Fel Barros

3 perguntas para Fel Barros, criador do Space Cantina

Essa semana quem vem responder minhas 3 perguntas é Fel Barros, criador de jogos de sucesso como Space Cantina, Encantados e God of War The Card Game, confira suas respostas!

Por que jogar?

Posso dizer com tranquilidade que jogar mudou minha vida em todas as esferas possíveis.

Eu conheci a mãe do meu filho porque dei um jogo para o dono de uma academia de Dança de Salão e consegui uma bolsa (nunca iria voluntariamente me inscrever em dança de salão), eu larguei uma carreira de 10 anos de magistratura por causa dos jogos, conheci e vivi boa parte dos grandes amores da minha vida através dos jogos e hoje sou muito realizado profissionalmente graças aos jogos, sou padrinho de casamento, padrinho de crianças que conheci nos jogos.

Meu filho é um baita Nintendista e gamer e nosso maior vínculo , apesar de morarmos em cidades distintas são os jogos. Acredito que ainda tenhamos um pouco do lastro da década de 90 com a demonização dos jogos de modo geral mas, usado corretamente, mudará sua vida e trará pessoas incríveis para o seu convívio.

No meu caso, tenho amigos muito queridos ao redor do mundo graças aos jogos e posso atestar o poder que o “jogar” tem para criar e fortalecer vínculos beira o inacreditável.

Por que criar jogos?

Acho que é algo muito pessoal. Você vai ter o sujeito com a visão empresarial tentando pagar as contas, você vai ter o cara que trabalha de 9 às 6 que cria nas horas vagas como um hobby.

Você vai ter um Antoine Bauza que ganhou 2 Spiel des Jahres e agora vive da criação de jogos, você vai ter a dupla da Splotter que está há anos nessa e cria um jogo por ano , porque são apaixonados pelo que fazem e sempre dão um jeitinho de arrumar um tempo mas nunca abandonaram seu emprego para se dedicar exclusivamente.

No meu caso, há exatos 10 anos , eu já estava afundado no hobby e sabia que cresceria muito no Brasil. Em um primeiro momento, entrei com uma cabeça de empreendedor apaixonado , hoje sou realizado na minha profissão e tenho essa filosofia de que o que eu criei é meu legado para o mundo.

Deixarei um filho incrível, inteligente e muito carinhoso e deixarei também os jogos que criei , nunca sozinho, mas que trouxeram um monte de sentimentos e momentos ao redor da mesa para um bocado de gente e acho que isso é impagável.

Um jogo especial para você e porquê

Se eu tivesse que apontar um só , seria o Warzoo. Ele abriu todas as portas , inclusive aquela mais difícil que é sair da inércia e realmente ser um autor de jogos (para mim , autor de jogos é quem criou e lançou um jogo com algum grau de reconhecimento).

Além de , até hoje, talvez ser o meu game design mais consistente. Outros jogos venderam mais e fizeram mais sucesso mas ainda acho que ele é um belo jogo de 2 pessoas e que devido à dissonância entre tema e mecânica não pode alcançar o reconhecimento que eu acredito que merece.

Além do Warzoo, eu diria que o Trudvang com os bolsos no tabuleiro prometem ser a marca que deixarei no mundo dos jogos e o Gekido que foi minha porta de entrada para o mercado internacional ou o Space Cantina que fez um sucesso enorme no Kickante e foi o primeiro prêmio que recebi como autor ou o Pot de Vin que vendeu milhares de cópias ao redor do mundo ou o Looterz que foi o jogo lançado em mais países ou o God of War que foi o primeiro jogo do meu amigo Alex Olteanu que eu tive a honra de ficar ali no banco do carona ou o Narcos que é super querido entre os gamers mais hardcore e marcou minha entrada nesse universo mais “heavy”.

E o que dizer do Encantados que é o jogo que nunca sai de print no Brasil e volta e meia vejo fotos de vovós e papais jogando com seus filhos e netos? Ou o Medievalia que já recebi fotos de galera jogando tomando um chope na faculdade? O Inner Geek que o pessoal da TGM Editora lançou e me deu muito carinho em ver um PNP tomando forma…

Enfim, Eu acho que toda minha ludografia, até o momento, é um atestado do meu amor e dedicação ao hobby nesses 13 anos de caminhada e espero ter fôlego para muito mais tempo e jogos antes de me aposentar aos 105 anos 😉

Gostou das respostas? Quem você quer ver aqui respondendo minhas 3 perguntas?

Descubra agora o melhor dos jogos de tabuleiro, SIGA meu INSTAGRAM!

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s