Dia 23 de Agosto é o dia “Internacional para relembrar o tráfico de escravos e sua abolição” criado para relembrar a revolta dos haitianos contra a escravidão naquele país em 1791, que resultou na independência do país em 1804.
Um assunto tão delicado e que foi parte da história do nosso país jamais deve ser esquecido, e felizmente existem alguns jogos de tabuleiro que tratam de maneira muito interessante esse tema, e podem ser utilizados como ótimas ferramentas para iniciar as discussões a respeito desse assunto tanto em sala de aula quanto dentro do contexto familiar, afinal é dentro de casa que os valores primordiais devem ser estabelecidos e cultivados.
Vamos aos jogos!
Freedom: The Underground Railroad
Lançado em 2013, Freedom coloca os jogadores na pele dos abolicionistas que precisam trabalhar em equipe, aumentando o apoio à causa e levando escravos para o Canadá.
É um jogo que ainda não está disponível em português e não tão fácil de encontrar, mas que com certeza leva à reflexão cada participante por conta das decisões e implicações de cada ação do grupo.
Endeavor
Em Endeavor você controla um império Europeu conquistando seu espaço no Mediterrâneo. Um dos meios possíveis para essa expansão é através da escravidão, assunto que o jogo trata de maneira direta, mas coerente.
É possível usar escravos e o jogo também retrata o declínio dessa prática.
Embora não seja uma prática necessária no jogo é interessante aproveitar a abordagem que o jogo proporciona para falar a respeito principalmente em contextos educacionais.
Quissama
De autoria de Ricardo Spinelli baseado no livro Quissama: o Império dos Capoeiras, Quissama não lida diretamente com o assunto, mas as referências são abundantes, especialmente por ser um jogo nacional, que vai lidar com o assunto e trabalhar o contexto à partir da nossa perspectiva histórica.
Se você procura um jogo para usar em sala de aula ou dentro de casa que tem como pano de fundo a história do Brasil, com personagens históricos e que permite falar à respeito da escravidão, Quissama é esse jogo!
E você, conhece mais algum jogo que permite tratar desse assunto? Deixe sua curtida e seu comentário.
Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram