Projeto um jogo por dia 2017 - Dia 46 Quarto

Jogos com poucas peças e muita diversão

Jogo de tabuleiro para 2 pessoas Quarto

Aquele tabuleiro incrível no meio da mesa, miniaturas realistas, muitas cartas, dados, marcadores…Muitos jogos de tabuleiro são iguais ao cenário descrito acima, e adoramos isso!

Mas existem jogos de tabuleiro cuja a proposta é apresentar algo desafiador, inteligente, interessante e bacana de jogar com poucos componentes!

Talvez usando poucas cartas, ou apenas um conjunto de dados e um pedaço de papel, mas é fato que certos designers tem essa proposta: Trazer ao mercado jogos divertidos que usam poucos componentes.

Embora seja um grande desafio criar um jogo legal e interessante dentro dessa proposta, muitas opções já existem no mercado e para descobrirmos que jogos são esses conversamos com algumas pessoas que vão nos falar que jogos com poucos componentes elas conhecem e gostam!

Jack Explicador

Jack Explicador

Um dos pioneiros na produção de conteúdo sobre jogos de tabuleiro no Brasil, atualmente à frente da Meeple TV, Jack acredita que um excelente desafio para quem está começando a criar jogos é criar um jogo apenas com um baralho normal de 52 cartas.

E alguns jogos com poucos componentes que ele acha bacana são o:

Jogo de tabuleiro Archaeology

Archaeology

Lançado no Brasil pela editora Conclave, o Archaeology é um jogo de cartas onde você é um arqueólogo trabalhando para conseguir tesouros e vende-los para o museu e precisa usar sua astúcia para evitar os ladrões e as tempestades.

Jogo de tabuleiro Parade

Parade

Mais um jogo de cartas onde você quer fazer menos pontos, evitando coletar cartas, mas quando isso for inevitável é melhor você ter a maioria delas, com muita estratégia e sabendo o momento para isso.

Jogo de tabuleiro Medium

Medium

Você precisa ler a mentes dos seus amigos, nesse jogo de cartas com muita dedução e trabalho em equipe.

Marco Aurélio (QUIX!)

Marco Aurelio

Pai do jogo QUIX! (leia nossa resenha sobre ele aqui) lançado pela editora TGM também tem seus jogos com poucos componentes favoritos, que na sua opinião são:

Jogo de tabuleiro Dobble

Dobble

Poucas cartas e muitas possibilidades de diversão para adultos e crianças, Dobble chama a atenção por usar apenas cartas e ser um jogo muito versátil.

Jogo de tabuleiro So Uma

Só Uma

Lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, em Só uma você precisa escolher bem a palavra para dar dicas tomando bastante cuidado, pois cada palavra pois as palavras repetidas não valem pontos!

Suas cartas e fichas no jogo No Thanks!

No Thanks

Lançado no Brasil pela Papergames, No Thanks dá a vitória para quem tiver menos pontos ao final da partida e você precisa evitar cartas usando suas fichas (leia nossa resenha completa sobre ele aqui)

Jogo de tabuleiro Timeline

Timeline

Organizar eventos, invenções, e outros itens de acordo com a data de criação de cada um é a proposta do interessante Timeline.

Jogo Festivo Dixit

Dixit

Escolha sua carta e dê dicas para que seus oponentes descubram qual carta é, mas cuidado para não ser muito óbvio ou muito vago, afinal se todos (ou ninguém) descobrirem você não ganha pontos.

Bianca Melyna e Moisés Pacheco

O casal de designers autores do ótimo Grasse também tem sua lista de jogos bacanas que utilizam poucos componentes, vamos conferir!

Jogo de cartas Oh My Goods!

Oh My Goods

Um jogo de cartas da Papergames onde você precisa produzir recursos e transforma-los em bens usando suas construções para isso. Muito divertido e estratégico.

Jogo de tabuleiro Port Royal

Port royal

Mais um título da Papergames, no Port Royal você precisa conquistar pessoas, realizar expedições e arriscar um pouco para conseguir se dar bem. Muito recomendado!

Jogo de tabuleiro Harbour

Harbour

Uma pequena caixa onde você controla um cais no porto, trocando mercadorias e usando-as para construir os prédios mais valiosos. Muito conteúdo dentro de uma pequena caixa.

Four Tribes jogo de tabuleiro

Four Tribes

Durante a época de crise você precisa conquistar o apoio das quatros tribos para ser o monarca vencedor. Forneça o que cada tribo precisa e conquiste o voto dos anciãos para vencer em Four Tribes.

Jogo de tabuleiro basari-das-kartenspiel

Basari

Você precisa negociar bem e conquistar pedras preciosas em Basari, um jogo que envolve muita negociação e interação entre os jogadores.

Jogo de tabuleiro 1920 Wall Street

1920 Wall Street

Você precisa coletar ações de 4 empresas e influenciar o valor de cada uma delas nesse jogo de 2 a 5 jogadores que a Ludofy trouxe para o Brasil.

Sentinelas do Multiverso segunda temporada e RED7 digitais

Red 7

Outro jogo que a Papergames trouxe para o Brasil em RED7 você precisa estar vencendo ao final da sua rodada, seja cumprindo a regra de vitória ou mudando-a.

Jogo de cartas Bohnanza

Bohnanza

Plante feijões, faça trocas e negociações nesse jogo que a Papergames lançou por aqui e que realmente é super divertido e interativo (leia nossa análise completa sobre ele aqui).

Jogo de tabuleiro Encantados

Encantados

Cada jogador assume o papel de um jardineiro e precisa popular seu jardim com seres mágicos nesse jogo dos designers Fel Barros e Sheamus Parkes lançado pela ACE Studios.

Jogo de tabuleiro Pequeno Principe

Pequeno príncipe: Faça um Planeta

Mais um jogo da MeepleBR, cada jogador vai construir seu planeta tomando cuidado para não ter muitos vulcões nem árvores baobás!

Jogo de desenhar Avenue

Avenue

Algumas cartas e uma folha de papel para você conectar suas uvas às fazendas para receber mais pontos em um jogo muito estratégico e divertido para toda a família que a Papergames lançou no Brasil (leia nossa resenha completa desse jogo aqui).

Jogo de tabuleiro Optimus

Optimus

Seis dados e um pedaço de papel é o que você precisa para jogar o ótimo lançamento da DEVIR, o Optimus, onde você precisa fazer mais pontos selecionando os melhores dados e realizando combos para receber os melhores bônus.

Jogo de tabuleiro Love Letter

Love Letter

Apenas 16 cartas e alguns marcadores em um ótimo jogo onde você precisa ser o último ou eliminar os demais jogadores usando os poderes das suas cartas, vale muito à pena conhecer.

Rony

Rony A Mesa e o Trono

O idealizador do projeto “A Mesa e o Trono” também nos indicou seus jogos preferidos com poucos componentes e muita diversão!

Jogo de tabuleiro Hive

Hive

Um jogo estratégico para 2 pessoas, com apenas algumas peças onde seu objetivo é rodear completamente a abelha rainha do adversário, um ótimo jogo.

Onitama disponível gratuitamente na Play Store

Onitama

Mais um jogo com poucas peças para 2 jogadores onde você precisa eliminar as peças adversárias, usando para isso cartas que determinam os movimentos e estão sempre sendo trocadas entre os jogadores.

Jogo de tabuleiro Colheita de dados

Colheita de Dados

Lançado no Brasil pela MeepleBR, o Colheita de Dados é um divertido jogo onde você precisa plantar vegetais no seu jardim, rolando dados e selecionando-os da melhor maneira para você.

Igor Knop

Igor Knop

O autor do Gnomopolis lançado pela editora Conclave e produtor de conteúdo no canal Igor Knop Jogos para ele os melhores jogos com poucos componentes são:

Jogo de dados Zombie Dice

Zombie Dice

Alguns dados e muita sorte são os componentes nesse divertido jogo onde você precisa matar zumbis e tomar muito cuidado para não morrer.

Jogo de tabuleiro Eminent Domain Microcosm

Eminent Domain Microcosm

Um jogo rápido com poucas para cartas para você construir seu império espacial, muito divertido e tenso!

Jogo de dados Cthulhu Dice

Cthulhu Dice

Um dado e alguns marcadores para você não perder toda a sua sanidade nesse jogo rápido e divertido. Aprenda a joga-lo aqui.

Jogo Dr Smile

Nano-jogos do Iaggo Piffero

O designer Iaggo Piffero que comanda a Diceberry Editora tem seus nano-jogos como  Fing-o-Saur e Dr. Smile na lista de jogos com poucos componentes do Igor.

E além dos jogos que o pessoal indicou vamos também deixar aqui nossa lista com jogos que na nossa opinião são ótimos e que também usam poucos componentes!

Jogo de cartas Kobayakawa

Kobayakawa

Algumas cartas e poucas moedas em um jogo de blefe e apostas para jogar com toda a família (leia nossa resenha sobre ele aqui).

Jogo de tabuleiro Age of War

Age of War

Alguns dados e cartas em uma disputa pela supremacia, onde você precisa conquistar mais castelos que seus oponentes. Lançado no Brasil pela Precisamente, você pode ler nossa resenha do Age of War aqui.

Cartas do clã Applewoods do jogo BraveRats
Braverats

Braverats

Para 2 jogadores, em Braverats você precisa derrotar seu oponente, combinando os poderes das cartas para elimina-lo em uma disputa muito bacana para 2 pessoas que a Papergames lançou no Brasil (leia nossa resenha completa desse jogo aqui).

Bonito e desafiador, o jogo de tabuleiro Quarto

Quarto

Para 2 pessoas, Quarto é um jogo de estratégia onde você precisa formar uma fileira com 4 peças no mesmo padrão, que são diversos possíveis, e cada jogador escolhe qual peça seu oponente deve colocar no tabuleiro, um jogo muito interessante (leia nossa resenha completa desse jogo aqui).

Jogo de tabuleiro Mu Torere

Mu Torere

Novamente um pequeno jogo para 2 pessoas, onde seu objetivo é prender as peças do seu oponente (leia nossa resenha completa desse jogo aqui).

Jogo de tabuleiro Sherlock 13

Sherlock 13

Para até 4 jogadores, Sherlock 13 coloca os jogadores para descobrirem quem foi o responsável pelo crime, usando algumas cartas e um pedaço de papel em um jogo muito simples e interessante de dedução.

Jogo de tabuleiro Martian Dice

Martian Dice

Um jogo de rolagem de dados onde você precisa capturar animais e seres humanos, tomando cuidado para não ser destruído pelo exército (leia nossa resenha completa desse jogo aqui).

Jogo de tabuleiro Reiner Knizia's Decathlon

Reiner Knizia’s Decathlon

8 dados e um pedaço de papel para jogar uma série de 10 mini-games de dados nesse jogo do aclamado designer Reiner Knizia (você pode baixa-lo aqui).

Jogo de tabuleiro Coin Age

Coin Age

Um micro jogo para 2 pessoas jogado apenas com uma carta e algumas moedas onde você precisa controlar mais territórios em um jogo rápido e um pouquinho de sorte!

E qual seu jogo preferido com poucos componentes?

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s