Jogo de tabuleiro Sudokan

Sudokan: Venha desenhar, batalhar e se divertir em um jogo para toda família

Jogo de tabuleiro Sudokan

Sudokan da Vem pra Mesa Jogos é um jogo de virar cartas, escrever no papel e se preparar para muitos combates em um jogo cheio de planejamento e escolhas difíceis para jogar sozinho ou com até 5 adversários buscando a supremacia.

Como se joga Sudokan?

Cada jogador recebe sua folha para fazer suas anotações. São separadas e posicionadas na mesa as cartas de estação e de combate.

Como o jogo se passa nas 4 estações, essas cartas são posicionadas na mesa com uma carta de combate entre cada uma delas, o restante das cartas de combate voltam para a caixa.

Cada jogador também recebe uma carta de referência para ajuda-lo a lembrar alguns aspectos do jogos e a partida pode começar.

Seu objetivo é fazer mais pontos ao final da partida e pontuar no jogo acontece em 8 momentos durante a partida.

As pontuações são estabelecidas ao final de cada combate (são 4 durante o jogo) e também ao final de cada estação (são 4 estações) então se planejar bem é fundamental.

Você recebe pontos ao vencer os combates contra seus adversários (ter maioria no quadrante) e também de acordo com os critérios que você escolhe ao final das estações.

Os Toriis precisam ser desenhados de acordo com o padrão apresentado pela carta, você pode gira-lo e desenhar no sentido que quiser mas precisa manter o padrão.

Jogo de tabuleiro Sudokan

Já os monges DEVEM ser desenhados SEMPRE ao lado dos Toriis, e aqui que a coisa toda começa a ficar interessante, pois são os monges que te dão força de combate que acontece nos quadrantes determinados pela carta de combate da estação.

E os clãs também DEVEM ser desenhados ao lado dos Toriis e eles servem basicamente para aumentar sua força nos combates de acordo com o critério de cada um além de influenciarem na pontuação da estação.

Depois que todos os desenhos são feitos os combates são resolvidos de acordo com a carta de combate da estação.

Soma-se a força em cada quadrante, os jogadores escolhem se usarão seus clãs ou não, rolam os dados e quem tiver mais força vence o combate e recebe pontos.

O perdedor “perde” naquele quadrante um Monge ou um Torii o que vai afetar algumas pontuações e enfraquecer sua posição naquele local.

Jogo de tabuleiro Sudokan

Após resolver os combates em cada quadrante vamos agora para a pontuação da estação, onde você vai escolher alguns monastérios que tenham monges ao lado.

Após escolher o monastério ele é circulado (ou seja não poderá ser usado nas pontuações futuras) e você então escolhe UM salgueiro, circula-o e pontua aquele quadrante.

Importante perceber que aquele quadrante (com o salgueiro circulado) não pontuará mais na partida, fazendo do planejamento e posicionando dos seus desenhos essencial.

São 3 critérios para pontuar, você escolhe UM dos TRÊS e aplica ao quadrante do salgueiro em questão. Se a estação permite pontuar mais monastérios você repete o processo (escolhe e circula um monastério ainda não circulado que tenha um monge ao lado, escolhe e circula um salgueiro ainda não pontuado e aplica um dos TRÊS critérios ao quadrante para pontuar).

Jogo de tabuleiro Sudokan

Terminada a pontuação da estação a carta de combate da próxima estação é revelada, as cartas de desenho são embaralhadas e reveladas 4 cartas e todo processo acontece novamente (desenhar, resolver combates e pontuar por monastérios).

Ao final da quarta estação o maior pontuador é o vencedor!

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores ou manuseio de componentes, basta apenas a capacidade de fazer alguns desenhos, deixando o jogo bem acessível.

Dá para jogar com crianças?

Jogos de escrever em geral não atraem muito a criançada por serem um pouco mais abstratos e Sudokan acaba não sendo muito diferente.

O jogo exige uma boa dose de planejamento e considerar cuidadosamente as alternativas o que pode não atrair a molecada, talvez os mais velhos gostem mas acaba sendo um jogo mais direcionado para o público mais velho.

O que achei do Sudokan?

Sudokan da Vem Pra Mesa Jogos traz um grande desafio e escolhas nem sempre fáceis para quem curte bastante interação.

Ele tem algumas idéias do Sudoku, um quebra-cabeça criado na década de 70 onde cada quadrante vai sendo preenchido aos poucos, pois sua folha de desenho é justamente no estilo Sudoku, com 9 quadrantes 3×3.

Assim que você entende a dinâmica do jogo cada desenho precisa ser super bem considerado, afinal as possibilidades de pontuar vão diminuindo à medida que os monastérios e salgueiros são circulados.

Jogo de tabuleiro Sudokan

Outro ponto interessante são os combates pois você precisa vencer alguns e tentar evitar os eventuais danos que te fazem perder monges e Toriis.

O que gostei:

  • Dá para jogar com até 5 pessoas e serão muitas interações entre os jogadores, deixando a partida bem movimentada.
  • São decisões interessantes que você precisa tomar, como o posicionamento dos monges, toriis e escolha de quais clãs usar.
  • Tem um modo avançado com outros clãs criando mais possibilidades

Pontos de atenção:

  • O jogo é relativamente apertado, pois as opções de lugares com monastérios e salgueiros são limitadas e se você não posicionar bem seus monges pode ficar frustrado nas primeiras partidas.
  • O tema é praticamente inexistente o que não é necessariamente ruim porém se você gosta de jogos mais temáticos é bom ficar de olho nesse ponto.

Sudokan da Vem Pra Mesa Jogos é um jogo de escrever bem interessante com uma proposta legal de interação entre os jogadores e posicionamento que vai fazer você pensar bastante nas decisões e posicionamentos.

Prepare seus monges, construa seus Toriis e venha batalhar pela supremacia!

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s