Construa cidades e estradas em “Carcassonne”

Jogo de tabuleiro Carcassonne

Em Carcassonne da DEVIR você precisa construir cidades, estradas, monastérios e fazendas para ser o maior pontuador ao final da partida em um jogo muito simples mas com bastante estratégia para 2 a 5 jogadores.

Como se joga Carcassonne?

Carcassonne é um jogo extremamente simples. Coloca-se a peça inicial no centro da mesa, cada jogador recebe seu conjunto de peças (meeples) e a partida está pronta para começar.

Na sua vez cada jogador realiza duas ações, uma obrigatória e a outra opcional. A ação obrigatória é comprar uma peça fechada e posiciona-la no tabuleiro, sempre respeitando os tipos de terrenos que estão sendo conectados (estradas com estradas, campos com campos e cidades com cidades).

Sempre que uma construção for finalizada o jogador que for o “dono” dela (ou seja, tiver um dos seus meeples ali) recebe os pontos correspondentes e recolhe o seu meeple que está ali.

No exemplo abaixo o jogador amarelo pegou uma peça de estrada e deve posiciona-la nas peças já presentes na mesa, respeitando o tipo de terreno da peça que ele pegou (posicionando estrada com estrada)

Estradas no jogo de tabuleiro Carcassonne

Depois de posicionar sua peça o jogador pode ou não colocar um dos seus meeples na peça que ele acabou de colocar em jogo.

E é justamente o posicionamento dos seus meeples que renderá para o jogador pontos, pois quando uma construção é finalizada, ele recebe pontos por ela se o seu meeple estiver presente nela.

Uma estrada que estiver fechada em ambas as pontas, por exemplo, recebe um ponto para cada trecho da estrada. O jogador que tiver o seu meeple nessa estrada recolhe-o quando ela for finalizada e conta os pontos.

A estrada abaixo foi finalizada pelo jogador amarelo, ele deve então recolher seu meeple e contar 4 pontos (um para cada segmento da estrada).

Uma estrada completa vale pontos no jogo de tabuleiro Carcassonne

As cidades recebem pontos ao serem completamente fechadas, os monastérios recebem pontos ao serem completamente cercados. E os fazendeiros (trabalhadores que colocamos deitados nos campos) recebem pontos por cada cidade presente naquele campo.

A cidade abaixo recebe 10 pontos (2 por cada parte da cidade) mais 4 pontos (2 para cada escudo presente na cidade) totalizando 14 pontos!

Uma cidade completa no joog de tabuleiro Carcassonne

A partida termina assim que as peças para colocação no tabuleiro se esgotarem. Feito isso os jogadores ainda contam pontos pelos trabalhadores presentes nas peças em jogo e também contabilizam pontos pelos fazendeiros (que contam pontos para cada cidade presente nos campos conectados à eles).

O jogador com mais pontos vence a partida.

Acessibilidade

O jogo não tem dependência de cores, sendo portanto bem acessível nesse aspecto, já que todas as informações na mesa estão abertas para todos os jogadores em caso de eventuais dúvidas.

O jogo porém exige que os jogadores posicionem as peças na mesa uma do lado da outra e qualquer tremida ou esbarrão podem bagunçar a mesa, portanto se o jogador tem dificuldade ou limitação motora precisará do apoio dos demais para posicionar as peças para não deixar o tabuleiro bagunçado.

Seu exército de meeples no jogo de tabuleiro Carcassonne

Dá para jogar com crianças?

Com os mais velhos (à partir de 7 anos) dá sim! O jogo é bem simples e eles precisarão de uma partida para entender as idéias do jogo, mas conseguem acompanhar. Talvez não seja o jogo mais interessante em termos de tema para eles, mas se a criançada gostar é um prato cheio.

O que achamos do Carcassonne?

Carcassonne é um clássico dos jogos de tabuleiro com mais de 10 milhões de cópias vendidas. Grande parte do seu sucesso está na sua extrema simplicidade (colocar uma peça em jogo e colocar um meeple nela se você desejar) o que torna o jogo muito acessível mas não necessariamente um jogo simplista.

O Abade, uma mini expansão do jogo de tabuleiro Carcassonne

É possível jogar contando peças, o que deixa a partida muito mais acirrada (tanto que existe o campeonato brasileiro de Carcassonne para jogadores mais competitivos) ou jogar mais casualmente e sem tanta preocupação, tentando fazer o melhor com as peças que vão saindo para você.

É recomendável nas primeiras partidas você deixar de fora o uso do “fazendeiro” se os jogadores não estiverem familiarizados com o jogo, pois embora simples ele pode trazer um pouco de confusão para jogadores iniciantes.

A caixa da DEVIR ainda acrescenta a mini expansão do Rio, que deixa o começo do jogo um pouco mais interessante pelas possibilidades que são abertas, e também acrescenta o Abade que oferece mais um meeple e outra maneira de pontuar com ele.

São adições muito interessantes e que certamente deixarão a partida ainda melhor.

Mini expansão Rio no jogo de tabuleiro Carcassonne

Com relação à quantidade de jogadores o jogo funciona muito bem com até 3 jogadores.

Com 4 ou 5 a partida tende a ficar mais caótica, pois a quantidade de peças em jogo permanece a mesma mas você terá menos acesso a elas, dificultando a possibilidade de concluir seus planos ou simplesmente pegando peças eventualmente que não terão muita serventia para você.

Pontos Positivos:

  • Um jogo simples de explicar e jogar
  • Diversos caminhos para explorar durante a partida
  • Partidas rápidas
  • Mini expansões na caixa que agregam bastante ao jogo
  • Pode ser jogado de maneira descompromissada ou de maneiram mais competitiva
  • Funciona muito bem em 2 jogadores

Pontos de atenção:

  • Com mais de 3 jogadores o jogo pode ficar um pouco mais caótico pois a quantidade de peças continua a mesma mas os jogadores terão menos alternativas, ficando mais dependente da sorte para fazer boas jogadas

Carcassonne é aquele jogo simples mas muito bacana, ótimo para apresentar para a família e para amigos que não jogam com frequência. Simples de explicar, rápido de jogar mas com diversos caminhos para pontuar e vencer Carcassonne é sempre uma boa pedida!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s