
Chegou o momento de mostrar todo o seu potencial como comerciante de vidro visitando diversas regiões e fazendo a melhor pontuação possível com suas cartas no divertido Mille Fiori da DEVIR.
Do consagrado designer Reiner Knizia (leia minha entrevista com ele aqui) é um jogo para 2 a 4 jogadores onde até a criançada (à partir de 7, 8 anos) pode jogar e se divertir com toda família, vem comigo conhecer esse jogo bonito e divertido!
Como se joga Mille Fiori?
Seu objetivo é posicionar bem suas peças no tabuleiro para conseguir o máximo de pontos.
Para posicionar suas peças você usa suas cartas, então escolher bem é fundamental.
Cada região do tabuleiro fornece pontos de maneiras diferentes, além disso cada região fornece bônus para quem atingir o critério estabelecido ali.
Também é possível jogar novamente dependendo dos requisitos que o tabuleiro apresenta em cada espaço.

Cada jogador recebe no início da rodada 5 cartas e deve selecionar 1 e as demais serão passadas para o jogador à esquerda. Essa carta selecionada é executada na ordem do turno começando com o primeiro jogador.
Assim que todas as cartas forem executadas os jogadores escolhem uma nova carta das que receberam do jogador ao lado e esse processo acontece até sobrar apenas uma.

Essa carta que sobra vai para um conjunto de cartas e quando um jogador precisa jogar novamente ele seleciona desse conjunto qual carta deseja usar.
Além de colocar a peça no espaço determinado pela carta é possível usa-la para avançar seu barco, que fornece pontos e eventuais bônus como jogar novamente.

Assim que a rodada terminar 5 cartas são distribuídas para todos, o jogador inicial passa para o jogador à esquerda e uma nova rodada começa.

A partida termina assim que as cartas acabarem ou algum jogador usar todas as peças e quem tiver mais pontos ao final da rodada é o vencedor.
Acessibilidade
Como todas as informações são abertas o jogo é bem acessível mesmo para quem tiver dificuldades em visualizar cores pois todos os jogadores podem colaborar.
Dá para jogar com crianças?
SIM! Mille Fiori dá para jogar perfeitamente com a criançada à partir de 7, 8 anos.
A criançada precisará de um pouquinho de paciência para entender como cada local do tabuleiro funciona e vai estimular o planejamento e a adaptação afinal quase nunca as cartas que você tem são as que você realmente quer.

Também apresenta boas possibilidades para trabalhar contas, conjuntos e criar aquele momento gostoso em família, um jogo lindo que vale bastante conhecer.
O que achei do Mille Fiori?
Mille Fiori da DEVIR cai como uma luva naquela categoria de jogo bonito, fácil, que chama a atenção e apresenta um desafio legal mas sem complicar.

É perfeito para jogar com toda família, pois ele tem um bom desafio, uma dose de planejamento e adaptação afinal nem sempre as cartas vão favorecer seus planos, então é o famoso “se a vida lhe der limões faça limonada…”.
O que gostei:
- Uma produção bem bonita, que chama atenção
- Uma boa proporção entre planejamento e adaptação
- Regras fáceis, dá para aprender em menos de 5 minutos, então é aquele jogo para chamar a família e colocar todo mundo para conhecer um jogo bonito
Pontos de atenção:
- Faltaram marcadores para indicar quando um jogador faz 100 ou 200 pontos, que não é difícil acontecer e você precisa lembrar quem já deu a volta na trilha de pontos.
- Ele tem uma boa dose de tática, ou seja, você precisa se adaptar às cartas e não planejar em excesso, se você curte jogos onde você tem controle (quase) absoluto de tudo talvez não seja para você.
- Pode acontecer de um jogador disparar por aproveitar bônus e jogar algumas vezes em sequência e ficar difícil alcançar, não é comum mas pode acontecer.
Mille Fiori é um baita jogo bonito, fácil e divertido, se você não se incomoda com uma pitada de sorte prepare seus vidros e venha se estabelecer nessa bela cidade…
VISITE meu Instagram e descubra o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

