O que todos deveriam saber sobre jogos

O que todos deveriam saber sobre jogos

 

Recentemente surgiu um tópico no Board Game Geek (leia o tópico em inglês aqui) abordando a seguinte questão: O que todo mundo deveria saber sobre os jogos de tabuleiro moderno?

O pano de fundo dessa pergunta era na verdade uma apresentação que seria feita para estudantes adultos. Veja algumas opiniões levantadas sobre afinal o que todos deveriam saber:

Nem todos os jogos são competitivos

Alguns possuem aspectos de cooperação entre os jogadores. Por exemplo, jogos como A Ilha Proibida, Pandemic e Dead Men Tell no Tales são jogos que são jogados em equipe contra o tabuleiro.

 

São concebidos para adultos e crianças

Enquanto existem alguns mais complexos, os aspectos da maioria dos jogos pode ser compreendido por um adulto após uma ou duas partidas. Se não, sempre existem opções mais simples que serão mais adequadas

Opções infantis são abundantes no mercado. Jogos como Bolachas, Flap-Flap, Torre Encantada, Rhino Hero, Dr. Eureka e outros são ótimas opções para a criançada.

 

Jogos bem concebidos são uma boa maneira de exercício mental

Já existem estudos que indicam que jogos de tabuleiro são uma maneira eficiente para lidarmos com nossa saúde mental (leia um artigo à respeito aqui).

São uma maneira relativamente barata de entretenimento

O mercado hoje apresenta diversas opções que se acomodam perfeitamente à diversos bolsos. Você consegue comprar bons jogos à partir de valores bem interessantes (temos uma lista para você comprar jogos bem acessíveis aqui).

Podem ser complexos e desafiadores

Títulos como Agricola, Puerto Rico, Power Grid e Altiplano (entre outras inúmeras e ótimas opções) são excelentes para quem deseja jogos um pouco mais densos mas que ainda podem ser jogados dentro de um tempo razoável.

 

Ainda é uma indústria pequena

O crescimento tem sido grande, mas ainda é um nicho dentro do ramo entretenimento, embora isso possa mudar um pouco dentro de alguns anos.

Existem muitas opções para casais, o que pode se tornar uma opção de lazer interessante

Jogos para 2 pessoas são ótimas opções para quem deseja um jogo interessante e bacana que ainda pode ser jogado em 20, 30 minutos dependendo do jogo (temos uma lista para jogos de casais aqui).

Possuem uma duração muito variada, existindo jogos que levam duas, três ou até mais horas e jogos que podem ser jogados em dez ou vinte minutos

Quer jogos rápidos? Opções como Avenue, BraveRats, Cacao e Dream Home são ótimos, pois possuem uma duração relativamente curta e trazem uma ótima experiência.

 

Jogar é uma atividade social por natureza e que exercita portanto a interação

Por natureza os jogos de tabuleiro são ótimas opções para interagirmos mais com as pessoas ao nosso redor, como amigos, filhos e família.

E na sua opinião, o que todos deveriam saber sobre jogos de tabuleiros modernos? Quais aspectos positivos (ou negativos) você destacaria? Já parou para pensar a respeito?

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s