Igor Knop, criador de conteúdo e também de jogos de tabuleiro, como o sucesso Gnomopolis lançado pela Editora Conclave.
Vamos conferir as respostas dele para nossas 3 perguntas!
Por que jogar?
Porque é algo mais do que natural: os jogos acompanham a cultura da humanidade desde a antiguidade e até os animais possuem suas brincadeiras como forma de desenvolvimento.
O ato de, mesmo que por um breve momento, conseguirmos abandonar o nossa realidade e cair no mundo do jogo, com seus valores e restrições, é algo tão poderoso e tão presente em nossos lares que acredito estarmos apenas arranhando a superfície de algo muito grandioso.
A indústria e academia ainda possuem um grande caminho pela frente para explorar todas a nuances e aplicações dos jogos na sociedade.
Por que criar jogos?
Eu acredito que o ato de criar jogos é uma forma de se expressar através de um processo completamente interdisciplinar: mistura matemática, psicologia, desenho, ilustração e música para criar uma experiência.
O projeto de um jogo tira as pessoas da sua zona de conforto e faz ela se aventurarem por áreas que não dominam, seja pela própria mão ou por se associar a outros profissionais.
O ciclo iterativo necessário durante os playtests é ao mesmo tempo técnica, arte
e um grande exercício de empatia.
Mesmo que o jogo não vá passar por um processo editorial, acredito que criar um jogo é algo que todos deveriam experimentar e nunca ver com algo impossível ou restrito para poucos.
Um jogo especial para você e porquê
O Race for the Galaxy é meu jogo preferido, acho que é o jogo mais denso que conheço: combina muitas decisões em uma duração curta.
Mas especial mesmo é o Puerto Rico, pois foi o jogo que nos colocou de vez no hobby.
Temos uma versão feita em casa com minha esposa, lá pelos idos de 2011, que é nosso xodó mesmo tendo comprado a versão da Grow quando saiu.
É um jogo que acho brilhante por combinar mecanismos geniais com uma dinâmica entre jogadores absolutamente fantástica. Entretanto peca na parte estética pois a arte é um tanto datada e o período histórico retratado envolve a escravidão como meio de sucesso.
E ai, você gostou? Quem você quer ver respondendo essas 3 perguntas?
Descubra agora o melhor dos jogos de tabuleiro em nosso INSTAGRAM!
[…] Igor Knop […]
CurtirCurtir