eles recebem a pontuação máxima.

Se acabarem as cartas do baralho de compra cada jogador ainda joga mais uma vez, encerrando a partida e calculando a pontuação para ver quão sensacional foi o show pirotécnico criado por vocês!

Acessibilidade

O jogo não depende de cores para ser jogado, pois as informações sobre cores que você tem são passadas pelos demais jogadores para você.

Além disso as cartas de cores diferentes tem símbolos diferentes, facilitando na identificação, um cuidado super importante para deixar o jogo bem acessível.

img-20200310-wa00072074402710.jpg

Como os jogadores precisam segurar as cartas o tempo todo, se houver alguma limitação motora é indicado o uso de um card holder para facilitar (aprenda a fazer um aqui).

Dá para jogar com crianças?

Dá SIM, mas só com crianças à partir de 7, 8 anos. O jogo exige paciência, uma boa dose de memória e comunicação, então pode ser ideal para estimular esses aspectos na criançada.

No desenvolvimento da comunicação, por exemplo, a criança perceberá que é necessário comunicar-se com clareza e objetividade para atingir os resultados. Também é importante aprender a ouvir e prestar atenção para reter as informações que estão sendo passadas.

Como é um jogo de cartas rápido, vai manter todos interessados, atentos e participativos o tempo todo.

O que achamos do HANABI?

HANABI é aquele jogo de cartas diferente, e que faz sucesso justamente pela facilidade das regras, trabalho em equipe e simplicidade.

É ideal para grupos que gostam de um desafio, pois a equipe precisará trabalhar bem a comunicação e aprender a entender o que as informações transmitidas realmente significam, pois é preciso passar o máximo de informação possível dizendo apenas o número OU a cor das cartas dos seus parceiros.

img-20200310-wa00091164260890.jpg

O jogo ainda vem com algumas variantes que podem ser experimentadas para deixar o jogo ainda mais desafiador e com possibilidades diferentes.

Pontos Positivos:

  • Um jogo fácil de explicar, com regras simples e partidas rápidas
  • Estimula o trabalho em equipe e a comunicação eficiente
  • Acaba sendo um desafio para os jogadores, pois a pontuação final pode ser anotada e o time pode tentar fazer pontuações melhores

Pontos de atenção:

  • É preciso um pouco de paciência até os jogadores se acostumarem com o fato de suas cartas estarem ao contrário e também de quais informações podem ser passadas, mas com algumas partidas todos ficam bem familiarizados
  • É importante que todo o grupo esteja no espírito de vencer o desafio proposto, pois se um jogador não entender o desafio, ele pode se frustrar e atrapalhar o grupo.

HANABI é mais um jogo muito interessante e diferente que a Papergames traz para o Brasil. Para você trabalhar em equipe com seus amigos e família em um jogo simples de entender, rápido de jogar e com um desafio inteligente e bacana!

E vamos montar o melhor show de fogos de artifícios!

Leia mais resenhas como essas!

Siga nosso Twitter  FacebookInstagram e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s