Desenvolva memória e atenção com jogos

5 excelentes jogos para desenvolver memória e atenção do seu filho

Desenvolva memória e atenção com jogos

Como você pode auxiliar no desenvolvimento do seu filho?

Continue acompanhando nossa série que mostra como a neuro educação os jogos de tabuleiro podem ajuda-lo nessa jornada nesse material incrível preparado baseado no material publicado pela editora DEVIR.

Como desenvolver a atenção e memória?

A atenção é um processo onde se foca a percepção que nos permite orientar e controlar a atividade diante de um determinado estímulo.

Requisito imprescindível para qualquer aprendizagem, trata-se de um processo complexo cujo estímulo não pode ser separado de muitas outras funções cerebrais, pois outros processos como o da memória, da orientação ou da execução são interdependentes dela; por isso, ao estimulá-la se favorece uma melhora na eficiência cognitiva de diversas outras funções mentais.

A memória “é uma função neurocognitiva que permite registrar, codificar, consolidar, reter, armazenar, recuperar e buscar a informação previamente armazenada. Enquanto a aprendizagem é a capacidade de adquirir informações novas, a memória é a capacidade para reter a informação aprendida” (J.A. Portelllano, 2005).

A interdependência entre atenção e memória é evidente, sendo que os processos de atenção são essenciais para poder registrar a informação; depois existe um processo para armazenar a informação e finalmente um processo de recuperação da informação previamente armazenada.

Todo este processo requer estratégias cognitivas nas quais além de interpretar a informação recebida, é feita uma análise, uma categorização e uma associação e relação com outros conhecimentos já adquiridos.

A eficácia do treinamento da atenção e da memória se alcança em um contexto ecológico, ou seja, realizando atividades que tenham uma relação direta com o meio natural que rodeia o alunado, atividades que sejam significativas e de grande interesse para eles.

O jogo de mesa permite a aproximação da criança com este meio, pois os temas têm afinidade com seus interesses.

Além disso, não estão relacionados com um programa de treinamento da atenção e da memória, e são apresentados como um desafio lúdico, o qual, como foi explicado anteriormente, desencadeia diversos processos de ativação dos neurônios.

Como dissemos, toda atividade implica em um processo de atenção; Se a isso adicionamos o fato de que uma prática habitual que vá incorporando o conhecimento da temática do jogo, chegaremos facilmente à conclusão de que não existe jogo que não exercite as duas funções.

Conheça então 5 jogos que vão auxiliar no desenvolvimento da atenção e da memória do seu filho.

Jogo de tabuleiro Fantasma Blitz

Fantasma Blitz

No Fantasma Blitz seu objetivo é coletar mais cartas que seu oponente.

Um jogador revela uma carta e o primeiro a pegar o objeto correto vence a rodada, pegando aquela carta.

A identificação do objeto é feita através da relação entre o objeto da carta ser exatamente um dos objetos apresentados no jogo ou se o objeto na carta não for correspondente os jogadores precisam pegar um objeto que não esteja representado na carta e que também não tenha nenhuma das cores apresentadas na carta.

Um desafio muito gostoso e divertido que pode ser usado inclusive com crianças menores (leia minha resenha completa sobre ele aqui).


213

1, 2, 3! Agora é a sua vez!

1 2 3 traz muita diversão e atenção para a criançada porque todos fecham os olhos e um jogador faz algumas alterações na fazenda.

Mova uma animal para cá ou para lá de acordo com a carta que você tem e os demais jogadores ao abrirem os olhos precisam identificar o que foi alterado na fazenda.

Recordar como estava e o que foi alterado é fundamental em um jogo muito divertido e acessível para diversas faixas etárias.

Jogo Cocoricó Cocoricó

Cocoricó, Cocorocó!

Chegou a hora de depenar galos e galinhas em uma emocionante corrida.

Você precisa encontrar o próximo símbolo para avançar com seu galo e ao ultrapassar seu adversário leva a pena dele, vencendo a partida se pegar as penas de todos os seus oponentes.

Um jogo que usa bastante a memória pela relação entre avançar e revelar o objeto em questão num jogo simples que super gostoso (leia minha resenha sobre ele aqui).

Jpeg

As Escadas Assombradas

Um dos jogos mais simples que estimulam a memória, As Escadas Assombradas colocam os jogadores no lugar de crianças que desejam assustar o fantasma.

Suba as escadas mas cuidado pois ao virar um fantasma você precisa tentar lembrar quem você é, estimulando assim a memória.

Um jogo bem gostoso e fácil que pode ser usado com crianças pequenas, à partir de 4, 5 anos (leia minha resenha sobre ele aqui).

My First Stone Age

My First Stone Age

Um jogo onde o planejamento para construir cabanas é fundamental porém uma parte importante do jogo envolve memorizar as fichas de movimento para assim chegar aos lugares que você precisa.

As fichas ficam ao redor do tabuleiro e o jogador escolhe qual vai revelar e se movimenta para o local indicado.

Estimula a memória, planejamento e atenção de uma maneira bem divertida e interessante (leia minha resenha completa aqui).

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s