Jogo de tabuleiro Sirvam o REI

O banquete está na mesa em Sirvam o REI

Jogo de tabuleiro Sirvam o REI

O Rei faminto aguarda o grande banquete e você precisa ser o mais astuto…

Em Sirvam o REI da editora TGM temos de 3 a 6 jogadores que assumem o papel do cozinheiro real, buscando oferecer os melhores pratos para o REI usando de astúcia, boa memória e uma pitada de sorte e dedução!

Como se joga Sirvam o REI?

Seu objetivo é satisfazer a exigência do REI (e existem diversos reis diferentes) para ser o vencedor da partida (ou da rodada).

Para isso você usará suas cartas para preparar sua receita que será avaliada de acordo com o critério de cada rei!

Jogo de tabuleiro Sirvam o REI

O jogo pode ser jogado em apenas uma rodada usando um único REI ou em 3 rodadas usando 3 reis diferentes e somando a pontuação de cada rodada.

Para atender o rei abaixo, por exemplo, o jogador precisa ter a receita de maior valor entre as receitas de menor valor de todos os jogadores.

IMG-20200105-WA0008

Por isso é fundamental no início da partida sortear o rei e apresentar o critério dele para cada jogador.

Com o rei escolhido cada jogador receberá 4 cartas, que serão colocadas em duas fileiras, com duas cartas por fileira.

IMG-20200105-WA0005

Você deve olhar em segredo as duas cartas da fileira inferior e tentar memorizar que cartas são, e a partida está pronta para começar!

IMG-20200105-WA0004

Como já mencionamos seu objetivo é atender o REI da rodada, e pegando por exemplo o REI com o ícone da bandeja com tampa para vencer você precisa ter a menor SOMA de todas as suas cartas (receitas).

Na sua vez você pode realizar apenas uma ação, que é comprar uma carta da pilha de compras, entretanto você pode usar essa carta de duas maneiras diferentes:

  • Trocando uma carta sua por essa e descartando a carta trocada

OU

  • Descartar a carta comprada e usar a habilidade dela

Todas as cartas possuem um valor e uma habilidade, que pode ou não ser usada por você de acordo com sua estratégia.

IJogo de tabuleiro Sirvam o REI

Quando uma carta é descartada qualquer jogador pode descartar também uma de suas 4 cartas que tenha o mesmo valor, diminuindo sua pontuação. Caso ele descarte (de maneira indevida) uma carta de valor diferente ele compra outra carta e sem olha-la deve coloca-la na sua área de jogo.

Quando um jogador decidir que tem condições de vencer ele deve dizer após sua jogada “Sirvam o REI” disparando assim o final da partida. Todos os jogadores jogam mais uma vez.

Após todas as jogadas encerradas todos revelam suas cartas e o jogador com a menor soma de suas cartas (se esse foi o REI usado) vence a partida.

No exemplo abaixo o jogador teria 10 pontos, torcendo assim para ser a menor soma entre todos os jogadores para vencer!

IMG-20200105-WA0010

O jogo ainda vem com cartas de ajudantes para você jogar uma partida completa, que acontece em 3 rodadas com 3 reis diferentes e cada jogador recebe 3 cartas de ajudantes, que valem 0, 1 e  2 pontos.

IMG-20200105-WA0002

Ao final de cada rodada, antes de contabilizar os pontos para ver quem foi o vencedor cada jogador coloca na pilha de ajudantes uma carta de ajudante com a face para baixo.

Sendo assim antes da contagem de pontos da rodada teremos  uma pilha com cartas de ajudantes na quantidade de jogadores. O vencedor daquela rodada escolhe qual carta ele quer para ele do baralho de ajudantes e assim sucessivamente (de acordo com a proximidade de cada jogador com o objetivo da partida determinado pelo rei).

Ao final de 3 rodadas o jogador com mais pontos de ajudantes vence a partida!

Acessibilidade

O jogo não tem dependência de cores ou da manipulação de componentes sendo acessível para todos os públicos sem nenhum tipo de dificuldade, pois as cartas ficam na mesa e não na mão dos jogadores.

Dá para jogar com crianças?

SIM, mas somente com crianças mais velhas, à partir de 7 ou 8 anos, pois é preciso entender o objetivo de vitória da rodada (determinado pelo rei), tentar lembrar quais são suas cartas e usar as habilidades das cartas ou troca-las quando for interessante. Exige um pouquinho mas os mais velhos conseguem desfrutar bem do jogo!

O que achamos do Sirvam o REI?

A editora TGM tem se especializado em lançar jogos para toda família, que são simples de aprender e jogar mas com um conteúdo muito bacana e interessante, e Sirvam o REI não foge dessa regra!

IMG-20200105-WA0007

Em Sirvam o REI você tem um jogo em uma pequena caixa onde você precisa lembrar suas cartas, ser rápido para descarta-las quando possível, usar as habilidades das cartas para atingir seus objetivos e saber a hora certa de encerrar a rodada.

Além disso cada REI tem um objetivo diferente, então cada partida será muito diferente da anterior e exigirá que cada jogador se adapte às necessidades do momento.

Jogando com os ajudantes você escolhe quantos pontos quer colocar naquela rodada, pois afinal precisa escolher uma carta sua que vale 0, 1 ou 2, o que acrescenta mais uma camada de estratégia.

Outro detalhe muito bacana é que a rodada pode terminar a qualquer momento, assim que alguém disser “Sirvam o REI” você vai jogar apenas mais uma vez, o que deixa o jogo com uma certa tensão no ar.

Pontos Positivos:

  • Para jogar com toda a família e amigos (até 6 jogadores)
  • Simples de entender mas com detalhes muito interessantes, como uso das habilidades das cartas, reis diferentes e cartas de ajudantes
  • Partidas rápidas e dinâmicas
  • Ótimas ilustrações e material das cartas
  • Interação entre os jogadores, pois existem cartas que permitem trocar de cartas com outros jogadores

Pontos de atenção:

  • Não é para pessoas que não gostam de jogos com memória, blefe, dedução e um pouco de sorte.

Mais um lançamento certeiro da TGM e do designer Joshua Kritz, Sirvam o REI é uma pequena caixa com muito conteúdo, um jogo obrigatório para quem gosta de jogos rápidos, simples de explicar mas para jogar com a família e amigos em qualquer momento.

Quer ler mais resenhas de jogos de tabuleiro como essa?

Acompanhe nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s