Jogo de tabuleiro Dream Home

Monte e decore a casa dos seus sonhos em “Dream Home”

Jogo de tabuleiro Dream Home

O sonho da casa própria… Em Dream Home você finalmente conseguiu comprar (ou financiar) sua casa, e chegou a hora da mudança, e agora você deve montar e decorar a casa dos seus sonhos!

Dream Home é um jogo com um tema muito familiar e agradável para 2 a 4 jogadores com duração de 30 minutos. Cada jogador precisa montar a melhor casa possível dentro de certos padrões para fazer a melhor pontuação, vence quem pontuar mais.

Como se joga Dream Home?

Cada jogador recebe um tabuleiro de casa, o jogador inicial recebe o marcador, o tabuleiro de cartas é preenchido e o jogo pode começar.

O primeiro jogador vai escolher uma coluna de cartas para ele e coloca-las em seu tabuleiro. Existem cartas de cômodos, telhado, objetos de decoração, ajudantes e ferramentas.

Você vai adicionando cômodos à sua casa no jogo Dream Home

Cartas de cômodo devem ser colocadas em locais que já possuam uma estrutura embaixo (afinal não dá para construir no ar).

Objetos de decoração são colocados nos cômodos, ferramentas e ajudantes alteram algumas condições de jogo e as cartas de telhado são separadas para o final.

Objetos de decoração valorizam sua casa no jogo Dream Home

Os cômodos são posicionados de acordo com certos padrões para melhorar a pontuação, por exemplo, uma cozinha vale 1 ponto, duas cozinhas juntas valem 6.

Existem cômodos que valem mais pontos se colocados ao lado de outros específicos, por exemplo, a sauna ao lado do banheiro vale mais (3 pontos).

Objetos de decoração valem pontos ao final da partida, porém eles impossibilitam que você expanda aquele cômodo. Se você colocar um piano em uma sala de estar não poderá amplia-la mais.

O telhado só vale pontos ao final da partida. Se você tiver 4 cartas de telhado recebe pontuação e se o telhado for da mesma cor a pontuação aumenta. O detalhe é que você não pode olhar as cartas de telhado que já pegou, ou seja, é necessário um pouco de boa memória para se dar bem nessa parte.

Também certos padrões valem pontos ao final, como ter um banheiro por andar e ter na casa um quarto, uma cozinha e um banheiro.

Construir um bom telhado é fundamental para vencer no jogo Dream Home

Os ajudantes e ferramentas permitem certas manipulações das cartas e maneiras diferentes de pontuar (por exemplo, usando o designer de interiores seus objetos de decoração valem mais ao final da partida e não impedem a expansão do cômodo mesmo os que possuem itens de decoração). Ao final de 12 rodadas quem tiver a melhor casa vence!

O critério de desempate é a quantidade de crianças escondidas nos cômodos da sua casa, mais uma coisa muito bacana para ficar procurando nas cartas.

Crianças escondidas no jogo Dream Home

Acessibilidade

O jogo não possui dependência de cores e não necessita da manipulação de componentes, sendo um jogo muito acessível nesse sentido, necessitando apenas saber ler para conseguir joga-lo.

Dá para jogar com crianças?

Sim, eles só precisam saber ler um pouquinho, pois algumas cartas possuem um pouco de texto. O jogo é bem simples pois basta escolher uma coluna de cartas por rodada, e a criançada adora construir suas casas.

O que achamos do Dream Home

Dream Home é um excelente jogo familiar, simples, fácil e com um tema muito bacana e leve. Mas não se engane, é um jogo muito interessante e com escolhas difíceis durante a partida.

Ajudantes e objetos de decoração do jogo Dream Home

Mesmo para jogadores experientes o jogo oferece elementos que deixam a partida bem legal, afinal é possível ver o que os demais jogadores precisam e tentar bloqueá-los, ou pegar aquela ferramenta ou ajudante que no momento certo fará toda a diferença.

Escolher bem os cômodos é fundamental no jogo Dream Home

Ótima produção (com um insert em formato de casa) é um jogo com setup rápido, partidas rápidas (sendo ele uma ótima opção para 2 jogadores), Dream Home é o tipo de jogo leve que com certeza agrada todos os públicos.

Pontos Positivos:

  • Um tema muito agradável e divertido
  • Partidas rápidas e com uma idéia simples
  • Boas decisões durante o jogo
  • Funciona bem com todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Tem uma certa dependência da sorte na saída das cartas
  • Pode não agradar quem procura jogos mais densos

É uma ótima opção para jogar com crianças, e para iniciar você pode tirar as cartas de ferramentas e ajudantes e introduzi-las aos poucos. O jogo tem pouca dependência de idioma nas cartas e depois de 2 ou 3 partidas fica tranquilo.

Um belo lançamento que a Galápagos traz ao Brasil, obrigatório para sua coleção

Pronto para montar a casa dos seus sonhos? Dream Home!

Quero ler mais análises sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Anúncios

5 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s