Seja o negociante mais ousado em Port Royal

Jogo de tabuleiro Port Royal

Os navios vem e vão…E você precisa negociar bem e arriscar, mas cuidado, pois a sorte pode virar e você põe tudo a perder…

Em Port Royal da Papergames os jogadores são negociantes que negociam navios e contratam pessoas para serem os comerciantes mais prestigiados nesse jogo de cartas para 2 a 5 jogadores à partir de 7 anos.

Como se joga Port Royal?

Cada jogador recebe 3 cartas que são usadas como dinheiro (o verso das cartas representam o dinheiro usado no jogo), o restante das cartas é posicionado em uma pilha no centro da mesa e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo é conseguir 12 pontos, que são obtidos através das cartas que de pessoas ou expedições que valem pontos.

Na sua vez você revela uma carta e tem a opção de:

  • Ficar com aquela carta se for uma carta de navio (e receber as moedas correspondentes) ou contratar a pessoa pagando o custo em moedas. No exemplo abaixo a Pinaça rende 4 moedas ao jogador.

img-20200118-wa00051036205811.jpg

OU

  • Revelar uma nova carta e decidir se fica com alguma das cartas já revelada ou se revela mais uma.

Se você revelar 4 navios de cores diferentes poderá ficar com 2 cartas ao invés de 1 (pagando os custos em caso de contratação). Se revelar 5 navios de cores diferentes poderá ficar com 3 cartas.

Mas se revelar 2 navios com a mesma cor sua vez termina e você não pode pegar nenhuma carta.

Após o jogador da vez escolher sua carta os demais jogadores podem recolher cartas de navios ou contratar pessoas, mas precisam pagar UMA moeda para o jogador da vez mais o custo de cada carta.

Existem cartas de imposto, que quando revelada fazem os jogadores com 12 ou mais moedas perderem metade do seu dinheiro. Além disso beneficiam com UMA moeda os jogadores que estiverem dentro do critério apresentado.

No exemplo abaixo, após os jogadores com 12 ou mais moedas perderem metade da suas moedas os jogadores com mais espadas recebem 1 moeda!

img-20200118-wa0006941352508.jpg

Além de navios e pessoas, existem também cartas de expedição, que fornecem valiosos pontos e moedas para quem cumprir seus requisitos.

A expedição abaixo precisa de dois capitães (representados pelo símbolo da âncora) e ao ser completada rende 4 pontos e 2 moedas para o seu dono.

img-20200118-wa00041942303468.jpg

As pessoas que você contratar além de geralmente fornecerem pontos também possuem habilidades que pode ser muito úteis no decorrer da partida.

Os comerciantes permitem que os navios que você recolher (de acordo com a cor) valham mais UMA moeda. A senhorita permite você contratar pagando uma moeda a menos. Já o Almirante fornece 2 moedas toda vez que houver 5 ou mais cartas na mesa na sua vez de pegar cartas.

Já o marinheiro abaixo fornece espadas que permite ao jogador expulsar navios que possuem a quantidade de espadas indicadas.

img-20200118-wa0003-1514180895.jpg

O fim da partida é iniciado quando um jogador conseguir 12 ou mais pontos, sendo que todos jogam seu turno até chegar no jogador inicial, vencendo que tiver mais pontos.

Acessibilidade

Não existe dependência de cores, pois mesmo os navios que são coloridos possuem nomes e desenhos distintos.

Além disso não é necessário segurar cartas, pois suas cartas que representam as moedas ficam na mesa, portanto Port Royal é um jogo super acessível para qualquer público, mesmo para quem possui limitações motoras.

Dá para jogar com crianças?

SIM, os pequenos piratas à partir de 7 anos com certeza conseguem desfrutar de uma partida de Port Royal. Eles precisarão de uma ajudinha para entenderem o funcionamento das cartas e em algumas rodadas já estarão atentos à quantidade de navios e tentando forçar sua sorte para receberem mais cartas.

O que achamos do Port Royal?

A Papergames já está consolidada no mercado como uma editora que possui excelentes jogos de cartas em seu catálogo, e com Port Royal não é diferente. Um jogo super simples mas muito divertido, especialmente pela “ganância” dos jogadores de conseguirem 4 navios de cores diferentes para pegarem 2 cartas.

img-20200118-wa0007-555829160.jpg

A habilidade de cada pessoa que você contrata também é muito relevante e pode fazer muita diferença na sua estratégia, pois os comerciantes valorizam os navios e o almirante sempre deseja ver muitas cartas na mesa, por exemplo.

Pontos Positivos:

  • Rápido de explicar e jogar
  • Simples de entender, acessível para todos os públicos
  • Muito divertido especialmente pela possibilidade de arriscar e ser recompensado por isso
  • Um bom equilíbrio entre sorte e estratégia pois quanto mais cartas você abre mais opções você dá eventualmente para os demais jogadores

Pontos de atenção:

  • Não possui interação direta entre os jogadores, se você gosta de jogos onde você vai interferir diretamente no jogo dos demais não é esse o caso.

Mais um ótimo jogo de cartas para quem gosta de jogos rápidos e divertidos para jogar com toda a família e amigos, Port Royal merece sua atenção pelas idéias bem implementadas e maneira muito divertida de misturar sorte com uma pitada de estratégia.

Quer ler mais resenhas de jogos de tabuleiro como essa?

Acompanhe nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s