9 jogos para usar em sala de aula

9 ótimos jogos para você professor usar com seus alunos

Foto por Pixabay em Pexels.com

Os desafios que você professor enfrenta no dia-a-dia são inumeráveis.

São desafios que vão desde a infraestrutura do ambiente escolar até encontrar alternativas para motivar e desafiar seus alunos a se interessarem pelos assuntos apresentados.

E para te ajudar nessa tarefa vou te apresentar 9 jogos de tabuleiro que podem ser utilizados em sala de aula para criar interesse na garotada e também auxiliar na tarefa de trazer o conteúdo de aula de uma maneira diferente e interessante.

São jogos fáceis e que podem ser usados com grupos relativamente grandes, além de não serem demorados e certamente tornarão os momentos em sala de aula mais divertidos.

Jogo de tabuleiro Pega em 6

Pega em 6

Lançado no Brasil pela PaperGames, Pega em 6 é um clássico jogo de cartas onde seu objetivo é fazer menos pontos ao final da partida.

Cada um recebe 10 cartas que serão posicionadas de maneira crescente na mesa e assim que uma fileira receber sua sexta carta quem jogou essa carta recolhe a fileira que tornam-se assim seus pontos.

Um jogo que pode ser utilizado para tratar de assuntos como probabilidade, sequência numérica crescente ou decrescente e também a capacidade de análise das probabilidades da criançada.

Jogo de cartas NObjects

NObjects

Mais uma opção bem interessante, em NObjects da PaperGames os jogadores são desafiados a desenhar o elemento apresentado na carta, porém o desenho é feito sem papel nem caneta.

Dessa maneira cada jogador precisa prestar bastante atenção no desenho e quem está desenhando precisa ser criativo pois muitas vezes o desenho que precisa ser descoberto terá vários elementos que precisarão ser desenhados.

Uma excelente opção pela facilidade de jogar, permitindo a criação de grupos menores na sala de aula ou mesmo até como uma atividade com toda a classe.

Jogo de tabuleiro Entre Linhas

Entre Linhas

Entre Linhas da PaperGames vai colocar a criançada para usar a imaginação e expandir seu vocabulário!

Todos jogam em equipe, sendo que cada jogador deve dar uma dica da sua coordenada usando uma palavra, que vai conectar duas.

Que dica, usando uma palavra você usaria para que seu grupo descubra as palavras “pico e elástico”?

Entre Linhas é fácil e simples de jogar, permitindo que bastante pessoas participem tornando-se um jogo muito interessante para se usar em sala de aula.

Codenames

Codenames

Duas equipes que precisam descobrir suas palavras antes da outra, contando para isso com as dicas fornecidas pelo mestre da sua equipe.

Codenames da DEVIR é um clássico justamente por desenvolver nos jogadores a capacidade de deduzir através da dica qual palavra (ou palavras) estão sendo indicadas, além disso vai exigir do mestre da equipe a habilidade de usar bem as palavras.

Super recomendado especialmente com a criançada mais velha para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de se comunicar, trabalhar em equipe e desenvolver o vocabulário.

Jogo de tabuleiro Mancala

Mancala

Um jogo antigo que pode ser feito com caixas de ovo, Mancala vai estimular a criançada a contar e planejar.

Seu objetivo é ter mais sementes ao final da partida e na sua vez você movimenta todas as sementes de uma cavidade, espalhando-as pelas demais. Se terminar o movimento em uma cavidade vazia do seu lado você captura todas as sementes na cavidade adversária em frente.

Pode ser um jogo inclusive utilizado como tarefa para confecciona-lo e jogar em sala, vale muito conhecer.

Jogo de tabuleiro TRAPWORDS

Trapwords

Em Trapwords da DEVIR duas equipes precisam avançar por uma masmorra e para isso acontecer devem adivinhar a palavra secreta.

O mestre da equipe vai dar algumas dicas mas precisa tomar cuidado, pois a equipe adversária conhece a palavra secreta e anotou algumas dicas que o mestre não pode usar, então é necessário criatividade para não ser óbvio.

Mais um jogo que estimula o vocabulário e a criatividade que faz a alegria da criançada.

Jogo de tabuleiro SixStix

Sixstix

Um jogo muito bacana da PaperGames onde seu objetivo é movimentar os palitinhos e formar os padrões apresentados nas cartas.

Cada jogador tem apenas 3 movimentos e deve usa-los bem para fazer o máximo de cartas possíveis na sua vez.

Sixstix é um jogo que pode ser usado de diversas maneiras que vai estimular o raciocínio e criatividade para mover os palitinhos e cumprir os desafios, funcionando bem com grupos maiores.

Jogo de cartas Mare Alta

Maré Alta

Um jogo de cartas da FunBox onde seu objetivo é fazer mais pontos ao final da partida.

Para isso acontecer você não pode ter a maior carta de maré em cada rodada, pois o jogador que tiver a maior carta perde uma bóia (que equivale a um ponto).

Toda rodada duas cartas de maré são apresentadas e os jogadores disputam por ela. Quem jogar a carta de maior valor recolhe a carta de maré de menor valor, porém a segunda maior carta recolhe a outra carta de maré que estava em disputa.

E o jogo prossegue assim até que todas as cartas de maré tenham sido disputadas.

Um jogo extremamente fácil e interessante, que vai apresentar para seus alunos conceitos como sequência numérica, probabilidade e análise de risco, afinal nem sempre pegar cartas será um bom negócio.

Jogo de tabuleiro Halli Galli

Halli Galli

Halli Galli da PaperGames traz um desafio simples mas muito interessante, onde cada jogador recebe uma quantidade de cartas e vai revelando uma de cada vez.

Assim que houver na mesa cartas de uma fruta que contabilizem 5 (nem mais nem menos) o primeiro jogador a tocar o sino recebe as cartas.

Vence quem conseguir todas as cartas.

Jogo de tabuleiro Halli Galli
É preciso ser rápido…

Halli Galli é um jogo mais agitado que vai prender a atenção da molecada além de estimular a atenção, contagem e raciocínio rápido.

Só tome cuidado para não agitar demais a turma pois as disputas podem tornar-se bem intensas.

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s