6 passos para você preparar uma noite perfeita de jogos

Foto por Nadi Lindsay em Pexels.com

Com as festas de fim de ano chegando é uma época onde muitas famílias e amigos se reúnem para celebrar tanto o Natal quanto o Ano Novo em momentos regados a muita comida e diversão!

E mesmo no momento atual de Pandemia certamente muitas famílias vão preparar celebrações ainda que para um número menor de pessoas e uma excelente alternativa para passar um tempo legal com seus amigos e parentes são os jogos de tabuleiro.

Mas para jogar com a turma é preciso alguns cuidados especialmente se eles não estão acostumados a jogar, caso contrário pode gerar mais frustrações do que um tempo gostoso com a galera.

E para te ajudar preparei uma lista com 6 passos para uma noite (e todo o tempo que vocês tiverem) perfeita de jogos, então se prepare (lembrando que essas dicas são para quem quer jogar com um pessoal não muito acostumado, então se você já tem uma galera que joga com você talvez muita coisa aqui não seja muito relevante).

Saiba quem vem

Foto por Any Lane em Pexels.com

Pode parecer até bobo, mas se você não souber exatamente quem vem para suas festas de Natal e Fim de Ano pode ficar complicado planejar um tempo de jogatina.

Então sua primeira tarefa é ter certeza de quem vai comparecer, para ter uma noção da quantidade de pessoas, idade, gostos, estilos e até mesmo se tiver crianças por perto (alguns jogos para a criançada como Taco Gato, Bolachas, Fantasma Blitz e Sherlock Express são ótimos) para já disponibilizar alguns jogos para a criançada participar também se for o caso.

Tudo isso é muito importante para que os próximos passos sejam feitos com sucesso, então se você souber quem vem para as festas a chance de ter um tempo bacana de jogos é muito maior!

Escolha bem os jogos

Depois que você descobriu quem vem para as festas o próximo passo é escolher os jogos, e agora que as informações do passo anterior serão muito relevantes!

Como regra geral você precisa escolher jogos de acordo com a quantidade de pessoas que estarão na sua celebração, embora você possa ter algumas opções para grupos menores ou maiores, dependendo do interesse do pessoal.

Escolha também jogos com regras fáceis e que seja simples de jogar, pois muitas vezes uma quantidade maior de componentes pode assustar mesmo que o jogo seja simples.

Os jogos de cartas (como Sushi Go!, Pega em 6 e Kariba) geralmente fazem sucesso nesse quesito, pois todo mundo já está familiarizado com cartas e se o jogo tiver poucas regras melhor ainda.

Leve também em consideração a idade e perfil do pessoal, pois geralmente pessoas mais velhas não são muito ligadas em jogos com temas de fantasia ou jogos que exigem agilidade ou destreza e talvez jogos mais diretos (como AZUL, Carcassonne ou Genial) sejam mais adequados.

Componentes do jogo de tabuleiro Genial
GENIAL da editora DEVIR

Tenha as regras na ponta da língua

6 passos para ensinar jogos perfeitamente

Sabe aquele jogo que você comprou mais ainda não jogou? Ao menos que ele seja bem simples em termos de regras deixe ele guardado para outra ocasião, pois nesse momento é melhor optar por jogos com menos regras e que, principalmente, você esteja bem familiarizado com elas.

Então antes do pessoal chegar reserve alguns minutos antes para dar uma lida nos manuais ou mesmo assistir um gameplay só para refrescar a memória e não deixar ninguém confuso com as regras.

E se você não tem muita segurança para explicar regras eu te ajudo nesse outro artigo sobre como explicar regras de maneira perfeita (você pode ler o artigo aqui).

Prepare o ambiente

Foto por cottonbro em Pexels.com

Se está pensando em jogar com a galera na noite de Natal é bom considerar a dinâmica do espaço necessário para que isso aconteça.

Ao menos que sua casa seja grande e tenha diversas mesas disponíveis é bom já pensar como vai liberar o espaço após a ceia e garantir que haja espaço suficiente para jogar sem risco de derrubar comida ou bebida nos jogos.

Caso o pessoal prefira jogar e beber alguma coisa tenha certeza que existe espaço suficiente para isso.

Se for jogar durante um churrasco uma alternativa é separar uma mesa para isso e preferir jogos de cartas que não ocupam muito espaço (e com sleeves).

Se tiver portas cartas eles serão muito úteis para quem quiser ficar mais à vontade se concentrando apenas no jogo!

Organizadores Tabletop Master
Porta cartas e componentes da Tabletop Master

Seja natural

Se o pessoal não está acostumado a jogar pode acontecer de algumas pessoas não se sentirem à vontade com isso, portanto não crie um clima ruim, pelo contrário deixe todos à vontade para participarem das partidas.

Geralmente as pessoas ficam intimidadas por não conhecerem as regras e por isso acham que não podem participar e que o jogo é apenas para quem já sabe as regras.

Deixe todos confortáveis para participarem ou não, inclusive quem quiser apenas assistir as partidas. Se tiver mais pessoas que já jogam procure convidar pessoas que não jogam para aprenderem ao invés de já fechar uma mesa com quem já joga.

Fique também atento ao horário, afinal se estiver muito tarde pode ser que o pessoal não se anime a conhecer novos jogos e talvez seja o caso de um jogo mais leve como o Black Stories, onde o pessoal mais conversa e dá risada do que qualquer outra coisa.

É uma oportunidade para envolver todos ou pelo menos dar oportunidade do pessoal conhecer jogos novos.

Menos é mais

Jogo de tabuleiro Barenpark
Jogo Barenpark

Sabe aqueles jogos que você comprou faz um tempo mas ainda não jogou? Então, esse momento talvez não seja a hora para joga-los ainda, ao menos que sejam jogos simples e fáceis, pois o pessoal pode já estar meio cansado dependendo do horário e talvez sejam jogos mais indicados para quem já tem alguma familiaridade.

Não coloque muitos jogos na mesa, prefira 2 ou 3 opções de jogos fáceis e que entregam uma experiência legal, assim o pessoal consegue aprender e jogar mais partidas!

O pessoal gostou tanto de um jogo que não quer aprender outro? Deixe seu espírito de jogador de lado, relaxe, participe das partidas e divirta-se com eles, afinal o momento é mais do que jogar, mas sim compartilhar bons momentos e criar boas lembranças!

Gostou dessas dicas? Você adicionaria alguma dica nessa lista? Me conta!

Toda semana tem resenhas, artigos e dicas sobre jogos de tabuleiro lá no meu Instagram

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s