Jogo de cartas CLAIM

CLAIM, dispute o trono em divertidas partidas

Jogo de cartas CLAIM

CLAIM 1 e 2 lançado pela PaperGames é um jogo para 2 jogadores, com partidas rápidas e um desafio muito legal onde seu objetivo é disputar cartas para montar um baralho que será usado para combater diretamente as cartas que seu adversário também coletou.

Como se joga CLAIM?

Cada jogador recebe 13 cartas e a partida está pronta para começar.

As cartas restantes formam o baralho de compra e a primeira carta é revelada. Essa carta que será disputada por ambos os jogadores.

O jogador inicial então escolhe uma carta da sua mão e joga-a. O outro jogador é obrigado a jogar uma carta do mesmo tipo e a carta de valor mais alto vence a disputa pela carta que está no centro da mesa.

Caso o outro jogador não consiga jogar uma carta do mesmo tipo ele automaticamente perde a disputa pela carta que está no centro.

O vencedor da disputa coleta a carta que estava em disputa e coloca-a na sua pilha de seguidores. O perdedor compra a primeira carta do baralho de compra e coloca-a na sua pilha de seguidores.

Esse sistema de disputa acontece até que todas as cartas tenham sido disputadas e cada jogador agora possua um outro baralho com 13 cartas.

As cartas usadas nas disputas vão sendo descartadas e não entram mais em jogo.

O baralho de 13 cartas de cada jogador agora será usado para disputar cartas, porém agora o confronto é entre as cartas que estão nas mãos do jogadores.

O jogador inicial joga uma carta e seu oponente deve jogar uma do mesmo tipo, e a mais alta vence. O vencedor recolhe ambas que vão para sua pilha de pontos. Se o oponente não tiver uma carta do mesmo tipo ele joga qualquer carta da sua mão que desejar mas já perdeu a disputa.

O grande barato é que cada facção possui poderes especiais que afetam a dinâmica e a interação entre as cartas.

Por exemplo, se o jogador inicial jogar um Goblin e seu adversário um Cavaleiro ele vence automaticamente a disputa independente da sua força.

Já os Doppelgängers são coringas, ou seja, assumem a facção jogada pelo líder ou podem ser sua própria facção.

Os mortos vivos usados na primeira fase do jogo (onde a carta no centro da mesa está sendo disputada) não vão para o descarte e sim para a pilha de pontos do vencedor da disputa.

E o CLAIM 2 além de ser um jogo independente com facções com poderes bem legais, como os profetas que permitem ao vencedor da disputa da carta pega-la ou olhar a carta do topo do baralho e optar por ficar com ela ao invés da carta no centro da mesa.

No CLAIM 2 temos também os Trolls que se jogados na segunda fase somente o maior é recolhido pelo vencedor, o outro fica na mesa sendo recolhido pelo vencedor da próxima rodada.

Os gnomos e gigantes interagem de maneira muito legal, pois cada gnomo ganho fica na frente do vencedor, podendo ser esmagados (e retirados do jogo) pelos cartas de gigantes do mesmo valor.

E vence a partida quem ao final do jogo tiver o voto de mais facções, que seria a maioria de cartas de cada facção. Quem tiver maioria em 3 das 5 facções vence.

Acessibilidade

O jogo não tem dependência de cores ou textos, bastando segurar as cartas para poder jogar. Se houver alguma dificuldade nesse sentido pode-se usar um card holder para facilitar a partida.

Dá para jogar com crianças?

Dá SIM! Embora seja um jogo para 2 pessoas é perfeitamente possível jogar com a criançada à partir de 7, 8 anos. Eles vão precisar de algumas partidas para assimilarem os poderes de cada facção mas não é nada complicado.

É um jogo que vai ensinar a avaliar o que seu oponente está fazendo, quais cartas ele está coletando e planejar o uso das suas cartas fazendo o melhor uso possível dos poderes de cada facção.

Ainda é possível misturar a primeira e a segunda caixa do CLAIM para jogar com 3 ou 4 pessoas, sendo em 4 pessoas em duplas, o que deixa o jogo ainda mais legal.

O que achei do CLAIM

CLAIM é um dos melhores jogos para duas pessoas que existe no mercado, especialmente para quem procura uma alternativa rápida, fácil de jogar e explicar mas com uma dose legal de estratégias.

Cada facção tem um poder diferente como mencionei e isso dá uma dinâmica bem especial ao jogo, pois permite que o jogador explore essa característica para conseguir mais cartas e junto com isso a leitura do seu adversário permite que mesmo cartas consideradas fracas vençam uma disputa.

Mais interessante ainda é a possibilidade de juntar as facções da primeira e da segunda caixinha do CLAIM para jogar em duplas, ai que o jogo realmente ganha uma dinâmica muito interessante, pois em dupla você precisa coordenar com seu parceiro para fazer o melhor uso das cartas.

Nem todas as facções são usadas, apenas 7 das 10, o que ainda permite uma variação legal em duplas ou com 3 jogadores.

O que gostei:

  • Uma excelente opção rápida, estratégica e com bastante variação para 2 pessoas
  • Fácil de explicar e assimilar as regras
  • Pode ser combinado com o CLAIM 2 para jogar em 3 ou duplas o que dá uma dinâmica ainda mais legal ao jogo
  • Pode-se misturar as facções das duas caixas mesmo para 2 pessoas, o que aumenta as possibilidades e combinações

Pontos de atenção:

  • É um jogo de disputa entre cartas, o que pode não agradar quem não gosta do gênero
  • Pode ter um fator sorte que não agrada mas como se trata de um jogo rápido e bem dinâmico não tem muito peso

CLAIM e CLAIM 2 são aquisições obrigatórias para quem deseja um jogo estratégico de cartas leve e rápido para 2 pessoas ou especialmente para jogar em duplas, até mesmo para brincar com a família e quem sabe criar um “Torneio de CLAIM” como a criançada aqui em casa inventou em fazer…

Os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM para você!

7 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s