Criadores do Icecool

3 perguntas para Edgars Zakis e Janis Grunte criadores do Icecool

Você conhece o Brian Gomez?

Se você olhar na caixa do seu Icecool vai descobrir que o “autor” do jogo é o Brian Gomez, mas o que talvez você não saiba é que Brian Gomez na verdade é um pseudônimo para 4 criadores de jogos da Letônia.

Edgars Zakis, Reinis Butans, Janis Grunte e o Egils Grasmanis são as mentes por detrás do jogo e essa semana tive o privilégio de conversar com dois deles, o Edgars e o Janis.

Todos trabalham na Brain Games que foi co-fundada pelo Egils em 2004 que é o dono da empresa.

E além de criarem jogos cada um tem uma função administrativa na empresa onde Janis cuida das vendas Edgars é gerente de projetos e editor e o Reinis cuida da logística e compras.

Descubra então um pouco sobre o trabalho e pensamento do Edgars e do Janis.

Edgars e Janis, por que jogar?

JanisPara mim principal razão e acima de tudo é o aspecto social do jogar. Estar juntos, conversar, fazer piadas e aproveitar uns aos outros.

Edgars – Existem muitas razões, mas a principal é: Se divertir. Muitas coisas podem estar ocultas nisso, como ser engraçado (num jogo festivo), pensar (num jogo estratégico) e animação (jogos com elementos mais aleatórios).

Isso depende do momento, de qual tipo de diversão você deseja. Isso também se sobrepõe de certo modo com relação à socialização (mesmo que ocasionalmente eu goste de jogar sozinho eu geralmente prefiro jogar com os outros).

As vezes tem a competição também mas isso é raro porque vencer não é tão importante para mim.

Por que criar jogos?

Janis – Por que não? Mas sério, pelo menos para mim é a história. O jogo cria histórias e as vezes eu penso “Eu gostaria que existisse um jogo que contasse essa história. Espere! Eu posso tentar cria-lo”.

Edgars – De novo, várias razões. A primeira seria para realizar idéias e criar algo (o que eu espero que traga felicidade para os outros). Isto caminha junto com a idéia de oferecer algo que vá acrescentar ao hobby.

Adicionalmente isso pode também servir para dar uma animada no ego e claro trazer algum retorno financeiro (talvez só pouco retorno mas se o jogo der certo pode ser uma renda extra).

Um jogo especial para você e porquê

Jogo Here I Stand

Janis – Um jogo muito especial pra mim é o Here I Stand, porque ele cobre meus dois hobbies favoritos: História e Jogos. Ele cobre as guerras Protestantes nos idos de 1500.

E o jogo em si é jeito de diplomacia e negociações, que são meus aspectos favoritos em jogos.

Edgars – Eu vou com o Through the Ages: A New Story of Civilization. No final do dia ele tem me dado uma grande quantidade de diversão de diversas maneiras e na maioria das vezes ele cria uma grande historia que eu aproveito bastante. Grande jogo!

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s