Jogo de cartas Onirim

Onirim, um desafio para jogar sozinho e sair do mundo dos sonhos

Você está preso no mundo dos sonhos e precisa ser rápido para abrir 8 portas e escapar antes que o tempo acabe e você fique preso para sempre num jogo tenso e emocionante, Onirim!

Lançado pela DEVIR para você jogar sozinho ou com um companheiro que vem com muitas expansões e desafios.

Como se joga Onirim?

Jogue sozinho (ou com alguém) em partidas rápidas, de no máximo 10 minutos de duração e nessa análise te falo também respeito da versão digital lançada pela Asmodee.

O jogo base é composto por um baralho de cartas, que possuem cores e símbolos diferentes, além das cartas de portas e pesadelos.

Seja rápido e abra todas as portas!

Para vencer é necessário abrir 8 portas antes que o baralho termine!

Para abrir uma porta é necessário combinar 3 cartas da mesma cor com símbolos diferentes, pois você nunca pode jogar na sequência cartas com o mesmo símbolo.

Jogo de cartas Onirim

Por exemplo, para abrir uma porta azul eu preciso jogar 3 cartas azuis mas intercalando os símbolos, eu poderia jogar uma carta azul com o símbolo da lua, depois outra azul com o símbolo da chave e outra azul com o símbolo da lua.

Você começa com cinco cartas e vai comprando novas à medida que você joga as cartas.

Ao invés de coloca-las na mesa pode descarta-la e comprar uma nova.

Você também pode descartar uma carta com o símbolo da chave para olhar as 5 cartas do topo do baralho de compra, descartar 1 e reorganizar as demais.

Existem as cartas de pesadelo que atrapalham seu progresso.

Quando elas aparecem você tem algumas escolhas: Descartar sua mão e comprar novas cartas, descartar 5 cartas do baralho, descartar uma carta de chave (caso tenha alguma) ou fechar uma porta que já tenha aberto.

Na versão digital todos esses mecanismos são controlados pelo aplicativo, de modo que você realmente só precisa se concentrar em jogar.

A versão física além do jogo base vem com 7 expansões que dão muita variedade para o jogo e novos desafios para quem curtiu!

Acessibilidade

O jogo depende da identificação de cores para colocar as 3 cartas da mesma cor mas com símbolos diferentes para abrir as portas.

Entretanto cada uma das 4 cores possui ilustrações diferentes ou seja as cartas vermelhas tem um padrão de ilustração por exemplo o que ajuda na identificação.

Dá para jogar com crianças?

Para a criançada jogar sozinho somente os mais velhos, à partir de 10, 11 anos pois existem diversas coisas que você precisa coordenar durante a partida e com certeza eles não terão paciência.

Agora para jogar em dupla com uma criança é um desafio legal pois exige muito trabalho em equipe além da caixa ter muitas expansões para você explorar com eles, então acaba sendo um jogo bem interessante nesse sentido também pela facilidade das regras.

O que eu achei do Onirim?

Onirim da DEVIR é um baita jogo!

Muito simples, divertido, tenso e com decisões interessantes que vão aparecendo à medida que você vai jogando.

Tem cores vivas mas um tema meio sombrio, e a música e ambientação do aplicativo passam esse “feeling“.

Os efeitos e a música da versão digital me lembram um pouco os jogos de videogame da série “Silent Hill” que são jogos de terror com bastante tensão.

O que gostei:

  • Poucas regras, fácil de aprender e jogar
  • Um prato cheio para quem curte jogar jogos mais rápidos sozinho pois a caixa tem muito conteúdo
  • Bacana para jogar em dupla e trabalhar juntos
  • Decisões interessantes vão aparecendo à medida que você descobre o jogo

Pontos de atenção:

  • Vale ressaltar que é um jogo solo, então você não curte não é para você!
  • Você vai depender da sorte em alguns momentos, não vejo problema pois é um jogo bem rápido mas se isso te incomoda é bom ficar sabendo
  • Você precisa colocar sleeves pois as cartas são de borda preta e precisa embaralhar MUITO e sem sleeves as bordas ficarão marcadas

Se você ficou interessado existe uma versão gratuita para celular, só procurar na loja do seu e instalar para jogar Onirim em qualquer lugar.

Agora se você curte passar um tempo jogando sozinho, tomando um café e embaralhando cartas em um jogo rápido e com um bom desafio recomendo você conhecer Onirim, até porque a caixa tem expansões que não acabam mais.

Vale a pena experimentar e adentrar o mundo dos sonhos…

VISITE meu Instagram e descubra o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

Um comentário

Deixe um comentário