Jogo de tabuleiro CACAO

CACAO é diversão na selva para toda família

Jogo de tabuleiro CACAO

Em CACAO cada jogador lidera uma tribo, que na mais densa floresta busca as melhores oportunidades para colher cacau, vende-lo e ainda cuidar do abastecimento de água e cultuar os deuses.

Para 2 a 4 jogadores à partir de 7 anos, CACAO da DEVIR coloca os jogadores controlando suas tribos em uma disputa emocionante em rápidas partidas com duração em média de 30 minutos.

Como se joga CACAO?

CACAO é um jogo de colocação de peças e cada peça representa seus trabalhadores, que são indicados nas peças. Cada um recebe um conjunto de peças da sua cor.

Cada jogador recebe também o espaço da sua tribo, onde você posiciona o carregador de água no espaço -10.

Jogo de tabuleiro CACAO

Duas peças de floresta são posicionadas na mesa, adjacentes uma à outra na diagonal e a partida está pronta para começar.

Cada jogador então compra 3 peças e fica com elas disponíveis para serem posicionadas no tabuleiro. Cada peça possui na borda a quantidade de trabalhadores.

Quando uma peça é posicionada no tabuleiro ela é sempre posicionada tocando em uma ou mais peças de florestas.

Veja no exemplo abaixo, estou posicionando minha peça colocando 3 trabalhadores em contato com a peça de floresta campo de cacau e um trabalhador em contato com o mercado.

20200709_182313

Assim nessa jogada eu recebo 3 cacaus (que armazeno no meu tabuleiro, que tem espaço para até 5) e já posso vender um cacau (que eu recebi agora ou que eu já tinha) no mercado e receber 2 moedas de ouro.

Eu posso girar minha peça de trabalhador e coloca-la como eu quiser.

SE depois de colocar minha peça de trabalhador ficarem 2 peças de trabalhador (de quaisquer jogadores) adjacentes a uma peça de floresta apenas eu devo comprar uma peça de floresta e posiciona-la ao lado de uma peça de trabalhador.

Ao posicionar essa PEÇA DE FLORESTA os trabalhadores em contato com ela (meus ou de outros jogadores) executam a ação dessa peça.

E existem diversas peças de florestas, como:

  • Templo do SOL – Quem tiver mais trabalhadores ao lado dela no FINAL DA PARTIDA recebe 6 pontos e o segundo recebe 3
  • Água – Mova seu carregador de água na sua tribo um espaço para cima. Ele começa em MENOS 10 então é importante movimenta-lo.
  • Local de Adoração do SOL – Cada jogador recebe uma ficha por trabalhador ao lado desse local e essa ficha permite você posicionar uma peça de trabalhadores POR CIMA de uma peça sua já existente no tabuleiro.
  • Mina de ouro – Rende moedas de ouro de acordo com o valor da peça e a quantidade de trabalhadores ao seu lado.
  • Mercador – Onde você pode enriquecer vendendo seu cacau por 2 ou 3 moedas dependendo do mercado.

Jogo de tabuleiro CACAO

A partida termina quando todos os jogadores colocarem suas peças de trabalhadores em jogo, vencendo quem obteve mais moedas de ouro no total, conferindo os templos de SOL e posição de cada carregador de água.

Acessibilidade

Cada jogador fica com apenas 3 peças em cada rodada e não precisa segura-las, podendo examina-las a qualquer momento. Se houver alguma limitação motora pode se usar um card holder para isso.

Não existe dependência de cores ou leitura, sendo um jogo muito acessível nesse sentido.

Recomendo os card holders da Tabletop Master que são de excelente qualidade e podem ser usados em todos os seus jogos para uma experiência mais legal.

Dá para jogar com crianças?

SIM! Com jogadores à partir de 7, 8 anos CACAO é perfeitamente jogável com eles.

CACAO vai ajudar seu filho no desenvolvimento da habilidade de gerenciar seus recursos, analisar, planejar e tomar decisões, pois cada posicionamento dos trabalhadores trará resultados diferentes.

Ele precisa; por exemplo; decidir qual lado da sua peça de trabalhadores vai encostar em qual peça de floresta e como esse resultado vai ajuda-lo com a próxima peça de floresta que ele vai posicionar.

Jogo de tabuleiro CACAO

Trabalha também conceitos matemáticos simples, como multiplicação e a idéia de venda para aproveitar as melhores oportunidades.

O que achamos do CACAO?

CACAO é um daqueles jogos que não recebeu muito destaque, mas que é um excelente jogo para toda a família.

Ele possui a idéia de posicionar peças que vão formando o tabuleiro no decorrer da partida e também de colocar seus trabalhadores, que não são meeples mas sim as próprias peças.

Como cada peça possui uma quantidade distinta de trabalhadores é importante ponderar sobre o momento certo de usar cada uma delas.

Ter trabalhadores ao redor do templo rendem pontos ao final da partida, mas impossibilitam o uso imediato deles. Mover seu carregador de água é fundamental pois ele começa tirando 10 pontos de você.

São todas possibilidades que o jogo oferece, sem propor algo difícil, complicado ou mesmo demorado. CACAO é simples e entrega uma ótima experiência.

Pontos Positivos:

  • Entrega uma ótima experiência de jogo sem complexidade ou demora
  • Excelente produção (tem pecinhas de cacau de madeira!)
  • Acessível para todos os públicos, pois permite a descoberta de novas idéias ou possibilidades à cada partida
  • Funciona bem com todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Não existe interação direta entre os jogadores, no máximo aproveitar uma oportunidade na mesa que outros já estavam de olho, portanto pode não agradar quem busca mais confronto direto.

CACAO é mais um daqueles ótimos jogos da DEVIR de um autor de renome (o mesmo criador do Sushi Go!) que vai fazer sucesso com toda a galera pela facilidade para jogar e caminhos para a vitória.

Descubra agora o melhor dos jogos de tabuleiro em meu INSTAGRAM!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s