Game of Life versão década de 60

O jogo do ano – Planeje seu futuro no Jogo da Vida

Em que ano foi lançado o seu jogo favorito?

Em minha nova série “O jogo do ano” vou te contar um pouco a história dos jogos de tabuleiro, mostrando um jogo que foi lançado em cada ano à partir de 1960 que foi relevante na sua época, como esse jogo é e se ele ainda tem algum impacto nos dias de hoje.

Então vem comigo nessa jornada, conhecendo o jogo do ano, e o primeiro jogo dessa série é o “Jogo da Vida” (The Game of Life).

O Jogo da Vida; como é conhecido em português; foi criado originalmente em 1860 como uma espécie de jogo de xadrez por Milton Bradley, sendo que a versão que conhecemos foi criada 100 anos depois em 1960, como um jogo que tenta simular a jornada de uma pessoa pela sua vida, com a escolha da profissão, casamento, filhos e aposentadoria.

Ele foi o primeiro jogo de grande sucesso nos Estados Unidos com mais de 300 mil cópias vendidas no primeiro ano de lançamento, sendo também um jogo muito popular no Brasil e fez parte da infância de muita gente nas décadas de 80 e 90.

Sua versão original possuía alguns componentes em 3D algo bem diferente e inovador para aquela época, e também o uso da roleta foi feito pela associação que existia entre rolar dados e jogos de apostas.

É um jogo essencialmente de rodar a roleta e se movimentar a quantidade de espaços indicados, sendo que existem algumas bifurcações no caminho para o jogador escolher qual caminho seguir, sendo que a parte de girar a roleta era extremamente tensa e emocionante.

De acordo com a sua profissão no jogo seu salário será mais interessante, e você ainda terá a opção de ter filhos, comprar seguro para sua casa e carro, ações e também pegar empréstimos bancários que devem ser pagos quando você vai se aposentar.

Com duração média de UMA HORA o jogo originalmente era bem mais cruel que a versão atual, permitindo inclusive que os jogadores se vingassem uns dos outros (o que foi removido nas versões posteriores).

E embora na memória de muitas pessoas hoje em dia já existem jogos bem mais interessantes com algumas idéias, como o muito bacana Dream Home que embora não permita você construir uma vida possibilita que você crie e decore a casa dos seus sonhos ou se você curte jogos que te apresentem uma jornada você talvez queira conhecer o Tokaido.

Jogo de tabuleiro Dream Home

Em Tokaido você também está em uma jornada, viajando, saboreando pratos, comprando souvenirs, descobrindo paisagens e visitando lugares.

Outra opção de jogo com essa sensação da jornada da vida é o CV que foi lançado no Brasil a alguns anos atrás onde você literalmente vai construir sua vida, fazendo escolhas sobre seus amigos, parentes sua profissão e quais atividades vai realizar.

Tokaido versão deluxe

Embora existam opções mais interessantes é inegável o sucesso e impacto que o Jogo da Vida causou tanto no mercado de jogos quanto na vida de milhares de famílias!

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s