No poeirento e quente mercado em Jaipur você tenta negociar tecido, especiarias além de couro, tudo para se tornar o comerciante mais notório visando fazer parte da corte do Maharaja como seu negociante pessoal..
Jaipur do designer Sebastian Pauchon publicado pela Game Works é um jogo para dois jogadores, rápido e simples porém muito divertido.
O jogo trabalha com alguns conceitos como gerenciamento das cartas em sua mão, coletar cartas iguais e negociá-las em um mercado principal e force sua sorte. A partida dura em torno de 20 a 30 minutos.
Como se joga Jaipur?
O objetivo em Jaipur é tornar-se o mercador mais rico no final da semana, ou seja, ser o jogador com a maior pontuação ao final da rodada. Como cada rodada é relativamente rápida jogam-se três e ao final o jogador que venceu duas vence o jogo.
O jogo é composto por um mercado central, onde sempre ficam disponíveis cinco cartas e ao lado ficam as mercadorias representadas por fichas.
Cada ficha de mercadoria possui um valor diferente que será a pontuação dela ao final da rodada. As cartas restantes ficam em um deck ao lado para preencherem os espaços conforme o mercado for utilizado.
Existem seis mercadorias no jogo: Couro, especiarias, tecido, prata, ouro e rubis, todas representadas por cartas e fichas. O jogo ainda conta com as cartas de camelo que servem para serem trocadas ou substituírem cartas no mercado.
Cada jogador na sua vez tem as seguintes opções:
- Pegar cartas
- Vender cartas
Ao pegar cartas ele pode trocar diversas mercadorias que estão no mercado central por mercadorias que estão na sua mão na mesma quantidade (Ex: posso pegar 3 cartas de mercadoria do mercado e substitui-las por três cartas que estão na minha mão).
Outra opção é pegar uma única mercadoria (carta) do mercado central para minha mão (que tem o limite de 7 cartas) e o espaço vazio no mercado é preenchido com uma carta do deck.
E a última opção seria pegar todos os camelos que estão no mercado, preenchendo os espaços vazios por cartas do deck.
Os camelos poderão ser usados posteriormente para substituir mercadorias no mercado e quem tiver mais camelos no fim da rodada ganha um bônus, e eles não ficam na sua mão, e sim em uma pilha à sua frente, portanto você pode ter quantos camelos desejar.
A segunda opção disponível é vender cartas, com essa opção você seleciona uma mercadoria que está na sua mão e descarta a quantidade de cartas que desejar, para cada carta descartada você pega uma ficha daquela mercadoria (Ex: se você descartar três cartas de couro, pegará três fichas da mercadoria couro).
Para as mercadorias mais valiosas (rubis, ouro e prata) são necessárias pelo menos duas cartas de mercadoria para fazer a venda. Para os outros três tipos de mercadoria a venda pode ser realizada a partir de uma carta.
As fichas de mercadoria são organizadas do maior valor para o menor, ou seja, quem pegar as mercadorias primeiro pegará as fichas com maior valor.
Além disso, existe um bônus se você vender três ou mais cartas de mercadoria, representado por uma ficha que é coletada quando você faz esse tipo de venda. Essa ficha contém um bônus e o valor deles é oculto, só sendo revelado quando você coleta a ficha. Os valores de bônus, por exemplo, para uma venda de 3 mercadorias são 1, 2 ou 3.
A rodada termina quando três ou mais fichas de mercadoria esgotarem-se ou quando o deck para reposição do mercado acabar.
Quando a rodada termina os jogadores contabilizam os valores das suas fichas, verificam quem recebe o bônus dos camelos e quem pontuou mais vence.
Acessibilidade
O jogo não possui dependência de cores, entretanto é necessário segurar cartas o tempo todo, por isso o uso de card holder (aprenda a fazer um aqui) pode ser necessário se os jogadores possuírem limitações físicas nesse sentido.
Dá para jogar com crianças?
Talvez com os mais velhos, pois o jogo tem um aspecto muito forte de observar o que seu oponente está fazendo e tentar aproveitar as melhores oportunidades de trocas. É um jogo relativamente simples mas que exige um pouco de perspicácia dos jogadores.
O que achamos do Jaipur?
Jaipur é muito interessante por conta das diversas possibilidades durante o jogo. Por exemplo, para pegar a ficha de bônus você precisa vender três mercadorias (precisa de três cartas daquela mercadoria) só que seu adversário pode se antecipar e começar a comprar aquela mercadoria antes de você, pegando assim as de maior valor.
Outra possibilidade é usar os camelos para pegar diversas cartas no mercado, deixando-o somente com camelos.
Se você pegar 3 ou 4 camelos do mercado você abrirá cartas novas para seu adversário. Tentar pegar bônus de 4 ou 5 vendas vão exigir 4 ou 5 cartas iguais sendo que o limite da sua mão é 7.
O jogo tem certa tensão e você precisa notar o que tipo de cartas seu adversário está comprando e também perceber o momento certo de tomar a decisão, seja de vender, comprar cartas ou usar os camelos.
Na minha opinião o jogo entrega muita diversão e emoção com simplicidade em uma partida rápida.
Depois que os jogadores já entenderam o funcionamento do jogo começam a desenvolver suas estratégias e maneiras de jogar e a perceberem como o adversário está jogando.
É um jogo simples e rápido mas que cumpre muito bem esse papel.
É o tipo de jogo para se jogar com a mesma pessoa e que vai ficando mais interessante com o passar do tempo, à medida que ambos vão compreendendo as possibilidades que o jogo oferece.
O jogo conta com uma belíssima produção, com excelentes cartas, tokens e especialmente o insert, muito bonito e que acomoda tudo perfeitamente. Infelizmente não está disponível no Brasil ainda e se você tiver a oportunidade de compra-lo faça-o, vale muito à pena.
E que vença o mais habilidoso negociante!
Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?
Visite nosso Facebook , Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia
[…] 4. Jaipur – Leia nossa análise sobre ele aqui […]
CurtirCurtir
[…] A última novidade da Asmodee foi o anúncio de que estão trabalhando em uma versão digital do jogo infantil “Ticket to Ride: First Journey“, além do Onirim e por último Jaipur! Onirim já havia sido divulgado anteriormente, agora Ticket to Ride e Jaipur são realmente novidades. (Leia nossa análise do Jaipur aqui). […]
CurtirCurtir
[…] o Jaipur. Jaipur é um jogo muito bacana para dois jogadores (leia nossa análise sobre ele aqui) e agora ele está disponível tanto para Android quanto […]
CurtirCurtir
[…] jogos como Pandemic, Colt Express, Potion Explosion, Jaipur, Mr Jack Pocket, Splendor, Small World 2 e Twilight Struggle estão com preços […]
CurtirCurtir
[…] Jaipur […]
CurtirCurtir
[…] O ótimo Jaipur fica ainda melhor com esse playmat para deixar tudo organizado. Se quiser conhecer mais a respeito do jogo leia nossa análise aqui. […]
CurtirCurtir
[…] Jaipur, capital de Rajasthan. Você é um dos dois mais poderosos mercadores da cidade. Você terá de fazer melhor do que o seu concorrente direto, comprando, trocando e vendendo a preços melhores, ao mesmo tempo mantendo um olho em ambos os seus rebanhos de camelos (leia nossa análise sobre esse jogo aqui). […]
CurtirCurtir