Você faz tudo pelo seu filho?
Talvez essa frase pode levar muitas mães e pais a responderem com um sonoro “SIM”, afinal seus filhos são preciosos e pais zelosos certamente querem sempre o melhor para eles.
Mas na verdade essa frase “você faz tudo pelo seu filho” pode revelar algo além do cuidado e preocupação natural que todos os pais devem ter.
Será que você realmente tem feito tudo pelo seu filho ao ponto de não permitir que ele experimente a tão necessária autonomia para desenvolver sua memória de trabalho, raciocínio, capacidade de se planejar e executar atividades?
Dar autonomia às crianças é muito necessário pois permite que a criança adquira conhecimentos e experiências e passe então a entender as relações com o mundo, fazendo escolhas que estejam alinhadas com seus desejos e necessidades com liberdade e responsabilidade.
E a boa notícia é que os jogos de tabuleiro são ótimas ferramentas para estimular a autonomia do seus filhos.
Cada jogador tem o direito de exercer sua autonomia, tomando decisões, assumindo riscos e ainda aproveitando para tentar novamente e testar outros caminhos.
Conheça 9 jogos de tabuleiro que vão ajuda-lo nessa tarefa de desenvolver a autonomia dos seus filhos de maneira lúdica e divertida!
Fantasma Blitz
Fantasma Blitz da DEVIR exige dos pequenos jogadores atenção às cartas que serão mostradas, pois eles precisam rapidamente identificar o objeto apresentado na carta e como ele se enquadra nas exigências do jogo, pois o objeto a ser recolhido pode ter algumas restrições; como por exemplo: A cor com a qual ele é apresentado na carta.
Sendo assim Fantasma Blitz estimula decisões rápidas, permitindo que o pequeno jogador vivencie o resultado da sua escolha e possa à partir das suas experiências criar um repertório para então refina-las de maneira a vencer o jogo.
Capitão Silver
Capitão Silver da Calamity Games coloca os pequenos na pele de piratas que precisam recolher mais tesouros que seus oponentes, e para isso precisam tatear os objetos a serem colocados nas trilhas para ganhar moedas de ouro e avançar seu barco rumo aos tesouros.
Para isso o jogo exige que cada piratinha tateie pelo objeto que procura dentro da sacola, sem olhar, e ao retira-lo, caso o objeto não seja o próximo da sequência o jogador precisa avaliar se vale esperar alguns segundos e ver se alguém vai colocar um objeto que vai permitir você usar o seu ou se vale à pena descartar a peça.
Pela dinâmica do jogo cada pirata precisa fazer escolhas rapidamente e eventualmente assumir o risco de boas ou más decisões, estimulando assim a independência da criança.
Bolachas
Bolachas da DEVIR coloca a molecada na pele de monstrinhos que adoram devorar doces, mas para isso precisarão de agilidade e rapidez nas decisões.
Cada monstrinho precisa identificar o doce apresentado no dado na primeira carta, depois encontrar o doce da primeira carta na próxima e fazer o mesmo processo na terceira carta, pegando o doce correspondente ao final.
Como todos jogam ao mesmo tempo é fundamental que a criança analise a informação disponível e pegue o doce que ela entende como correto o mais rápido possível, incentivando assim à autonomia e tomada de decisões mesmo com o risco do doce não ser o correto.
Flap Flap
Flap Flap da DEVIR nos leva para um passeio pela natureza, onde precisamos ficar atento e encontrar as borboletas.
Cada jogador recebe um tabuleiro e precisa encontrar a borboleta que é apresentada na carta.
Isso exige que ele fique atento e procure a combinação no seu tabuleiro, que precisa estar exatamente como apresentada na carta.
Interessante que é muitas borboletas possuem mais de uma combinação possível no tabuleiro, ou seja, a criança poderá chegar ao resultado esperado por caminhos diferentes
Com isso a autonomia do seu filho é estimulada, pois não há tempo para consultar outras pessoas, ele precisa focar e procurar a informação de forma independente e sempre correndo o risco de não chegar ao resultado esperado, o que vai deixa-lo mais atento para as próximas rodadas.
Macacos me mordam
Da Curió Jogos, Macacos me mordam apresenta aos jogadores o desafio de controlar macaquinhos que desejam subir na árvore para pegar bananas.
É possível também aumentar a árvore e isso vai lhe garantir bananas também.
O jogo trabalha a autonomia dos pequenos jogadores à medida que ele precisa decidir onde pegar a banana ou se vale à pena aumentar a árvore, sempre lembrando que ambas as ações trazem riscos de derrubar a árvore toda.
Cada jogador tem o poder de escolher o caminho e precisará lidar com a frustração caso seu plano não seja bem sucedido.
Leo
Em LEO da DEVIR os jogadores trabalharão em equipe para levar LEO, o leão, até o barbeiro para cortar a juba.
Os jogadores precisam ficar atento e memorizar quem está no caminho, usando as cartas certas para impedir que o relógio avance.
Um dos aspectos interessante do LEO é que o jogo é cooperativo, ou seja, todos jogam em equipe, o que pode auxiliar os pais para trabalharem a autonomia dos pequenos, tomando decisões em conjunto e experimentando os resultados em grupo.
Sushi Go!
Mais um título da DEVIR, Sushi Go! coloca os jogadores para montarem seus pratos de comida japonesa, e para isso cada jogador vai tentar fazer certas combinações de cartas, e ele vai tentar porque nem sempre as cartas que ele deseja (ou precisa) estarão disponíveis para ele.
Sushi Go! trabalha a autonomia dos jogadores na escolha de quais cartas ele vai usar.
Cada jogador precisa a cada rodada escolher uma carta, então seu pequeno jogador será forçado a tomar decisões a cada rodada e ao final ele poderá avaliar quão efetiva foram suas escolhas na hora de contar os pontos.
Ponto bacana é que você poderá analisar ao final da rodada com a criança quais escolhas ele fez e entender os motivos, para ajuda-lo a perceber a efetividade das suas escolhas e quais possibilidades ele poderia ter explorado para pontuar melhor.
Sherlock Express
Uma investigação emocionante onde cada pista revelada elimina um suspeito e quem for o mais rápido em identifica-lo deve bater sobre a carta.
Sherlock Express da PaperGames valoriza a capacidade de dedução e raciocínio, permitindo que seu filho seja estimulado a pensar e agir rapidamente para conseguir o melhor resultado antes dos seus adversários.
NEON
NEON da Idea Jogos vai estimular a criançada um pouco mais velha na solução dos problemas através do planejamento e flexibilidade para enxergar os problemas por ângulos diferentes, seja com a mudança das regras ou com as ações dos adversários.
Muito interessante e gostoso de jogar, vale conhecer.
E quais jogos você conhece que trabalham a autonomia da criançada? Conheça nossos canais e deixe sua curtida 🙂
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!