Jogo de tabuleiro Karekare

Colonizar e construir para vencer em Karekare

Jogo de tabuleiro Karekare

“Você vai ver
A vida vai te mostrar
Que dá pra ser bem feliz
No seu lugar”

Em Karekare da DEVIR cada jogador assume o papel do líder de uma tribo maori buscando conquistar novos espaços no recém descoberto arquipélago de Aotearoa, em partidas para 2 a 4 jogadores com bastante interação e estratégias pela frente.

Como se joga Karekare?

O jogo se passa durante 3 rodadas, onde ao final da terceira rodada o jogador que tiver acumulado mais pontos de honra vence a partida.

Para acumular pontos de honra você precisa construir cabanas, colocar seus barcos e estabelecer plantações nos terrenos que vão sendo revelados à medida que o jogo acontece.

Cada jogador recebe então um conjunto de peças da sua respectiva tribo, bem como uma ficha com o resumo das regras. São fornecidos alguns recursos iniciais (madeira e batata doce) para todos os jogadores.

IMG-20200301-WA0005

Além disso são separadas e posicionadas no centro da mesa 3 peças de terrenos, que indicam os terrenos iniciais da nossa exploração.

Também separamos 3 pilhas de peças de terrenos de acordo com a quantidade de jogadores. Essas pilhas são as 3 rodadas do jogo e sempre que uma pilha terminar nós contaremos os pontos e começaremos então a próxima rodada.

Com tudo isso pronto a partida está pronta para começar.

Inicialmente cada jogador vai escolher duas peças de terreno de alguns que serão disponibilizados, e você sempre terá duas peças de terreno na sua mão.

Os terrenos disponíveis são: As florestas, rios, plantações e colinas.

Na sua vez você realizará as seguintes ações:

  • Colocar uma peça de terreno em jogo, sempre adjacente a uma ou mais peças já existentes na mesa (essa ação é obrigatória).
  • Executar a ação ou ações de acordo com a peça que você colocou na mesa (opcional)
  • Comprar uma nova peça de terreno da pilha da rodada (obrigatório)

As ações que você pode realizar serão sempre relacionadas ao terreno que você colocou e os terrenos que estão ao lado dele, e a ficha

A ordem das ações é você que escolhe, pois o seu terreno pode ter sido colocado ao lado de 2 ou 3 terrenos, sendo assim você faz as ações que cada combinação de terrenos permite na ordem que preferir.

IMG-20200301-WA0009

No exemplo abaixo, se eu colocar uma peça de rio (água) ao lado de uma peça de rio de acordo com a ficha de resumo das ações eu posso dar uma madeira para colocar um barco meu em uma das duas peças de água.

Além disso se a mesma peça também estiver ao lado de um terreno de colina eu posso ver qual a ação correspondente e realiza-la se eu quiser ou se for possível.

IMG-20200301-WA0008

E as combinações de terrenos permitem diversas ações como colocar seus barcos em jogo, construir cabanas, estabelecer plantações de batata-doce,  remover barcos adversários e colocar o seu no lugar e receber madeira ou batata-doce entre outras possibilidades.

Então cada jogador vai colocando um terreno em jogo, realizando as ações possíveis e comprando um novo, até que todos os terrenos da pilha terminem, e quando isso acontece os pontos são somados e marcados no tabuleiro de pontuação.

Na primeira e na segunda rodada cada barco seu no tabuleiro rende 4 pontos, e cada cabana rende 3 pontos.

Já na terceira e última rodada além dos pontos dos barcos e cabanas se você tiver 3 ou mais plantações recebe 4 pontos e se tiver 4 ou mais cabanas recebe 4 pontos também.

Na última rodada 4 madeiras valem 1 ponto e cada 2 batatas-doces rendem 1 ponto.

Vence a partida o jogador com mais pontos de honra acumulados ao final da terceira rodada.

Acessibilidade

O jogo tem cores bem distintas, e como todas as peças estão visíveis para todos os jogadores não existe restrição com relação à identificação de cores, pois todos podem ajudar quem tiver eventuais dificuldades.

Além disso não é necessário segurar cartas ou manusear componentes, sendo necessário apenas colocar um terreno em jogo (que pode ser feito com a ajuda de qualquer jogador) sendo assim um jogo bastante acessível para quem tem limitações motoras.

Dá para jogar com crianças?

Depende, pois embora Karekare pareça de cara um jogo mais infantil ele na verdade precisa de bastante atenção e planejamento, pois a colocação dos terrenos possibilita inúmeras maneiras de jogar e estabelecer sua estratégia. Além disso o jogo permite uma certa interação e interferência no jogo dos oponentes.

Dessa maneira Karekare é adequado para crianças mais velhas à partir de 8 anos que já estão familiarizas com jogos de tabuleiro em geral e que já conseguem lidar melhor com a interferência dos adversários no seu jogo.

IMG-20200301-WA0007

O jogo também traz informações bacanas sobre as aves retratadas nas tribos, apresentando aspectos históricos e despertando a curiosidade para saber mais à respeito desses animais e do próprio processo de desenvolvimento da civilização Maori.

O que achamos do Karekare?

Karekare é um jogo que inicialmente chama bastante a atenção pela beleza do conjunto, afinal possui peças de madeira bem coloridas, peças de terrenos, um tabuleiro para marcar pontos, etc.

Mas não se engane achando que o jogo é apenas bonito, pois você tem aqui um jogo muito divertido e interessante, onde você precisa fazer o melhor possível com as peças de terrenos que você tem em mãos e ficar sempre de olho nos seus adversários.

A combinação dos terrenos para realizar as ações no começo pode assustar um pouco, mas depois de algumas rodadas os jogadores já estarão certamente mais familiarizados.

Jogo de tabuleiro Karekare

Além disso Karekare possui interação entre os jogadores na medida certa, pois é possível  remover os barcos do adversário mas não as cabanas, e ainda o jogo possibilita que o próprio jogador remova seu barco do tabuleiro e receba mais pontos por isso.

Pontos Positivos:

  • Um jogo visualmente muito agradável
  • Uma bela produção com componentes de madeira, como barcos, cabanas, marcadores de madeira e batata-doce
  • Uma combinação interessante de interação entre os jogadores e decisões que o jogador tem para realizar na colocação do seu terreno
  • À medida que você joga algumas partidas consegue perceber aqueles detalhes que deixam as partidas mais interessantes (melhor posicionamento dos terrenos, aproveitar oportunidades deixadas, etc).
  • Funciona bem em todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Existe uma boa dose (embora bem equilibrada na minha opinião) de interação entre os jogadores, pois você pode remover os barcos dos seus adversários, embora isso vá exigir planejamento por parte deles.

Karekare chega para ser aquele jogo mais rápido e tático, em partidas entre 40 minutos e 1 hora com planejamento e aproveitamento das oportunidades, pois afinal quem tiver mais pontos de honra ao final será a tribo vencedora!

Leia mais resenhas como essas!

Siga nosso Twitter  FacebookInstagram e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s