Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

Venha correr e se divertir no A Lebre e a Tartaruga

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

Cheguei em 1973 e vamos comer bastante cenouras para vencer essa corrida no divertido A Lebre e a Tartaruga.

Para você que não sabe esse post é parte da minha série chamada “O Jogo do Ano” onde venho apresentando jogos lançados desde 1960 que impactaram sua época (você pode ver os posts anteriores aqui).

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

A Lebre e a Tartaruga lançado em 1973 e criado pelo designer David Parlett é considerado um clássico, sendo inclusive o primeiro vencedor do famoso prêmio alemão de jogos o Spiel des Jahres em 1979.

Um jogo para toda família onde seu objetivo é ser a lebre mais veloz vencendo a corrida antes dos demais jogadores.

Você usa suas cenouras como combustível para mover sua lebre mas não pode cruzar a linha de chegada com muitas então é preciso usa-las com muito cuidado.

Também é importante lembrar que quanto mais cenouras você usa mais vai avançar, porém se ficar sem combustível precisa voltar algumas casas e se recuperar.

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

A Lebre e a Tartaruga de um desafio matemático bem interessante que exige certo planejamento e organização, afinal você precisa acumular cenouras para avançar porém dependendo do local onde você parar no tabuleiro terá vantagens, como receber algumas cenouras extras.

É essa administração que torna o jogo simples mas brilhante, que vai estimular essa parte do planejamento e uso dos recursos.

Não é aquele jogo para crianças pequenas embora o tema possa passar essa impressão, pelo contrário, é um jogo onde toda essa organização é necessária para se dar bem.

Existem diversos espaços no tabuleiro que vão recompensar os jogadores, por exemplo as casas numeradas darão cenouras (no múltiplo de 10) se você estiver na posição indicada ali.

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

Se você estiver na casa com o número 2 e no início do seu turno você estiver em segundo lugar você recebe 20 cenouras (2×10) o que traz uma idéia bem interessante de tentar prever sua posição para receber cenourinhas.

Nas casas de cenoura você pode permanecer ali para receber (ou descartar) 10 cenouras, já nas casas de alface você gasta uma carta de alface e recebe no próximo turno uma quantidade de cenouras de acordo com sua posição na corrida (sempre em múltiplo de 10).

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

Na casa de tartaruga você só pode acessa-la se retroceder para ela, recebendo 10 cenouras por cada casa que você recuou até ela.

Como o próprio designer já citou, ele queria fazer um jogo de corrida que não dependesse dos dados para movimentação mas sim da estratégia de cada jogador.

E o grande barato do jogo é essa dinâmica de gastar e recuperar os recursos de diversas maneiras e sempre pensando em oportunidades para isso acontecer.

Gastar é fácil mas recuperar suas preciosas cenouras tem diversos caminhos que se apresentam para o jogador avaliar e buscar as melhores oportunidades.

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

E não basta apenas acumular recursos pois você não vence se tiver muitas cenouras afinal só pode cruzar a linha de chegada se tiver cenouras igual sua posição (primeiro jogador 10 cenouras, segundo 20 e assim por diante)

Ele foi lançado no Brasil a um tempão atrás pela DEVIR e ainda é possível encontrar algumas cópias eventualmente à venda por ai.

Jogo de tabuleiro A Lebre e a Tartaruga

A Lebre e a Tartaruga é realmente aquele clássico que merece ser conhecido pela sua dinâmica de corrida onde otimizar o gasto e acertar na maneira de ganhar cenouras é muito bacana e claro que sua premiação como jogo do ano em 1979 traz ainda mais destaque para um jogo bem interessante com uma dose bacana de matemática e planejamento.

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s