14 coisas que adoramos nos jogos

14 coisas que adoramos nos jogos

14 coisas que adoramos nos jogos

Jogos de tabuleiro são ótimos! E se você já gosta de jogar sabe provavelmente o que lhe traz mais prazer durante as partidas e momentos de jogatina com a família e os amigos.

E com o crescimento do mercado de jogos de tabuleiro no Brasil mais e mais pessoas estão descobrindo (ou redescobrindo) esse prazer de gastar um tempo ao redor da mesa, longe das redes sociais, interagindo e rindo com os amigos.

E por conta de tudo de bacana que os jogos de tabuleiro trazem vamos falar sobre 14 coisas que amamos nos jogos de tabuleiro, e que eles podem nos proporcionar!

Construir coisas

Jogo de tabuleiro Agricola All Creatures Big and Small

Eu adoro os jogos de tabuleiro porquê eles permitem que cada jogador construa coisas que ele nunca faria na vida real.

Desde uma fazenda (no Agricola), cidades (Between Two Cities) e até mesmo bombas (Manhattan Project Chain Reaction) cada jogador pode ter experiências diferentes de construir algo do zero e ver sua construção prosperar.

Organizar os componentes na caixa

Uma das coisas que eu acho bacana é organizar os componentes dentro da caixa para conseguir jogar mais rapidamente ou para deixar tudo melhor organizado. Posso usar saquinhos de Ziplock, caixas organizadoras de plástico ou mesmo inserts feitos especialmente para cada jogo.

Insert jogo de tabuleiro Cacao

Também posso me aventurar em construir meus próprios inserts, tudo para deixar meus jogos o mais organizado possível para a próxima partida.

Abrir a caixa de um novo jogo

Poucas coisas se comparam com a expectativa da chegada de um jogo novo!

São dias ou semanas de ansiedade, para quando chegar você ter o prazer de abrir a caixa daquele lançamento novinho e pode apreciar todos os componentes que mal foram tocados.

Os componentes

Uma das coisas muito bacanas dos jogos são seus componentes! É muito prazeroso ver que os animais ou vegetais do seu jogo são representados por peças no formato correto.

Seu exército de meeples no jogo de tabuleiro Carcassonne

Também é legal observar os detalhes das miniaturas, cidades e construções, que deixam o jogo mais bonito na mesa, afinal é muito mais legal construir uma cidade do que um cubo!

Jogar sozinho

Um prazer apreciado por muitos é o de colocar um jogo na mesa e passar um tempo ali descobrindo opções, relaxando e explorando as possibilidades que o jogo pode lhe proporcionar jogando sozinho.

Jogo solo Hostage Negotiator

 Expansões

Nada melhor do que saber que aquele jogo que você adora e já jogou dezenas de partidas tem algumas expansões disponíveis que acrescentam um conteúdo legal.

Ou ainda o prazer de procurar cada expansão do seu jogo favorito para deixa-lo completo, ainda mais se as expansões estiverem esgotadas ou forem difíceis de conseguir.

Arte dos jogos

Você já se pegou admirando os detalhes dos desenhos das cartas ou dos tabuleiros?

Examinando com atenção e paciência você realmente vai encontrar belíssimas ilustrações, feitas com cuidado para deixar o jogo ainda mais bonito, como no Indian Summer na imagem abaixo.

Jogo de tabuleiro Indian Summer

 Pequenos detalhes

Detalhes tão pequenos estão por todos os lados nos jogos de tabuleiro!

E ao examinar seu jogo com atenção e carinho você cai começar a encontrar um pastor de ovelhas com seu rebanho, uma nave perdida no espaço ou pequenos animais escondidos na floresta.

Lugares que dão rubis no jogo de tabuleiro Istanbul

Vale à pena observar com atenção os pequenos detalhes!

 Easter Eggs

Alguns jogos são conhecidos por terem alguns Easter Eggs na arte do jogo.

Jogos como Agricola possuem outros jogos desenhados na arte do mesmo. Ao examinarmos os quartos do Agricola encontramos o pessoal jogando Patchwork!

Ou encontramos um pequeno Panda debaixo da sela de um camelo no jogo Jaipur, uma clara referência a outro jogo da editora, o Takenoko!

Easter Egg Jaipur Panda

Edições comemorativas de aniversário

Nada mais legal do que aquela edição comemorativa do seu jogo favorito, como a edição do Puerto Rico ou do Ticket to Ride, que deixam os jogos ainda mais bonitos (e caros).

Jogo de tabuleiro Puerto Rico edição aniversário

Pequenas Histórias

Sabe aquele pequeno texto escrito nas cartas que grande parte dos jogadores simplesmente ignora? Eu gosto de lê-los para entender ainda mais a proposta do jogo e entrar na idéia do jogo.

Claro que são pequenos pedacinhos da história do jogo, mas que quando bem observados deixam seu jogo ainda mais gostoso de ser jogado.

 Marcador de primeiro jogador

Que bacana aquela Lhama sendo passada para o próximo jogador que vai começar a rodada de Altiplano, ou aquele marcador em formato de alce do Banquete a Odin para quem vai começar.

Altiplano da Meeple BR no Diversão Offline 2018

Jogos com marcador de primeiro jogador diferente é um charme total!

 Lindos tabuleiros

Nada mais legal do que aquele belo tabuleiro na mesa, com um mapa diferente, uma cidade ou uma paisagem do interior. Belos tabuleiros chamam a atenção e fazem muita diferença, como a Mancala com essas belíssimas pedras.

Uma belíssima Mancala

 Tempo com a família

Essa é a coisa que provavelmente eu mais gosto nos jogos de tabuleiro, o tempo que eles me proporcionam ao redor da mesa com meus familiares, filhos e amigos. Momentos únicos, especiais e marcantes são realmente o que de melhor os jogos podem me proporcionar.

Família jogando Brincar + Juntos da DEVIR

E você, o que mais gosta nos jogos de tabuleiro?

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s