Mercadorias do jogo de tabuleiro Jaipur

Negocie couro, prata e rubis em Jaipur

Jogo de tabuleiro Jaipur

No poeirento e quente mercado em Jaipur você tenta negociar tecido, especiarias além de couro, tudo para se tornar o comerciante mais notório visando fazer parte da corte do Maharaja como seu negociante pessoal..

Jaipur do designer Sebastian Pauchon publicado pela Game Works é um jogo para dois jogadores, rápido e simples porém muito divertido.

O jogo trabalha com alguns conceitos como gerenciamento das cartas em sua mão, coletar cartas iguais e negociá-las em um mercado principal e force sua sorte. A partida dura em torno de 20 a 30 minutos.

Como se joga Jaipur?

O objetivo em Jaipur é tornar-se o mercador mais rico no final da semana, ou seja, ser o jogador com a maior pontuação ao final da rodada. Como cada rodada é relativamente rápida jogam-se três e ao final o jogador que venceu duas vence o jogo.

Mercado de Jaipur

O jogo é composto por um mercado central, onde sempre ficam disponíveis cinco cartas e ao lado ficam as mercadorias representadas por fichas.

Cada ficha de mercadoria possui um valor diferente que será a pontuação dela ao final da rodada. As cartas restantes ficam em um deck ao lado para preencherem os espaços conforme o mercado for utilizado.

Existem seis mercadorias no jogo: Couro, especiarias, tecido, prata, ouro e rubis, todas representadas por cartas e fichas. O jogo ainda conta com as cartas de camelo que servem para serem trocadas ou substituírem cartas no mercado.

Fichas de bens do jogo de tabuleiro Jaipur

Cada jogador na sua vez tem as seguintes opções:

  • Pegar cartas
  • Vender cartas

Ao pegar cartas ele pode trocar diversas mercadorias que estão no mercado central por mercadorias que estão na sua mão na mesma quantidade (Ex: posso pegar 3 cartas de mercadoria do mercado e substitui-las por três cartas que estão na minha mão).

Outra opção é pegar uma única mercadoria (carta) do mercado central para minha mão (que tem o limite de 7 cartas) e o espaço vazio no mercado é preenchido com uma carta do deck.

E a última opção seria pegar todos os camelos que estão no mercado, preenchendo os espaços vazios por cartas do deck.

Os camelos poderão ser usados posteriormente para substituir mercadorias no mercado e quem tiver mais camelos no fim da rodada ganha um bônus, e eles não ficam na sua mão, e sim em uma pilha à sua frente, portanto você pode ter quantos camelos desejar.

Os camelos do jogo de tabuleiro Jaipur

A segunda opção disponível é vender cartas, com essa opção você seleciona uma mercadoria que está na sua mão e descarta a quantidade de cartas que desejar, para cada carta descartada você pega uma ficha daquela mercadoria (Ex: se você descartar três cartas de couro, pegará três fichas da mercadoria couro).

Para as mercadorias mais valiosas (rubis, ouro e prata) são necessárias pelo menos duas cartas de mercadoria para fazer a venda. Para os outros três tipos de mercadoria a venda pode ser realizada a partir de uma carta.

As fichas de mercadoria são organizadas do maior valor para o menor, ou seja, quem pegar as mercadorias primeiro pegará as fichas com maior valor.

Além disso, existe um bônus se você vender três ou mais cartas de mercadoria, representado por uma ficha que é coletada quando você faz esse tipo de venda. Essa ficha contém um bônus e o valor deles é oculto, só sendo revelado quando você coleta a ficha. Os valores de bônus, por exemplo, para uma venda de 3 mercadorias são 1, 2 ou 3.

A rodada termina quando três ou mais fichas de mercadoria esgotarem-se ou quando o deck para reposição do mercado acabar.

Quando a rodada termina os jogadores contabilizam os valores das suas fichas, verificam quem recebe o bônus dos camelos e quem pontuou mais vence.

Acessibilidade

O jogo não possui dependência de cores, entretanto é necessário segurar cartas o tempo todo, por isso o uso de card holder (aprenda a fazer um aqui) pode ser necessário se os jogadores possuírem limitações físicas nesse sentido.

Dá para jogar com crianças?

Talvez com os mais velhos, pois o jogo tem um aspecto muito forte de observar o que seu oponente está fazendo e tentar aproveitar as melhores oportunidades de trocas. É um jogo relativamente simples mas que exige um pouco de perspicácia dos jogadores.

O que achamos do Jaipur?

Jaipur é muito interessante por conta das diversas possibilidades durante o jogo. Por exemplo, para pegar a ficha de bônus você precisa vender três mercadorias (precisa de três cartas daquela mercadoria) só que seu adversário pode se antecipar e começar a comprar aquela mercadoria antes de você, pegando assim as de maior valor.

Outra possibilidade é usar os camelos para pegar diversas cartas no mercado, deixando-o somente com camelos.

Se você pegar 3 ou 4 camelos do mercado você abrirá cartas novas para seu adversário. Tentar pegar bônus de 4 ou 5 vendas vão exigir 4 ou 5 cartas iguais sendo que o limite da sua mão é 7.

Mercadorias do jogo de tabuleiro Jaipur

O jogo tem certa tensão e você precisa notar o que tipo de cartas seu adversário está comprando e também perceber o momento certo de tomar a decisão, seja de vender, comprar cartas ou usar os camelos.

Na minha opinião o jogo entrega muita diversão e emoção com simplicidade em uma partida rápida.

Depois que os jogadores já entenderam o funcionamento do jogo começam a desenvolver suas estratégias e maneiras de jogar e a perceberem como o adversário está jogando.

É um jogo simples e rápido mas que cumpre muito bem esse papel.

É o tipo de jogo para se jogar com a mesma pessoa e que vai ficando mais interessante com o passar do tempo, à medida que ambos vão compreendendo as possibilidades que o jogo oferece.

Os camelos do jogo de tabuleiro Jaipur

O jogo conta com uma belíssima produção, com excelentes cartas, tokens e especialmente o insert, muito bonito e que acomoda tudo perfeitamente. Infelizmente não está disponível no Brasil ainda e se você tiver a oportunidade de compra-lo faça-o, vale muito à pena.

E que vença o mais habilidoso negociante!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

7 comentários

  1. […] A última novidade da Asmodee foi o anúncio de que estão trabalhando em uma versão digital do jogo infantil “Ticket to Ride: First Journey“, além do Onirim e por último Jaipur! Onirim já havia sido divulgado anteriormente, agora Ticket to Ride e Jaipur são realmente novidades. (Leia nossa análise do Jaipur aqui). […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s