Um usuário do Board Game Geek, Chris Wray publicou por lá uma lista com os jogos vencedores do prêmio alemão Spiel des Jahres com algumas curiosidades interessantes a respeito de alguns jogos.
Essa premiação considera os jogos lançados na Alemanha e destaca os melhores e mais legais na opinião deles.
Na verdade, Chris escreveu uma extensa série a respeito chamada “SdJ Revisited” e posteriormente ele criou a lista no Board Game Geek (para ver a lista completa em inglês clique aqui)
Selecionei algumas histórias interessantes a respeito de alguns jogos que venceram esse prêmio, confira nossa primeira parte!
Rummikub – Vencedor em 1980
Ephraim Hertzano e sua esposa Hanna adoravam um jogo de cartas chamado Rummy, mas jogar cartas era ilegal onde eles moravam (Romênia, 1930 – 1940).
Então o sr. Hertzano, um fabricante de escovas de dentes, imaginou uma maneira “legal” de jogar o tão amado jogo, substituindo as cartas por peças de plástico, que ficariam apoiadas em bases de madeira.
Enchanted Forest – Vencedor em 1982
Randolph ouviu dizer que a Ravensburger estava procurando um jogo com tema nos contos de fada, e lembrou-se então que Matschoss conhecia bastante a respeito do assunto.
Eles então começaram a trabalhar em um jogo de corrida e se isolaram no castelo Sababurg (mais conhecido como castelo da Bela Adormecida) para trabalharem no projeto.
Após o café da manhã certo dia eles abandonaram a idéia da corrida, e mudaram para então a idéia de coletarem tesouros. Eles prepararam um protótipo em quatros semanas, que foi apresentado a Ravensburger.
Dampfross – Vencedor em 1984
Watts fez mais de 70 mapas para Dampfross. Aliás, esse jogo de tabuleiro foi o primeiro vencedor desse prêmio que teve diversas expansões e extensões, algo que se tornaria comum mais tarde para os jogos de tabuleiro.
Sherlock Holmes Consulting Detective: The Thames Murders & Other Cases – Vencedor em 1985
Aparentemente um dos designers que leva crédito pelo jogo, Anthony Uruburu, não existiu.
Heimlich & Co – Vencedor em 1986
É grandemente reconhecido como o primeiro jogo que possuía uma trilha de pontuação ao redor do tabuleiro.
Na Alemanha, os jogadores se referem a esse tipo de trilha de pontuação como “Kramer Leiste” em homenagem ao designer do jogo, Wolfgang Kramer.
O primeiro jogo com essa trilha ao redor do tabuleiro foi publicado em 1982 pelo Kramer, para uma empresa de gás natural, no entanto como essa trilha foi usada no protótipo do Heimlich, esse jogo recebe o crédito do primeiro a usa-la.
Se você gosta do meu conteúdo descubra os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!
[…] Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 1) 21 21America/Sao_Paulo junho 21America/Sao_Paulo 2017 […]
CurtirCurtir
[…] Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 1) 21 21America/Sao_Paulo junho 21America/Sao_Paulo 2017 […]
CurtirCurtir
[…] Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 1) 21 21America/Sao_Paulo junho 21America/Sao_Paulo 2017 […]
CurtirCurtir
[…] Spiel des Jahres é um dos prêmios mais famoso do universo dos jogos de tabuleiro, que premia anualmente jogos lançados na Alemanha em diversas categorias (se quiser leia nossa série sobre jogos premiados por eles e algumas curiosidades a respeito clicando aqui). […]
CurtirCurtir
[…] contando com o apoio de algumas associações como a “Deutsches Spielearchiv” e o “Spiel des Jahres” no qual o Dr. Thole ajudou a fundar em 1978 e trabalhou como jurado alguns […]
CurtirCurtir
[…] considerado um clássico, sendo inclusive o primeiro vencedor do famoso prêmio alemão de jogos o Spiel des Jahres em […]
CurtirCurtir
[…] é a criadora do famoso Qwirkle, que foi vencedor do aclamado prêmio alemão de jogos Spiel des Jahres em […]
CurtirCurtir