7 jogos para desenvolver autonomia dos filhos

7 jogos para desenvolver autonomia dos filhos

Jogos de tabuleiro para desenvolver a autonomia dos seus filhos

Você faz tudo pelo seu filho?

Talvez essa frase pode levar muitas mães e pais a responderem com um sonoro “SIM”, afinal seus filhos são preciosos e pais zelosos certamente querem sempre o melhor para eles.

Mas na verdade essa frase “você faz tudo pelo seu filho” pode revelar algo além do cuidado e preocupação natural que todos os pais devem ter.

Será que você realmente tem feito tudo pelo seu filho ao ponto de não permitir que ele experimente a tão necessária autonomia para desenvolver sua memória de trabalho, raciocínio, capacidade de se planejar e executar atividades?

Dar autonomia às crianças é muito necessário pois permite que a criança adquira conhecimentos e experiências e passe então a entender as relações com o mundo, fazendo escolhas que estejam alinhadas com seus desejos e necessidades com liberdade e responsabilidade.

E a boa notícia é que os jogos de tabuleiro são ótimas ferramentas para estimular a autonomia do seus filhos. Cada jogador tem o direito de exercer sua autonomia, tomando decisões, assumindo riscos e ainda aproveitando para tentar novamente e testar outros caminhos.

Conheça 7 jogos de tabuleiro que vão ajuda-lo nessa tarefa de desenvolver a autonomia dos seus filhos de maneira lúdica e divertida!

Fantasma Blitz

Fantasma e escova no jogo infantil Fantasma Blitz

Fantasma Blitz da Editora DEVIR exige dos pequenos jogadores atenção às cartas que serão mostradas, pois eles precisam rapidamente identificar o objeto apresentado na carta e  como ele se enquadra nas exigências do jogo, pois o objeto a ser recolhido pode ter algumas restrições; como por exemplo: A cor com a qual ele é apresentado na carta.

Sendo assim Fantasma Blitz estimula decisões rápidas, permitindo que o pequeno jogador vivencie o resultado da sua escolha e possa à partir das suas experiências criar um repertório para então refina-las de maneira a vencer o jogo.

Capitão Silver

Jogo de tabuleiro infantil Capitão Silver

Capitão Silver da Calamity Games coloca os pequenos na pele de piratas que precisam recolher mais tesouros que seus oponentes, e para isso precisam tatear os objetos a serem colocados nas trilhas para ganhar moedas de ouro e avançar seu barco rumo aos tesouros.

Para isso o jogo exige que cada piratinha tateie pelo objeto que procura dentro da sacola, sem olhar, e ao retira-lo, caso o objeto não seja o próximo da sequência o jogador precisa avaliar se vale esperar alguns segundos e ver se alguém vai colocar um objeto que vai permitir você usar o seu ou se vale à pena descartar a peça.

Pela dinâmica do jogo cada pirata precisa fazer escolhas rapidamente e eventualmente assumir o risco de boas ou más decisões, estimulando assim a independência da criança.

Bolachas

Carta de doces nível fácil e difícil do jogo infantil Bolachas

Bolachas da editora DEVIR coloca a molecada na pele de monstrinhos que adoram devorar doces, mas para isso precisarão de agilidade e rapidez nas decisões.

Cada monstrinho precisa identificar o doce apresentado no dado na primeira carta, depois encontrar o doce da primeira carta na próxima e fazer o mesmo processo na terceira carta, pegando o doce correspondente ao final.

Como todos jogam ao mesmo tempo é fundamental que a criança analise a informação disponível e pegue o doce que ela entende como correto o mais rápido possível, incentivando assim à autonomia e tomada de decisões mesmo com o risco do doce não ser o correto.

Flap Flap

Tabuleiro dobrável para encontrar borboletas em Flap-FlapFlap Flap da editora DEVIR nos leva para um passeio pela natureza, onde precisamos ficar atento e encontrar as borboletas.

Cada jogador recebe um tabuleiro e precisa encontrar a borboleta que é apresentada na carta.

Isso exige que ele fique atento e procure a combinação no seu tabuleiro, que precisa estar exatamente como apresentada na carta.  Interessante que é muitas borboletas possuem mais de uma combinação possível no tabuleiro, ou seja, a criança poderá chegar ao resultado esperado por caminhos diferentes

Com isso a autonomia do seu filho é estimulada, pois não há tempo para consultar outras pessoas, ele precisa focar e procurar a informação de forma independente e sempre correndo o risco de não chegar ao resultado esperado, o que vai deixa-lo mais atento para as próximas rodadas.

Macacos me mordam

Árvore do jogo infantil Macacos Me MordamDa Curió Jogos, Macacos me mordam apresenta aos jogadores o desafio de controlar macaquinhos que desejam subir na árvore para pegar bananas.

É possível também aumentar a árvore e isso vai lhe garantir bananas também.

O jogo trabalha a autonomia dos pequenos jogadores à medida que ele precisa decidir onde pegar a banana ou se vale à pena aumentar a árvore, sempre lembrando que ambas as ações trazem riscos de derrubar a árvore toda.

Cada jogador tem o poder de escolher o caminho e precisará lidar com a frustração caso seu plano não seja bem sucedido.

Leo

Cartas do LEO jogo de tabuleiro infantilEm LEO da editora DEVIR os jogadores trabalharão em equipe para levar LEO, o leão, até o barbeiro para cortar a juba.

Os jogadores precisam ficar atento e memorizar quem está no caminho, usando as cartas certas para impedir que o relógio avance.

Um dos aspectos interessante do LEO é que o jogo é cooperativo, ou seja, todos jogam em equipe, o que pode auxiliar os pais para trabalharem a autonomia dos pequenos, tomando decisões em conjunto e experimentando os resultados em grupo.

Sushi Go!

Cartas do jogo de cartas Sushi Go!

Mais um título da DEVIR, Sushi Go! coloca os jogadores para montarem seus pratos de comida japonesa, e para isso cada jogador vai tentar fazer certas combinações de cartas, e ele vai tentar porque nem sempre as cartas que ele deseja (ou precisa) estarão disponíveis para ele.

Sushi Go! trabalha a autonomia dos jogadores na escolha de quais cartas ele vai usar. Cada jogador precisa a cada rodada escolher uma carta, então seu pequeno jogador será forçado a tomar decisões a cada rodada e ao final ele poderá avaliar quão efetiva foram suas escolhas na hora de contar os pontos.

Ponto bacana é que você poderá analisar ao final da rodada com a criança quais escolhas ele fez e entender os motivos, para ajuda-lo a perceber a efetividade das suas escolhas e quais possibilidades ele poderia ter explorado para pontuar melhor.

E quais jogos você conhece que trabalham a autonomia da criançada? Conheça nossos canais e deixe sua curtida 🙂

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s