Jogos de tabuleiro são ótimos para aprendermos! Sejam novas idéias, conceitos, maneiras de pensar e agir, com os jogos nosso repertório de informações certamente vai crescer à medida que vamos jogando.
Mas existem alguns jogos que usam elementos que de uma certa maneira são contra intuitivos ao que geralmente as pessoas imaginam. Seja um conceito mais simples, como aquele que tiver mais pontos vence, ou algo um pouco diferente, como a cor das peças no tabuleiro devem pertencer a um jogador, hoje vamos falar à respeito de
11 jogos para você esquecer tudo (ou quase) o que você aprendeu
Village
Em Village existe um conceito muito interessante, pois você controla uma família e deve desenvolver o máximo potencial de cada pessoa, seja na sua profissão ou dentro do clero. Só que para que as novas gerações se desenvolvam você precisa escolher quais membros da geração mais velha deve morrer.
Então o senso comum diria que você precisa cuidar de todos, mas em Village você eventualmente precisará decidir quais membros da sua família devem “descansar em paz” para o progresso das futuras gerações.
Keyflower
Quando você vê um monte de meeples na mesa você imagina que cada cor pertence à um jogador, mas não em Keyflower.
Em Keyflower a cor só é importante para o leilão e produção dos recursos, é a posição dos meeples na mesa que indica a quem eles pertencem na hora do leilão por exemplo.
Hanabi
Nesse ótimo jogo cooperativo da Papergames os jogadores precisam trabalhar em equipe para construir o melhor show de fogos de artifícios, porém o que deixa muitas pessoas confusas é que você precisa segurar suas cartas ao contrário!
Ao invés de segura-las com a face virada para você, você deve segura-la com a face virada para os demais jogadores, ou seja, somente eles enxergam as cartas que você possui, e isso com certeza confunde os iniciantes!
Bohnanza
Outro ótimo título que a Papergames trouxe para o Brasil, em Bohnanza você recebe 5 cartas, e a tendência natural é organiza-las da maneira que você achar mais conveniente, mas não em Bohnanza!
A ordem das cartas não pode ser modificada, e isso é parte fundamental do jogo, e com certeza uma idéia que confunde quem está jogando pela primeira vez!
Segundon
O primeiro que chegar vence, certo? Não em Segundon, pois nesse jogo quem marca pontos é o segundo colocado apenas.
Uma idéia diferente, original e que pode causar uma certa estranheza no início!
No Thanks!
Mais um jogo muito divertido do catálogo da Papergames, em No Thanks vence a partida quem tiver menos pontos ao final, sendo que as cartas representam a nossa pontuação, e podemos recusa-la colocando sobre elas fichas que vão diminuir nossa pontuação de acordo com a quantidade delas ao final do jogo.
Ou seja, você precisa recusar cartas para fazer menos pontos, e para isso usa fichas que reduzem seus pontos no final.
O jogo tem uma série de idéias que nas primeiras partidas podem não ser assim tão intuitivas para quem está começando a jogar, mas que o jogo é super divertido isso é!
CATAN
Um dos clássicos dos jogos de tabuleiro da DEVIR tem algumas idéias que podem causar uma certa estranheza em quem não está acostumado a jogar!
Você não posiciona suas construções no meio dos lugares e sim nas encruzilhadas, além disso os dados não servem para andar e você pode receber coisas mesmo quando não for sua vez.
Não são idéias super diferentes, mas que podem chamar a atenção de quem não joga com frequência.
Parade
Nesse jogo de cartas super bacana, você não quer pegar cartas pois elas representam seus pontos e vence quem tiver menos pontos.
Porém se você tiver a maioria de uma determinada cor aquelas cartas passam a valer apenas UM ponto cada uma, ou seja, pego ou não pego?
Parade traz idéias interessantes e diferentes para quem não está acostumado a jogar.
Quarto
Nesse jogo abstrato para duas pessoas, existem dois conjuntos de peças, um mais claro e outro mais escuro. De cara os jogadores já separam as peças e colocam em frente de si, afinal é um conjunto para cada jogador certo? ERRADO!
Em Quarto todas as peças pertencem a ambos os jogadores e na sua vez você escolhe a peça que seu adversário vai colocar no tabuleiro!
Ótimo jogo, com uma grande sacada que confunde um pouquinho no começo!
Biblios
Ao abrir a caixa você encontra 5 belíssimos dados coloridos, e o pessoal já sai rolando os dados…Mas espere! Em Biblios esses dados são usados apenas para marcar o valor das cartas no tabuleiro central, apenas isso.
Ou seja, dados que não são rolados certamente causam surpresa em quem não está tão acostumado a jogar!
Genial
Em Genial da DEVIR você precisa colocar peças no tabuleiro formando sequências da mesma cor, sendo que cada sequência rende avanços na trilha de pontos de cada cor, só que ao final da partida, sua trilha que estiver mais para trás (ou seja a última) será a trilha que valerá como sua pontuação final.
Essa idéia do menor ponto ser considerado sua pontuação final chama a atenção de quem está jogando pela primeira vez e torna o desafio de Genial muito interessante!
E você, conhece algum outro jogo com idéias diferentes?
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no