Atualizado em Março 2020
Existem jogos de tabuleiro que por mais excelentes que sejam possuem caixas que ocupam um espaço desnecessário, pois o conteúdo deles ocuparia metade ou até mesmo um terço da caixa original.
São ótimos jogos, mas poderiam receber das publicadoras uma atenção especial nessa parte e consequentemente ajudar os jogadores a economizarem espaço nas preciosas estantes e até mesmo contribuir para reduzir os preços e porque não o consumo desnecessário de papelão.
A questão pode até mesmo modificar questões como preço de frete, tamanho do espaço para armazenamento, etc.
Existe o argumento da divulgação e exposição do jogo que precisaria de uma caixa com certo tamanho para chamar a atenção, mas convenhamos que esse argumento não é dos melhores em vista das desvantagens que apresentei acima…
Então vamos ao 6 jogos que ocupam espaço desnecessariamente!
Chicken Cha Cha Cha (Leia nossa análise sobre ele aqui)
Esse jogo infantil é relativamente caro, sendo que os componentes caberiam em um terço da caixa sem menor prejuízo, muito pelo contrário, facilitando o armazenamento, transporte e até mesmo reduzindo o custo.
Age of War (Leia nossa análise sobre ele aqui)
Um pequeno jogo do Reiner Knizia, que poderia estar numa caixa menor ainda!
Race for the Galaxy (versão Rio Grande) – Leia nossa análise sobre ele aqui
Não sei como ficou a versão da Galápagos, mas essa versão aqui impressiona pela quantidade de espaço vazio sem o insert de papelão…na foto estão faltando alguns marcadores que não ocupariam quase nada, ou seja, muito espaço vazio!
My First Carcassonne (Leia nossa análise sobre ele aqui)
Outro jogo infantil que poderia ser barateado com a redução do espaço vazio e desnecessário.
Istanbul (leia nossa análise sobre ele aqui)
Esse na minha opinião é um dos campeões de desperdício de espaço, pelo tamanho da caixa e preço cobrado por aqui. Recentemente fui viajar e acabei levando só as peças economizando assim um baita espaço.
LEO (leia nossa análise aqui)
LEO é um divertido jogo cooperativo infantil, com ótimos componentes, mas convenhamos, a caixa é bem maior do que realmente precisaria ser, especialmente pelo fato do jogo não ter um tabuleiro.
As editoras deveriam começar a olhar esse aspecto, que faria um bem danado tanto para os bolsos e estantes como para o meio ambiente e questões de logística (tamanho da caixa para transporte, entrega, etc).
Bônus!
SET
Relançado pela Galápagos Jogos, SET é um jogo muito famoso composto por um baralho de 81 cartas. Acontece que a versão que a Galápagos lançou é muito, mas muito grande, cabendo facilmente em torno de uns 4 jogos de baralhos do SET dentro da caixa.
Na época do consumo responsável e todo o apelo pela sustentabilidade, certamente uma iniciativa dessa acaba não sendo muito bacana.
O que você acha? Conhece algum outro jogo que tem uma caixa grande e desnecessária?
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no
Muito bom a materia, mas o RFTG justamente fizeram por conta das expansões. Eu tenho a versão da galapagos, é bem pequena, e cabe perfeito, agora com as expansões não cabe nada. Essa caixa americana é feita para caber as 4 expansões.
CurtirCurtir
Verdade Thiago, mas o consumidor paga o preço de uma caixa muito grande as vezes e talvez ele nem vá expansões. Obrigado pelo comentário: -)
CurtirCurtir
As caixas grandes geralmente são assim para seguirem o processo de produção já usado pela empresa. Criar uma caixa com um modelo único (para caber perfeitamente apenas os componentes necessário) sairia BEM mais caro.
Além disso, eu particularmente gosto muito de encaixar todos meus jogos da mesma empresa bonitinhos na prateleira… Se cada um tivesse um tamanho diferente eu acho que eu surtaria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade Artur, mas outro detalhe é que essas empresas já tem outros jogos no formato que esses com caixas grande demais poderiam usar. Outro ponto é que o tamanho da caixa está voltado para a visibilidade da mesma na loja, porque em geral caixa pequena não chama tanto a atenção. Obrigado pelo comentário: -)
CurtirCurtir
Em compensação, a paper games está de parabens por ter aproveitado bem a caixa de OMG e Port Royal. Chega ao ponto de ser ruim não caber as expansões, e ter que levar as duas caixas junto (no caso do Port Royal, fica sambando, no caso de OMG, não cabe as cartas com sleeves.
CurtirCurtir