Contratos do jogo de tabuleiro Altiplano

Seja o melhor negociante em ALTIPLANO

Jogo de tabuleiro Altiplano

“No altiplano andino, onde a elevada altitude impede seu pleno desenvolvimento, você precisa coletar e usar bem os recursos disponíveis para ser o mais próspero. Pesque no lago Titicaca, crie lhamas ou negocie mercadorias fabricadas por você com minérios das montanhas…”

Altiplano, lançado no Brasil pela Meeple BR coloca de 2 a 5 jogadores no papel de moradores dos planaltos sul-americanos  que precisam usar bem os recursos para serem prósperos, vencendo a partida quem pontuar mais!

Como se joga Altiplano?

O jogo possui 7 locais que devem ser colocados na mesa de forma aleatória de modo à formar um círculo, e cada lugar vai receber bens e recursos conforme indicado no próprio tabuleiro de acordo com a quantidade de jogadores.

Cada jogador escolhe (ou sorteiam) seus personagens, que possuem profissões distintas. O jogador então recebe um boneco e um cubo da sua cor, um tabuleiro de ações, um tabuleiro de depósito, um resumo da pontuação e os bens, recursos conforme descritos na ficha do seu personagem e uma bolsa de tecido.

Personagens do jogo de tabuleiro Altiplano

As cartas de casas, barcos e contratos são posicionadas no tabuleiro, as extensões colocadas ao lado do mostrador de extensões, o cubo de cada jogador é colocado no espaço inicial do local “Estrada” e a partida está pronta para começar.

Altiplano funciona em 3 fases, na primeira fase o jogador vai:

Comprar mercadorias da sua bolsa

A quantidade de compra é de acordo com sua posição no local “Estrada”, e a compra é aleatória, ou seja, você retira da bolsa a quantidade de mercadorias que você pode usar, sem escolher.

Tabuleiro de ações do jogo Altiplano

A segunda fase é a fase do:

Planejamento

Nessa fase você vai tirar as mercadorias dos campos de planejamento e move-las para os locais que você deseja.

No tabuleiro de ação, cada local representa um dos locais que estão na mesa, e por esse tabuleiro eu consigo identificar o que cada local pode me fornecer, e quais mercadorias eu preciso para que esse fornecimento aconteça.

Por exemplo, eu retirei 2 mercadorias da minha bolsa posicionei-as nos locais de planejamento conforme abaixo.

img-20190828-wa002215242479.jpg

Agora eu posso usa-las para conseguir mais recursos, e para isso eu preciso posiciona-las nos locais que eu desejo. Por exemplo, eu quero mais madeira, então eu posiciono no local “Floresta” duas comidas, que gerarão UMA madeira.

Espaço da floresta do jogo de tabuleiro Altiplano

Então depois que os jogadores posicionaram suas mercadorias no tabuleiro de ações chega a fase das:

Ações

Nessa fase, cada jogador em ordem executa as ações possíveis que ele planejou na fase anterior. Então eu planejei conseguir madeira, para isso devo mover meu boneco até o local “Floresta” e então retirar do tabuleiro de planejamento as duas comidas e coloca-las no meu caixote, e retirar da Floresta uma madeira e coloca-la no meu caixote.

E essa é a grande sacada do Altiplano: Tudo o que você produz vai para o caixote, e quando sua bolsa esvaziar na hora da compra para o planejamento, você enche sua bolsa com seu caixote.

Seu caixote no jogo de tabuleiro Altiplano

Ou seja, tudo o que você produz fica com você! Você não perde nada para conseguir um novo recurso.

As únicas maneiras de remover mercadorias da sua bolsa são:

  • Mandando-as para seu depósito, e cada linha completada no depósito rende pontos, além dos pontos das próprias mercadorias.
  • Utilizando-as em contratos, que você compra e que valem bastante pontos ao final da partida.

Também o jogo permite que você construa casas, que rendem pontos no final e valorizam suas mercadorias, e também construir barcos, que rendem uma mercadoria a mais de acordo com o barco escolhido.

Também é possível comprar extensões, que se tornam locais que você pode usar na fase de planejamento para conseguir certos recursos, uma possibilidade muito interessante.

E sua movimentação pelo tabuleiro também é restrita no início e você pode comprar carroças para permitir mais movimentos durante a fase de ação.

Trilha da estrada do jogo de tabuleiro Altiplano

E vence a partida quem tiver mais pontos ao final do jogo, que termina quando acabarem as extensões ou todos os recursos de um local do tabuleiro.

Acessibilidade

Todos os elementos do jogo são facilmente identificáveis, não havendo dependência de cores, também o jogo não exige manipulação de cartas ou muitos componentes, sendo um jogo acessível mesmo para quem possui certas limitações de movimentos.

Dá para jogar com crianças?

NÃO! Altiplano é um jogo com uma dificuldade mediana, ou seja, ele exige planejamento de médio e longo prazo, além de uma organização das suas jogadas para que elas façam o melhor para você. Sendo assim, não é um jogo para crianças, somente para os maiores de 10, 11 e que estejam familiarizados, pois o jogo pode também demorar um pouco.

O que achamos do Altiplano?

Amamos! Altiplano é diferente pelo seu tema e estilo (colocar todos os recursos na bolsa, e ir retirando de lá o que você vai usar) o que torna o jogo muito agradável. No início pode ser um pouco complicado visualizar as possibilidades, mas esse aprendizado do jogo é muito legal, pois tudo é fácil de compreender e faz sentido.

Depósito para armazenar mercadorias do jogo de tabuleiro Altiplano

E o jogo exige planejamento. Se você não se organizar, ou pior, não tiver um caminho em mente você poderá se encontrar em situações bem restritas, com recursos que não precisa naquele momento, ou recursos demais na bolsa ou mesmo acumulando recursos que não serão úteis.

Contratos do jogo de tabuleiro Altiplano

É preciso ficar atento ao que seu oponente está fazendo, pois os recursos são limitados e alguns muito valiosos. As casas também valem pontos e valorizam os recursos, ou seja, se um jogador construir casa após casa, ele certamente terá uma vantagem na pontuação.

Contratos são uma boa maneira de esvaziar a sacola e garantir mais pontos. O depósito também é importante, especialmente para recursos que você já tem em abundância, já que cada linha completa rende pontos.

Expansões disponíveis no jogo de tabuleiro Altiplano

O jogo funciona muito bem em dois jogadores e fica ainda melhor com 3 ou 4 pessoas, somente com 5 o jogo pode ficar muito longo.

Como você pode perceber, Altiplano lhe propõe uma série de opções e possibilidades, o que deixa cada partida diferente e muito gostosa de jogar.

Pontos Positivos:

  • Um tema leve, agradável e muito bem implementado
  • Um sistema diferente, de colocar e retirar recursos da bolsa de tecido
  • Diversos caminhos para pontuar
  • Partidas bem diferentes

Pontos de atenção:

  • Pode demorar com jogadores que gostam de pensar um pouco mais ou com 5 jogadores.
  • Não tem interação direta, ou seja, não dá para interferir no jogo do adversário, se é isso que você procura Altiplano não oferece essa possibilidade
  • É um jogo com uma certa complexidade, então nem sempre será a melhor opção para jogadores iniciantes ou quem procura um jogo simples.

Se você gosta de pensar, planejar, se organizar e ver seu negócio prosperar, Altiplano vai lhe transmitir essa sensação. Vale muito à pena pelo menos experimentar, é um jogão!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s